Quando um bebê ouve passos, uma assembléia é estimulada




Quando um bebê ouve passos, uma assembléia é estimulada

Donald Hebb (1904-1985)

Na década de 1920, muitos psicólogos buscaram na neurociência respostas para questões sobre a aprendizagem, e a memória.

Entre eles, destacou-se Karl Lashley, pioneiro na investigação do papel desempenhado pelas conexões neurais, mas foi um aluno seu, o psicólogo canadense Donald Hebb quem formulou uma teoria para explicar o que realmente acontece durante o processo de aprendizagem associativa.

De acordo com Donald Hebb, quando são ativadas simultânea e repetidamente, as células nervosas associam-se as sinapses, ou conexões, que as ligam ficam mais fortes.

Experiências repetidas levam à formação de “assembléias neuronais”, ou grupos de neurônios conectados, dentro do cérebro – teorias muitas vezes resumidas pela frase “células ativadas em conjunto ficam juntas”. 

De maneira análoga, assembléias neuronais distintas também podem se interligar, formando uma “seqüência de fase”,que reconhecemos como um processo de pensamento

Esse processo associativo descobriu Hebb, é especialmente visível no aprendizado infantil, quando novas assembléias neuronais e sequências de fase estão sendo formadas.

No livro The organization  of behavior (1949), de sua autoria, há o exemplo de um bebê que ouve passos, os quais estimulam uma série de neurônios em seu cérebro; se a experiência  é repetida, forma-se uma assembléia neuronal.


Dessa maneira, “quando o bebê ouve passos, uma assembléia é estimulada; enquanto isso está sendo ativado, ele vê um rosto e sente mãos pegando-o no colo, o que estimula outras assembleias – de modo que a ‘assembléia dos passos’ conecta-se à ‘assembléia do rosto’ e a ‘assembléia de estar sendo carregado’ Após isso acontecer, quando o bebê ouvir passos, todas as três assembleias serão estimuladas”.




No caso dos adultos, porém, a aprendizagem geralmente envolve o remanejamento de assembleias neuronais e seqüência de fase já existente, em vez de formar novas estruturas.

A teoria de assembléia celular de Hebb é um marco da neurociência moderna e sua teoria da aprendizagem neuronal, que se tornou conhecida como aprendizagem hebbiana, continua sendo o modelo aceito vigente.


ABORDAGEM NEUROPSICOLOGIA

ANTES

1890  Wiliam James levanta uma teoria sobre as redes neurais no cérebro

1911 Segundo a Lei do Efeito, de Edward Thorndike, as conexões entre estímulos e respostas são “impressas” e criam uma ligação ou associação neural

1917 O estudo de Wolfgang Kohler com chimpanzés mostra que o aprendizado por insight tem duração mais longa do que o aprendizado por tentativa e erro.

1929 Karl Lashley publica Brain mechanisms and intelligence


DEPOIS

Anos 1970  George Armitage Miler cunha o termo “neurociência cognitiva”

Anos 1980 Neurocientistas descobrem técnicas de imagem que permitem mapear as funções cerebrais











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