DICA: Como trabalhar com homeschooling & EAD
Olá, famílias, tutores e educadores, entrego para vocês dicas bacanas e importantes para desenvolver o homeschooling, também incluindo
o ENSINO A DISTÂNCIA.
O autoconhecimento e o desenvolvimento das inteligências emocionais e afetivas são fundamentais para todos os seres humanos.
“O ser humano normal é aquele que funciona de forma eficiente, possui um
certo grau de felicidade e realiza algo de valor para si próprio, dentro das
regras impostas pela sociedade em que vive”.
Dr. William Glasser
Para compreender
em detalhes como uma pessoa atinge com êxito essa meta desejável, precisamos
começar com três critérios distintos, porém relacionados:
- 1.
A pessoa e suas necessidades
- 2.
O mundo, ou a realidade, ou a
sociedade em que vive o indivíduo.
- 3.
O
ego – o mediador entre a pessoa e o mundo.
O trabalho de Howard Gardner em
torno das inteligências múltiplas, publicado pela primeira vez em 1983 no livro Estruturas da Mente (Frames
of Mind), teve e continua tendo um impacto
muito grande na prática educacional de escolas do mundo todo.
A teoria de Gardner
desafiou diversas crenças nos campos da educação e da ciência cognitiva.
De acordo com a definição
tradicional, a inteligência é uma capacidade cognitiva uniforme com a qual as
pessoas nascem. Tal capacidade pode ser facilmente mensurada através dos
chamados testes de respostas curtas.
De acordo com Howard
Gardner, a inteligência é:
A habilidade de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários;
Um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa resolva problemas;
O potencial de encontrar ou criar soluções para problemas, o que envolve adquirir novos conhecimentos.
De acordo com o conceito
tradicional de inteligência, um sistema educacional eficiente deve basear-se em
testes de múltipla escolha para avaliação dos alunos.
Na prática, então,
resultados de testes de QI, ENEM, Prova Brasil etc. seriam as melhores forma de identificar os pontos
fortes e fracos dos alunos.
O problema é que esse tipo de avaliação serve
apenas para (des)qualificar alunos especiais, sejam os superdotados ou
aqueles com problemas de aprendizado.
O ainda frequente uso de
testes de Q.I. nas escolas, por exemplo, tem contribuído muito mais para enquadrar estudantes em categorias que a auxiliar pais e professores a identificar
características cognitivas que precisem ser desenvolvidas ou estimuladas nas
crianças, adolescentes e jovens.
Muitos educadores, pesquisadores, estudantes e pais já perceberam
a ineficácia de testes padronizados como forma de mensurar a inteligência.
Porém, apesar de ser uma
teoria levada muito em conta em escolas dos Estados Unidos, no Brasil ainda não
tem sido dada a devida atenção às I.M.
Que esse artigo sirva de
alerta a todos os envolvidos com a educação, sobre a verdade e necessidade de mudanças de
paradigmas em qualquer sistema de ensino.
Nossos educandos não estão mais suportando o currículo imposto, estamos vivendo em uma nova era onde o conhecimento e os relacionamentos não podem ser mais relativizados.
As tecnologias são ferramentas que precisamos utilizar no processo de ensino e aprendizagens.
A provocação neste pequeno artigo é fundamental
para mudança de paradigmas.
Faz sentido para você?
----------------------------------------------------------------------------
Se você já assistiu o filme “Capitão Fantástico”
talvez já sabe o que é HOMESCHOOLING. Se ainda não assistiu, veja abaixo
a descrição e o trailer do filme:
“Ben (Viggo Mortensen) tem seis
filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida
rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem,
caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra
de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento
e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.”
Fonte: AdoroCinema
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=S-1-Kh99r_o
Trailler do filme Capitão Fantástico
Como você pode perceber, os filhos de Ben são
submetidos a uma disciplinada rotina que envolve leitura, defesa pessoal,
atividades físicas, e música. O nível de educação desses jovens, apesar do
isolamento, é alto, mesmo para os padrões convencionais.
Esta prática mostrada no filme é encaixada dentro
do contexto de Homeschooling, sistema educacional adotado por diversos países e
que vem crescendo no Brasil.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.