Parábola - Era uma vez uma sala de aula, e os alunos estavam insatisfeitos com seu professor .

 

 


Parábola

 

     Era uma vez uma sala de aula, e os alunos estavam insatisfeitos  com seu professor .

    Por que eles deveriam preocupar-se com interdependência glo­bal, problemas globais e com o que o mundo pensava, sentia e fazia?

    E o professor contou que tinha tido um sonho no qual ele via um de seus alunos cinquenta anos mais tarde.

    O aluno estava com raiva, e perguntava: “Por que me foram ensinados tantos detalhes sobre o passado e a administração do meu país e tão pouco sobre o mundo?”

    Ele estava com raiva porque ninguém lhe contou que, quando adulto, ele seria confrontado, quase diariamente, com problemas de natureza e interdependência globais, como os problemas da paz, segurança, qualidade de vida, alimentação, inflação, ou es­cassez de recursos naturais.

    O aluno enraivecido sentia-se na condição de vítima e também de beneficiado.

   “Por que não fui avisado? Porque não me educaram melhor? Por que meus professores não me falaram sobre os problemas e não me ajudaram a compreendê-los? Por acaso eu era conside­rado um membro de uma raça humana independente?”

Mais irritado ainda, o aluno gritou para mim: “Você me ajudou a aumentar o poder de minhas mãos com máquinas incríveis, a estender minha visão com telescópios e microscópios, meus ouvidos com telefones, rádios e sonares, meu cérebro com computa­dores, mas você não me ensinou a ampliar meu coração, a amar, a me preocupar com a totalidade da família humana.

Você, professor, deu-me apenas metade do pão!”

 

 Faz sentido para você?



Jon Rye Kinghorn, extraído de A Step-by-Step Guide for Conducting a Consensus and Diversily Workshop in Global Education, um Programa da Comissão de Escolas, North Central Association e Charles E Kettering Foundation. Citado na 1’ parte deste livro, na seção “Os Objetivos da Educação Global: Um Resu­mo.” 






Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas