Quando um bebê ouve passos, uma assembléia é estimulada
Quando um bebê ouve passos, uma assembléia é
estimulada
Donald Hebb
(1904-1985)
Na década
de 1920, muitos psicólogos buscaram na neurociência respostas para questões sobre
a aprendizagem, e a memória.
Entre eles,
destacou-se Karl Lashley, pioneiro na investigação do papel desempenhado pelas
conexões neurais, mas foi um aluno seu, o psicólogo canadense Donald Hebb quem
formulou uma teoria para explicar o que realmente acontece durante o processo
de aprendizagem associativa.
De acordo
com Donald Hebb, quando são ativadas simultânea e repetidamente, as células nervosas
associam-se as sinapses, ou conexões, que as ligam ficam mais fortes.
Experiências repetidas levam à formação de “assembléias neuronais”, ou grupos de neurônios conectados, dentro do cérebro – teorias muitas vezes resumidas pela frase “células ativadas em conjunto ficam juntas”.
De maneira análoga, assembléias neuronais distintas
também podem se interligar, formando uma “seqüência de fase”,que reconhecemos
como um processo de pensamento
Esse
processo associativo descobriu Hebb, é especialmente visível no aprendizado
infantil, quando novas assembléias neuronais e sequências de fase estão sendo
formadas.
No livro The
organization of behavior
(1949), de sua autoria, há o exemplo de um bebê que ouve passos, os quais
estimulam uma série de neurônios em seu cérebro; se a experiência é repetida, forma-se uma assembléia neuronal.
Dessa maneira, “quando o bebê ouve passos, uma assembléia é estimulada; enquanto isso está sendo ativado, ele vê um rosto e sente mãos pegando-o no colo, o que estimula outras assembleias – de modo que a ‘assembléia dos passos’ conecta-se à ‘assembléia do rosto’ e a ‘assembléia de estar sendo carregado’ Após isso acontecer, quando o bebê ouvir passos, todas as três assembleias serão estimuladas”.
No caso dos
adultos, porém, a aprendizagem geralmente envolve o remanejamento de assembleias neuronais e seqüência de fase já existente, em vez de formar novas estruturas.
A teoria de
assembléia celular de Hebb é um marco da neurociência moderna e sua teoria da
aprendizagem neuronal, que se tornou conhecida como aprendizagem hebbiana,
continua sendo o modelo aceito vigente.
ABORDAGEM
NEUROPSICOLOGIA
ANTES
1890 Wiliam James levanta uma teoria
sobre as redes neurais no cérebro
1911 Segundo a
Lei do Efeito, de Edward Thorndike, as conexões entre estímulos e respostas são
“impressas” e criam uma ligação ou associação neural
1917 O estudo
de Wolfgang Kohler com chimpanzés mostra que o aprendizado por insight tem duração
mais longa do que o aprendizado por tentativa e erro.
1929 Karl Lashley publica Brain mechanisms and intelligence
DEPOIS
Anos 1970 George Armitage Miler cunha o termo “neurociência cognitiva”
Anos 1980
Neurocientistas descobrem técnicas de imagem que permitem mapear as funções
cerebrais
- Atendimento online e/ou presencial
- Aconselhamento
- Mediação de conflito
- Psicoterapias
- Consultorias
- Cursos, treinamentos e Palestras
- Psicopedagogia institucional e clínica
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.