EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



Todo cidadão tem o dever de denunciar os casos de exploração sexual e violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Faz sentido para você

Dia 18 de maio é o DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO SEXUAL E A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

VOCÊ SABIA? Comente aqui

Identifique os possíveis sinais de um abuso

Embora não seja fácil notar os sinais físicos de um abuso sexual, é possível que a criança tenha alterações no seu comportamento, como: irritação, ansiedade, dores de cabeça, alterações gastrointestinais frequentes, rebeldia, raiva, introspecção ou depressão, problemas escolares, pesadelos constantes, xixi na cama e presença de comportamentos regressivos (por exemplo, voltar a chupar o dedo).

Outro sinal de alerta é quando a criança passa a falar abertamente sobre sexo, de forma não-natural para a sua idade, física e mental.

Analise a reação da criança

Muito importante: sempre analise a reação da criança.

Se ela demonstra não ter afeição por alguém próximo, que ela teoricamente deveria desenvolver afeto, tente entender o motivo.

Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo

Muitos dos casos de abuso infantil acontecem quando uma criança passa horas sozinha com um adulto, que pode ser um membro da família ou um conhecido. Por isso, saiba o que seu filho está fazendo mesmo na sua ausência.

Incentive a criança a conversar com você

Converse com a criança sobre as partes íntimas do corpo

As crianças precisam saber nomear corretamente as partes do corpo e identificar o que é íntimo, para assim, poderem relatar aos pais quando algo fora do comum acontecer.

Explique sobre os limites do corpo

Ensine a criança a não permitir que ninguém toque as suas partes íntimas, ou ainda, que ela não toque nas partes íntimas de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida. Alerte a criança para possíveis artimanhas usadas pelos abusadores, como trocar carícias por doces, apresentar um “cachorrinho” e assim por diante.

Dificuldade para caminhar, manchas de sangue, resistência ao bano, ser presentado (a) com objetos de valor sem explicar a procedência, ausência ou atrasos na escola e outros comportamentos

Uma criança abusada sempre sofrerá sequelas dessa violência, desenvolvendo problemas de relacionamento e até de comportamento, como o abuso de drogas e medicamentos na adolescência, atitudes agressivas, quadro depressivo e assim por diante. A vítima poderá apresentar sentimentos confusos e nem sempre a criança consegue compreender o que está acontecendo no momento, percebendo a situação posteriormente, quando ela processa que aquilo vivido foi uma agressão. É comum que essas crianças cresçam com sentimentos como:

  • medos aparentemente infundados;
  • culpa;
  • imagem corporal negativa;
  • dificuldades para estabelecer confiança interpessoal.

Não deixa marcas de lesão e raramente é denunciado, quer pela criança ou adolescente, ou pelas pessoas responsáveis por elas.

Uso de vocabulário obsceno não usual, comportamento agressivo, auto-destrutivo, timidez constante

Consequências do abuso sexual infantil

DENUNCIE - NÃO FAÇA PACTO COM A OMISSÃO E O SILÊNCIO

DICAS - Fique atento ou atenta

Medo de ficar só ou em companhia de determinada pessoa

Agitação noturna, pesadelos

Mudanças drásticas no comportamento, ausência ou excesso de apetite, fugas de casa, aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis, dificuldade de controle de urina e / ou fezes

A maioria dos casos de abuso sexual ocorre dentro da casa da vítima e o agressor é membro da própria família ou pessoa de confiança

Se você notar algum desses sinais, tome cuidado com a sua reação, porque ela poderá fazer com que a vítima se sinta ainda mais culpada. O importante é oferecer apoio à criança, escutando o que ela tem a dizer e não duvidando da sua palavra. Busque ajuda e orientação profissional para que o seu filho consiga falar sobre o ocorrido e lidar com o fato.

Claro, busque medidas legais para afastar o abusador. Romper o silêncio é uma forma ativa de lidar com o problema e impedir que ele continue acontecendo.

Como a sociedade pode ajudar na prevenção do abuso sexual infantil?

Apesar de ser um assunto íntimo, o abuso sexual infantil deve ser combatido pela sociedade. Afinal, um país que se preocupa e cuida das suas crianças e jovens é uma sociedade que oferece mais possibilidades de crescimento e de futuro. Nesse sentido, as escolas e demais instituições de atenção à infância e à adolescência podem contribuir de várias maneiras:

  • oferecendo informações às crianças para que elas consigam entender quando estão sendo expostas a uma situação perigosa ou que possa se configurar como abuso sexual;
  • sensibilizando os familiares ou os responsáveis pela educação das crianças, demonstrando o quanto é importante desenvolver maneiras de fortalecer o seu filho contra o abuso sexual, com uma relação de confiança;
  • treinando o olhar dos educadores para que eles identifiquem casos de violência doméstica e de abuso sexual.

Reduzir as desigualdades sociais e a pobreza também é uma forma de combater o abuso sexual infantil e a violência contra a criança, oferecendo a esses jovens mais oportunidades e evitando que eles tenham de conviver durante anos em lares desestruturados e que não oferecem suporte adequado às suas necessidades.

Nesse ponto, você também pode ajudar, conhecendo o trabalho de instituições sociais que buscam modificar a realidade de várias crianças, dando a elas novas oportunidades educacionais e também maior infra-estrutura para que possam se desenvolver de forma segura.

Se você é solidário ao tema e também entende o quanto é importante combater a violência sexual e o abuso contra crianças, dê o primeiro passo, conhecendo o trabalho de instituições que buscam transformar a vida desses jovens. Um desses exemplos é o Childfund Brasil, com diversos programas para reduzir os índices de pobreza e modificar a vida de jovens e adolescentes em nosso país. Ficou interessado?

Entre em contato conosco e saiba somo transformar vidas!

 Fonte: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/prevencao-ao-abuso-sexual-infantil-como-proteger-os-seus-filhos/

Contato:

(21)96885-8565

Kátia Rumbelsperger

Espaço Físico:Rua Pinto Teles 653

Campinho/RJ

Compartilhe se faz sentido para você.

https://www.instagram.com/krumbelsperger/

https://www.facebook.com/groups/Homeschoolingead

https://katiarumbelsperger.blogspot.com/







Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas