BEM-ESTAR E COMUNIDADE ESCOLAR: ESTUDANTES, PROFESSORES, GESTORES E FAMÍLIAS.
O que as escolas podem fazer para promover o bem-estar?
Abordar o bem-estar dos estudantes na escola começa por ajudá-los a se sentirem reconhecidos e valorizados como indivíduos distintos, e deixando claro que a vida escolar tem um significado e um propósito para cada um deles.
Isso pode ser alcançado por diversas estratégias simples.
O efeito cumulativo dessas estratégias pode ter uma influência muito poderosa na sensação de bem-estar dos alunos.
Veja algumas sugestões de estratégias listadas a seguir:
Criar oportunidades para que todos os membros da comunidade escolar participem de tomadas de decisão significativas para a escola.
Isso pode ser assegurado, por exemplo, por meio de consultas, pesquisas de opinião, eleição de representantes de classe, feedback em sala de aula sobre atividades de aprendizagem, além de contemplar os interesses dos estudantes na definição dos conteúdos abordados e nos métodos utilizados em sala de aula;
Desenvolver um ambiente acolhedor.
É importante assegurar que todos na escola possam se sentir apoiados e seguros, para que possam desenvolver atividades significativas como, por exemplo, clubes, grupos e associações que tratem de questões que preocupam os jovens, como a saúde e o auxílio a grupos mais vulneráveis.
Tomar medidas para reduzir a ansiedade com relação às avaliações.
Isso pode ser facilitado por meio da introdução de formas de avaliação menos estressantes, como a avaliação formativa, a avaliação por pares e o envolvimento dos alunos na identificação das suas próprias necessidades de avaliaçãoPromoção de um clima positivo dentro da sala de aula.
Empregar métodos de ensino como a aprendizagem cooperativa, além de métodos centrados no aluno, no tempo auto-organizado, nas atividades ao ar livre, entre outros que contribuam para um clima positivo, incrementando os níveis de bem-estar,
Dialogar sobre bem-estar.
Encontrar oportunidades no currículo para falar sobre questões de bem-estar com os alunos, por exemplo, alimentação saudável, saúde mental, exercícios, abuso de substâncias, relacionamentos positivos;
Integrar a cidadania democrática e a educação.
Permitir ampliar a compreensão intercultural em diferentes disciplinas escolares e atividades extracurriculares como, por exemplo, abertura para outras culturas no Ensino Religioso, conhecimento e compreensão crítica dos direitos humanos nas Ciências Sociais, empatia na Literatura;
Comunicação não-violenta e gestão de conflitos.
Introduzir ferramentas que auxiliem na gestão de conflitos lideradas pelos próprios estudantes, inclusive em situações como a intimidação, o bullying e o assédio, através da mediação de pares e da justiça restaurativa;
Melhorar o ambiente físico da escola.
Tornar o ambiente escolar mais amigável ao aluno, por exemplo, utilizando móveis e acessórios novos, áreas acarpetadas, esquemas de cores apropriados, áreas de banheiro seguras e limpas, áreas de lazer e espaços de aprendizagem alternativos;
Encorajar uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas.
Oferecer opções saudáveis na cantina da escola como, por exemplo, evitando grandes quantidades de açúcar, gorduras saturadas e sal. Estimular a realização de atividades físicas, para além das aulas de educação física, estimulando caminhadas, e utilizando escadas ao invés de elevadores, quando possível.
Trabalhar com os pais.
Eles são figuras fundamentais para o desempenho e o senso de propósito dos alunos na escola. Por isso é importante envolvê-los em conversas e ações relacionadas, por exemplo, à alimentação saudável, ao uso seguro da Internet e às comunicações entre casa e escola.
Iniciativas individuais como essas podem ser reunidas no nível de toda a escola por meio de um processo de desenvolvimento de políticas que façam do bem-estar uma questão acadêmica. Abordar o bem-estar dos alunos na escola sempre anda de mãos dadas com ações de proteção à saúde e ao bem-estar dos professores e atores educacionais.
Importante!
A importância do bem-estar dos professores
Tão importante quanto pensar em como a escola pode promover o bem-estar dos estudantes, é pensar em como pode promover o bem-estar de seus professores.
Nesta palestra, a educadora Sydney Jensen faz um alerta: os professores, que absorvem o peso emocional das experiências de seus alunos, também precisam estar atentos à sua saúde mental e seu bem-estar. Ela também mostra como as escolas podem ser criativas no apoio à comunidade escolar e seus atores.
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
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Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
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Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
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