Psicossocial - Amadurecimento sexual - Crescimento físico




Psicossocial 

A psicologia social é um ramo da psicologia que trata especificamente e, preferencialmente, do funcionamento dos indivíduos em seus ambientes sociais, ou seja, como parte integrante de uma sociedade ou comunidade, como ser humano, como ambiente em que se desenvolve, contribui para determinar o outro. 

Assim como em diferentes sociedades existem instituições que normalmente possuem características humanas, muitas vezes e quase paralelo a isso, a vida social de qualquer pessoa tornou-se crucial na direção do funcionamento psicológico de alguém, então, é justamente aí que concentra a sua atenção na psicologia social. 

No caso em que alguma pessoa apresente alguma disfunção em alguns dos aspectos anteriormente mencionados, que lhe reporte um impedimento para integrar ou desenvolver-se como qualquer outro dentro de um ambiente social, será necessário que um profissional nesta matéria intervenha com suportes adequados e aconselhados em cada caso particular para garantir que o paciente se recupere ou alcance as habilidades exigidas para seu correto funcionamento dentro de uma sociedade, como trabalhar, viver, relacionar-se com seus colegas, entre outras questões

Normalmente, a melhor terapia é aquela que busca incluir a pessoa em apuros, sempre dentro de um ambiente social, isto é, que seja propriamente em um ambiente compartilhado que conheça, aceite e compartilhe com os demais seus principais conflitos para poder ser resolvidos. 

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia

Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. 

As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva.

 A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida. 


Esta teoria concebe o desenvolvimento em 8 estágios, um dos quais se situa no período da adolescência:

 Estágios de desenvolvimento 






O primeiro estágio – confiança/desconfiança 

Ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0 - 18 meses). (OralSensorial) 

A criança adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em relação ao mundo que a rodeia, através da relação que tem com a mãe. 

Se a mãe não lhe der amor e não responde às suas necessidades, a criança pode desenvolver medos, receios, sentimentos de desconfiança que poderão vir a refletir-se nas relações futuras.

Se a relação é de segurança, a criança recebe amor e as suas necessidades são satisfeitas, a criança vai ter melhor capacidade de adaptação às situações futuras, às pessoas e aos papéis socialmente requeridos, ganhando assim confiança

Virtude social desenvolvida: esperança. 

O segundo estágio – autonomia/dúvida e vergonha 

Aproximadamente entre os 18 meses e os 3 anos. (Muscular-Anal) 

É caracterizado por uma contradição entre a vontade própria (os impulsos) e as normas e regras sociais que a criança tem que começar a integrar. 

É altura de explorar o mundo e o seu corpo e o meio deve estimular a criança a fazer as coisas de forma autônoma, não sendo alvo de extrema rigidez, que deixará a criança com sentimentos de vergonha. 

A atitude dos pais aqui é importante, eles devem dosear de forma equilibrada a assistência às crianças, o que vai contribuir para elas terem força de vontade de fazer melhor. 

De fato, afirmar uma vontade é um passo importante na construção de uma identidade. - Manifesta-se nas "birras"; nos porquês; querer fazer as coisas sozinho. 

Virtude social desenvolvida: desejo. 

O terceiro estágio – iniciativa/culpa 

Aproximadamente entre os 3 e 6 anos (Locomotor-Fálico) 

É o prolongamento da fase anterior mas de forma mais amadurecida: a criança já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode fazer. 

Este estágio marca a possibilidade de tomar iniciativas sem que se adquire o sentimento de culpa: a criança experimenta diferentes papéis nas brincadeiras em grupo, imita os adultos, têm consciência de ser “outro” que não “os outros”, de individualidade. 

Deve-se estimular a criança no sentido de que pode ser aquilo que imagina ser, sem sentir culpa. 

Neste estágio a criança tem uma preocupação com a aceitabilidade dos seus comportamentos, desenvolve capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e curiosidade.

Questão chave: serei bom ou mau? 

Virtude social desenvolvida: propósito. 

O quarto estágio – indústria (produtividade)/inferioridade

Decorre na idade escolar antes da adolescência (6 - 12 anos) (Latência) 

A criança percebe-se como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. 

Neste estágio, a resolução positiva dos anteriores tem especial relevância: sem confiança, autonomia e iniciativa, a criança não poderá afirmar-se nem sentir-se capaz. 

O sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, descrença quanto às suas capacidades e a atitudes regressivas: a criança deverá conseguir sentir-se integrada na escola, uma vez que este é um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes. 

Questão chave: Serei competente ou incompetente? 

Virtude social desenvolvida: competência. 

Vertente negativa nesse desenvolvimento: formalismo, a repetição obsessiva de formalidades sem sentido algum em determinadas ocasiões. 

O quinto estágio – identidade/confusão de identidade 

Marca o período da Puberdade e adolescência 

É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial: o adolescente precisa de entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua singularidade. 

Há uma recapitulação e redefinição dos elementos de identidade já adquiridos – esta é a chamada crise da adolescência. 

Fatores que contribuem para a confusão da identidade são:

Perda de laços familiares e falta de apoio no crescimento;

Expectativas parentais e sociais divergentes do grupo de pares; 
Dificuldades em lidar com a mudança; 

Falta de laços sociais exteriores à família (que permitem o reconhecimento de outras perspectivas) e o 

Insucesso no processo de separação emocional entre a criança e as figuras de ligação.

Neste estágio a questão chave é: Quem sou eu? 

Virtude social desenvolvida: fidelidade/Lealdade 

Vertente Positiva: Socialização Vertente negativa: O fanatismo 

O sexto estágio – intimidade/isolamento 

Ocorre entre os 21 e os 40 anos, aproximadamente (Adulto Jovem) 

A tarefa essencial deste estágio é o estabelecimento de relações íntimas (amorosas, e de amizade) duráveis com outras pessoas. 

A vertente negativa é o isolamento, pela parte dos que não conseguem estabelecer compromissos nem troca de afetos com intimidade. 

Questão chave deste estágio: Deverei partilhar a minha vida ou viverei sozinho? 

Virtude social desenvolvida: amor 

O sétimo estágio – generatividade/estagnação (35 - 60 anos) (Adulto) 

É caracterizado pela necessidade em orientar a geração seguinte, em investir na sociedade em que se está inserido. 

É uma fase de afirmação pessoal no mundo do trabalho e da família. 

Há a possibilidade do sujeito ser criativo e produtivo em várias áreas. 

Existe a preocupação com as gerações vindouras; 

Produção de ideais; 

Obras de arte; 

Participação política e cultural; 

Educação e criação dos filhos. 

A vertente negativa leva o indivíduo à estagnação nos compromissos sociais, à falta de relações exteriores, à preocupação exclusiva com o seu bem estar, posse de bens materiais e egoísmo. 

Virtude social desenvolvida: cuidado do outro. 


O oitavo estágio – Produtividade/desespero 

Ocorre a partir dos 60 anos (Maturidade) 

É favorável uma integração e compreensão do passado vivido. 

É a hora do balanço, da avaliação do que se fez na vida e sobretudo do que se fez da vida. 

Quando se renega a vida, se sente fracassado pela falta de poderes físicos, sociais e cognitivos, este estágio é mal ultrapassado. 

Integridade - Balanço positivo do seu percurso vital, mesmo que nem todos os sonhos e desejos se tenham realizado e esta satisfação prepara para aceitar a idade e as suas consequências.

Desespero - Sentimento nutrido por aqueles que considerem a sua vida mal sucedida, pouco produtiva e realizadora, que lamentem as oportunidades perdidas e sentem ser já demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros anteriores. 

Neste estágio a questão chave é: Valeu apena ter vivido? 

Virtude social desenvolvida: sabedoria. 

Erik Erikson considera as 4 primeiras fases freudianas psicossexuais (Oral, anal, fálica e latência) e acrescenta mais 4, completando o ciclo do desenvolvimento humano. 

O atendimento psicossocial é desenvolvido através de ações ou serviços oferecidos individualmente e em grupos (crianças e adolescentes), incluindo a família, a escola e os bolsistas. 

Busca-se a trabalhar preventivamente a promoção da saúde mental e do bem estar e melhorar o processo de ensino aprendizagem em seu aspecto global: cognitivo, emocional e social, com uma atuação mais próxima, acolhedora e compreensiva, promovendo a escuta e o acolhimento aos grupos.

Nessa atividade atuam as áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicanálise, Serviço Social e Psicologia. 

Crescimento físico e maturação sexual dos adolescentes

Por 

Evan G. Graber 

, DO, Sydney Kimmel Medical College of Thomas Jefferson University

Última revisão/alteração completa abr 2021| Última modificação do conteúdo abr 2021


Marcos no desenvolvimento sexual

Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa.

 A puberdade nas meninas tem início entre os oito aos 13 anos de idade e dura aproximadamente quatro anos. 

O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual de meninas e meninos.

Durante a adolescência (considerada em geral entre os dez anos e por volta dos 20 anos de idade), meninos e meninas alcançam a altura e o peso adultos e passam pela maturação sexual (puberdade). 

O ritmo e a velocidade dessas mudanças variam e são afetados por fatores hereditários e ambientais.


Crescimento físico

Consulte as tabelas de crescimento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para obter as tabelas de peso e altura para crianças a partir dos dois anos de idade.

Uma aceleração do crescimento acontece durante a adolescência. O estirão de crescimento nos meninos ocorre no meio da adolescência, entre 12 e 16 anos de idade (mais comumente em torno de 13,5 anos) e, geralmente, começa um ano depois de os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo. O estirão de crescimento nas meninas ocorre no início da adolescência, entre os 9,5 e os 13,5 anos de idade (mais comumente em torno de 11,5 anos). As meninas crescem cerca de nove centímetros durante seu ano de crescimento máximo. Os meninos se tornam em geral mais fortes e mais altos do que as meninas.

Se o ritmo do crescimento não for típico, especialmente em um menino cujo desenvolvimento esteja atrasado ou em uma menina cujo desenvolvimento ocorra precocemente, pode haver estresse emocional. A maioria das crianças que cresce devagar acaba alcançando uma altura normal (consulte Atraso constitucional da puberdade). Contudo, adolescentes com crescimento atrasado ou anormal (consulte Deficiência do hormônio do crescimento) devem ser avaliados por um médico para descartar doenças e outras causas físicas e tranquilizar a criança.

Maturação sexual (puberdade)

A maturação sexual ou puberdade começa em várias idades dependendo de fatores genéticos e ambientais

A maturidade sexual começa mais cedo hoje do que um século atrás, provavelmente devido a melhorias da nutrição, da saúde geral e das condições de vida. 

ATENÇÃO 👉 A média de idade na qual as meninas começam a menstruar, por exemplo, diminuiu cerca de três anos nos últimos 100 anos. Contudo, sempre que a maturação sexual começa, ela normalmente acontece seguindo a mesma ordem.

Nos meninos, as mudanças sexuais começam com o aumento do tamanho do escroto e dos testículos, seguido pelo aumento do comprimento do pênis (consulte Puberdade em meninos). 

Em seguida, aparecem os pelos pubianos. 

Pelos surgem nas axilas e no rosto por volta de dois anos após os pelos púbicos. 

A aceleração do crescimento em geral começa um ano após os testículos começarem a aumentar de tamanho. 

Os meninos nos Estados Unidos normalmente têm sua primeira ejaculação entre os 12,5 e 14 anos de idade, cerca de um ano após a aceleração do crescimento do pênis. 

Meninos adolescentes com frequência passam por pequeno aumento das mamas (ginecomastia) que, em geral, se resolve em alguns anos.

Nas meninas, o despontar das mamas é o primeiro sinal de maturação sexual, seguido de perto pelo início do estirão de crescimento (consulte Puberdade nas meninas). 

Logo depois disso, os pelos púbicos e das axilas aparecem. 

A menstruação normalmente começa cerca de dois anos depois do começo do início do desenvolvimento das mamas e quando o aumento da altura se desacelera após alcançar seu pico de velocidade. 

Nos Estados Unidos, a maioria das meninas começa esse período aos 12 ou 13 anos de idade, mas há ampla variação.

Os pelos púbicos e/ou sob as axilas possivelmente serão a primeira coisa a surgir tanto em meninos como em meninas. Esse surgimento possivelmente é uma variação normal, mas deve ser discutida com um médico.

Caso a maturação sexual comece de maneira muito antecipada (consulte Puberdade precoce) ou muito atrasada (consulte Puberdade tardia), os médicos normalmente avaliam a criança em busca de distúrbios hormonais.

Mais informações

O seguinte é um recurso em inglês que pode ser útil. Vale ressaltar que O MANUAL não é responsável pelo conteúdo desse recurso.

  • Tabelas de crescimento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para crianças a partir dos dois anos de idade nos EUA



Representação diagramática dos estágios I a V de Tanner para o desenvolvimento do pênis em meninos.

Adaptado da Figure 1 in Marshall WA, Tanner JM: Variations in the pattern of pubertal changes in boys. Arch Dis Child 45(239):13–23, 1970.




Durante a adolescência (geralmente considerada dos 10 anos de idade até o final da adolescência ou início dos 20 anos), meninos e meninas alcançam a altura e o peso adulto e passam pela puberdade. Para meninos, ver Diferenciação sexual, adrenarca e puberdade; para meninas, ver Puberdade. O momento e a velocidade com que essas alterações ocorram variam e são afetadas tanto pela hereditariedade como ambiente.

Depois dos 2 anos de idade, os parâmetros de crescimento são acompanhados usando as curvas de crescimento do CDC (growth charts from the CDC) (1).

Referência

Crescimento físico em adolescentes

O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento. 

O estirão de crescimento em meninas geralmente ocorre por volta de 9½ e 13½ anos de idade, com o pico tipicamente entre 11 e 12½ anos de idade; pode-se esperar um ganho de 9 cm no ano do pico de crescimento (1).

