DICA: Como trabalhar com homeschooling & EAD

 

DICA: Como trabalhar com homeschooling & EAD

Olá, famílias, tutores e educadores, entrego para vocês dicas bacanas e importantes para desenvolver o homeschooling, também incluindo o ENSINO A DISTÂNCIA.

autoconhecimento e o desenvolvimento das inteligências emocionais e afetivas são fundamentais para todos os seres humanos. 

 

O ser humano normal é aquele que funciona de forma eficiente, possui um certo grau de felicidade e realiza algo de valor para si próprio, dentro das regras impostas pela sociedade em que vive”.

Dr. William Glasser

 

Para compreender em detalhes como uma pessoa atinge com êxito essa meta desejável, precisamos começar com três critérios distintos, porém relacionados:

  • 1.     A pessoa e suas necessidades
  • 2.     O mundo, ou a realidade, ou a sociedade em que vive o indivíduo.
  • 3.     O ego – o mediador entre a pessoa e o mundo.



O trabalho de Howard Gardner em torno das inteligências múltiplas, publicado pela primeira vez em 1983 no livro Estruturas da Mente (Frames of Mind), teve e continua tendo um impacto muito grande na prática educacional de escolas do mundo todo.

A teoria de Gardner desafiou diversas crenças nos campos da educação e da ciência cognitiva.

De acordo com a definição tradicional, a inteligência é uma capacidade cognitiva uniforme com a qual as pessoas nascem. Tal capacidade pode ser facilmente mensurada através dos chamados testes de respostas curtas.


De acordo com Howard Gardner, a inteligência é:

A habilidade de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários;

Um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa resolva problemas;

O potencial de encontrar ou criar soluções para problemas, o que envolve adquirir novos conhecimentos.

 

De acordo com o conceito tradicional de inteligência, um sistema educacional eficiente deve basear-se em testes de múltipla escolha para avaliação dos alunos.

Na prática, então, resultados de testes de QI, ENEM, Prova Brasil etc. seriam as melhores forma de identificar os pontos fortes e fracos dos alunos.

O problema é que esse tipo de avaliação serve apenas para (des)qualificar alunos especiais, sejam os superdotados ou aqueles com problemas de aprendizado.

O ainda frequente uso de testes de Q.I. nas escolas, por exemplo, tem contribuído muito mais para enquadrar estudantes em categorias que a auxiliar pais e professores a identificar características cognitivas que precisem ser desenvolvidas ou estimuladas nas crianças, adolescentes e jovens.

Muitos educadores, pesquisadores, estudantes e pais já perceberam a ineficácia de testes padronizados como forma de mensurar a inteligência.

Porém, apesar de ser uma teoria levada muito em conta em escolas dos Estados Unidos, no Brasil ainda não tem sido dada a devida atenção às I.M.

Que esse artigo sirva de alerta a todos os envolvidos com a educação,  sobre a verdade e necessidade de mudanças de paradigmas em qualquer sistema de ensino.

Nossos educandos não estão mais suportando o currículo imposto, estamos vivendo em uma nova era onde o conhecimento e os relacionamentos não podem ser mais relativizados.

As tecnologias são ferramentas que precisamos utilizar no processo de ensino e aprendizagens.

A provocação neste pequeno artigo é fundamental para mudança de paradigmas.


Faz sentido para você?


Quer planejar melhor e com assertividade o homeschooling para seus filhos? 
Observe que cada indivíduo, mesmo sendo irmãos gêmeos, aprendem no seu tempo. 

Você realiza algo de valor?

----------------------------------------------------------------------------

Se você já assistiu o filme “Capitão Fantástico” talvez já sabe o que é HOMESCHOOLING. Se ainda não assistiu, veja abaixo a descrição e o trailer do filme:

“Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.”

Fonte: AdoroCinema

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=S-1-Kh99r_o

Trailler do filme Capitão Fantástico

Como você pode perceber, os filhos de Ben são submetidos a uma disciplinada rotina que envolve leitura, defesa pessoal, atividades físicas, e música. O nível de educação desses jovens, apesar do isolamento, é alto, mesmo para os padrões convencionais.

Esta prática mostrada no filme é encaixada dentro do contexto de Homeschooling, sistema educacional adotado por diversos países e que vem crescendo no Brasil.



Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas