MITO DA CAVERNA de Platão: Simbolismos e Reflexões | Prof. Lúcia Helena ...


Mito da Caverna de Platão – Resumo

O mito da caverna de Platão é uma das partes do livro VI de “A República”, onde Platão discute a teoria do conhecimento, a linguagem, e a educação na formação de um Estado ideal.

Em sua narrativa, Platão fala sobre prisioneiros que são acorrentados desde o nascimento no interior de uma caverna, olhando somente para uma parede iluminada por uma fogueira, que também ilumina um palco, onde estátuas de figuras humanas, vegetais e animais são manipuladas, como se estivessem representando o cotidiano dessas figuras.



As sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo essa a única forma de imagem que os prisioneiros conseguem enxergar. 

No decorrer do tempo, os prisioneiros dão nomes a essas sombras, da mesma forma como fazemos com todas as coisas, e também à regularidade de suas aparições. 

Ao mesmo tempo, criam torneios para se vangloriarem de acertar as corretas denominações e regularidade de aparições.


Mito da Caverna de Platão – Imagem

b9d129ac0e8251f88059fcded6f2247e314803ac267cd80f13c41a167cfbb3b8

Supondo que um dos prisioneiros conseguisse sair das amarras e se pusesse a vascular o interior da caverna, ele descobriria que a visão das sombras era permitida pela fogueira e que, na verdade, os seres eram as estátuas e não as sombras.

Dessa maneira, ele iria perceber que tinha passado toda a vida julgando apenas sombras e ilusões e não conhecendo a verdade, ou seja, vivera afastado de toda a realidade.

Vamos supor, ainda, que esse mesmo prisioneiro saísse da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão e só depois de habituar-se com a luz poderia enxergar as maravilhas existentes fora da caverna.

O prisioneiro, portanto, estaria vendo a verdadeira realidade, como os seres são em si mesmo e, depois disso, não teria dificuldade em perceber que o Sol é a fonte da luz que possibilita a visão do real, bem como também é a fonte de onde provém toda a existência, sendo responsável pelo tempo, pelo calor, pelos ciclos de vida na Terra.

Depois de entender tudo o que ocorre na realidade do mundo, o prisioneiro iria se lembrar de seus amigos no interior da caverna e da vila que tinha levado junto com eles. Sentiria pena deles, da escuridão em que viviam e voltaria à caverna para contar sobre o novo mundo que havia descoberto.

Contudo, como os prisioneiros não conseguiam enxergar senão o que presenciavam, iriam debochar do prisioneiro que havia sido libertado, afirmando que estaria louco e que, caso não parasse com suas loucuras, poderia ser morto por todos.


Mito da Caverna – Interpretação

Platão, com essa fábula, quer dizer que os prisioneiros somos nós mesmos que, conforme nossas tradições, hábitos e culturas, nos acostumamos com o que conhecemos e fazemos juízo apenas daquilo que nos foi transmitido.

A caverna é o mundo que nos rodeia, onde as imagens prevalecem sobre os conceitos, fazendo com que tenhamos opiniões muitas vezes equivocadas, com preconceitos e pré-juízos. 

Ao descobrir a verdade, encontramos dificuldade em entender e saber o que é real, já que estivemos sempre na escuridão e nossos olhos estão ofuscados.

Para entender o mundo, devemos estudar, aprender, querer saber sobre o mundo.

Para Platão, o mundo fora da caverna é o mundo real, o mundo que possui formas e ideias que possuem uma identidade indestrutível e imóvel, garantindo o conhecimento de quem tem sensibilidade.

O inteligível é o reino real, onde aprendemos o mundo e nos construímos como seres humanos.

O retorno à caverna é nossa vontade de ajudar nossos semelhantes a saírem da ignorância e a construir um mundo mais justo, com mais sabedoria.

Sol representa a ideia suprema do bem, uma espécie de ente supremo que governa o inteligível e que permite ao homem conhecer e saber sobre a realidade.

A fábula, ou alegoria, do mito da caverna é uma forma de falar sobre as dificuldades que os homens possuem de entender, uma vez que o sábio nem sempre consegue ser ouvido pela maioria que ignora a realidade.

:



Instituto Kátia Rumbelsperger. tem seu projeto DNA - Desenvolvimento Natural do Auto Conhecimento. 

A vida tem sua gênesis no ventre materno, no ambiente intrauterino.

No ambiente intrauterino acontecem muitas coisas que você não imagina.

Sou eterna apaixonada pelo início da vida, minha missão é transferir todo meu conhecimento através de:
  • Cursos
  • Palestras
  • Treinamentos
  • Aconselhamento 
  • Homeschooling - Planejamento e Consultoria
  • Psicoterapias
  • Mediação de conflitos
  • Constelações
  • Desenvolvimento do autoconhecimento
  • Na inteligência emocional 
  • Supervisão e planejamentos para: pais, professores, psicopedagogos etc.
  • Formação de Conselheiros em Dependência Química
Doenças emocionais interferi efetivamente no seu corpo e organismo, implica na dificuldade de relacionamento, fobia social, ansiedade, traumas infantis, medos, angústias e outros, que podem comprometer fundamentalmente sua saúde orgânica e física

Aprenda viver em paz com seus nervos.

A coragem é o fator essencial para o êxito.

Contato
(21)96885-8565

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seja membro do meu grupo no Telegram.

Grupo 02 - Crescimento Compartilhado. Grupo focado para expandir sua consciência, aliviar suas dores emocionais e físicas🙏  

"O INCONSCIENTE É A VERDADEIRA REALIDE PSÍQUICA" Sigmund Freud (1856-1939)

Reflexão: Quando os CONFLITOS EMOCIONAIS ou TRAUMAS INFANTIS são DOLOROSOS ou INAPROPRIADOS demais para que a MENTE CONSCIENTE possa suportar às idéias, memórias e impulsos são REPRIMIDOS. e ARMAZENAMOS NO INCONSCIENTE junto com os nossos impulsos instintivos, no qual não são acessíveis pela consciência imediata, o INCONSCIENTE DIRIGE EM SILÊNCIO OS PENSAMENTOS E O COMPORTAMENTO do indivíduo, o  que causa efeitos psicopatológicos e somáticos. 

As diferenças entre nossos PENSAMENTOS CONSCIENTES e INCONSCIENTES criam uma TENSÃO PSÍQUICA, que só encontra alívio quando permitimos às MEMÓRIAS REPRIMIDAS virem à CONSCIÊNCIA por meio do tratamento, podem acontecer em grupo ou individual.  

Você terá um espaço de reflexão interna e externa, vai encontrar uma ponte para você começar ou não sua terapia individual, utilizarei ferramentas,  artigos, vídeos, a plataforma zoom, whatsapp, Telegram etc., para conversamos. Sua FUNÇÃO é participar para aprender e descobrir que algo é possível para você. 


Seja membro: R$35,00 por mês. 
Precisa ter 18 anos. 
Pagamento com PICPAY - CPF 605.188.987-68 
Você pode para de pagar imediatamente, deixar o grupo seguir sem problemas e retornar quando acreditar ser melhor para você. Parabéns!
Telefone do Whatsapp (21)96885-8565


Faz sentido para você?
Compartilhe! Curta! Comente!


Comentários

Postagens mais visitadas