Se houver atraso puberal, o crescimento em altura pode diminuir consideravelmente. Se o atraso não for patológico, o estirão do crescimento do adolescente ocorrerá mais tarde com compensação do crescimento, com a altura subindo as linhas do percentil e a criança alcança a estatura determinada geneticamente.

Em crianças com puberdade precoce verdadeira (desenvolvimento das mamas antes dos 8 anos em meninas, crescimento dos testículos e pênis antes dos 9 anos em meninos), ocorre um estirão de crescimento precoce em uma idade jovem e, com o tempo, o resultado é a baixa estatura por causa do fechamento prematuro das placas de crescimento. 

Embora a puberdade precoce seja definida como desenvolvimento sexual que começa antes dos 8 anos em meninas ou aos 9 anos em meninos, algumas crianças em que o desenvolvimento ocorre antes dos 8 ou 9 anos podem ser normais.

Todos os sistemas orgânicos e o corpo como um todo têm o maior crescimento durante a adolescência; mamas nas meninas e genitais e pelos em ambos os sexos sofrem as mudanças mais óbvias. 

Mesmo quando esses processos decorrem normalmente, são necessários ajustes emocionais substanciais. Se o momento é atípico, particularmente em um menino cujo desenvolvimento físico está atrasado ou em uma menina cujo desenvolvimento ocorre precocemente, é possível que haja estresse emocional adicional. 

A maioria das crianças que cresce lentamente tem um atraso constitucional e com o tempo recuperam essa perda. São necessárias avaliações para tranquilizar e excluir causas patológicas.

Orientações quanto a nutrição, adaptabilidade e estilo de vida devem ser fornecidas a todos os adolescentes, com especial atenção para o papel das atividades como esportes, artes, atividades sociais e serviços comunitários. 

As necessidades relacionadas com proteínas e energia (g ou kcal/kg de peso corpóreo) diminuem progressivamente do lactente para o adolescente (ver tabela Recomendações de referência para a ingestão alimentar diária* de alguns macronutrientes [Food and Nutrition Board, Institute of Medicine of the National Academies]), embora as necessidades absolutas aumentem. 

As necessidades proteicas para meninos com 15 a 18 anos são 0,9 g/kg/dia e para meninas da mesma idade são 0,8 g/kg/dia; necessidades energéticas relativas médias para meninos com 15 a 18 anos são 45,5 kcal/kg e para meninas da mesma idade são 40 kcal/kg.

Referência ao crescimento físico

  • 1. Tanner JM, Davies PS: Clinical longitudinal standards for height and height velocity for North American children. J Pediatr 107(3):317–329, 1985. doi: 10.1016/s0022-3476(85)80501-1

Amadurecimento sexual

A maturação sexual geralmente acontece de maneira sequenciada em ambos os sexos. A idade do início e a rapidez do desenvolvimento sexual variam e são influenciadas por fatores genéticos e ambientais. 

A maturidade sexual atualmente começa mais cedo do que há um século atrás, provavelmente por melhorias em nutrição, saúde geral e condições de vida — p. ex., a média da idade da menarca diminuiu cerca de 3 anos nos últimos 100 anos. As alterações fisiológicas que fundamentam o amadurecimento sexual estão em Professional.discussed in Ch. Endocrinologia reprodutiva masculina e Professional.in Ch. Endocrinologia reprodutiva feminina.

Em meninos, as alterações sexuais começam com aumento do escroto e testículos, seguido de alongamento do pênis (ver figura Representação diagramática dos estágios I a V de Tanner da maturação do pênis em meninos) e aumento das vesículas seminais e próstata (1). 

Em seguida, aparecem pelos pubianos (ver figura Representação diagramática dos estágios I a V de Tanner do desenvolvimento de pelos pubianos em meninos). 

Os pelos axilares e faciais aparecem cerca de 2 anos após os pelos pubianos. 

O estirão pubertário começa geralmente um ano após ter-se iniciado o crescimento dos testículos (ver figura Puberdade — quando as características sexuais masculinas se desenvolvem). 

A média da idade da primeira ejaculação (entre 12½ e 14 anos nos EUA) é afetada por fatores psicológicos, culturais e biológicos. 

A primeira ejaculação acontece cerca de 1 ano após aceleração do crescimento peniano. A ginecomastia, geralmente na forma de broto mamário, é comum entre os meninos adolescentes jovens e geralmente se resolve em poucos anos.



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Katia Rumbelsperger

Psicoterapeuta. Em formação em Psicanálise Clínica, Psicopedagoga, Terapeuta Familiar, Consteladora

Ministro Cursos, palestras, treinamentos, consultorias, mediação de conflitos, terapia de grupo, supervisão para psicopedagogos (as).

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Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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