Psicopedagogia - Visão integrada do fenômeno da aprendizagem humana

Significado de Desiderativo:

Desiderativo, contrário de afetivo; efeito da falta de afetividade positiva, atenção.


Exemplo do uso da palavra Desiderativo:

A afetividade positiva, propicia na criança maiores estimulos, principalmente no campo educacional, no sentido de que a afetividade torna-se fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança na construção do conhecimento.


Desiderativo é o oposto.

 A criança desiderativada é a quela cujo a ação nas suas descobertas são postas a parte desindexando - a ação dos resultados desventurando o sujeito do que este pretende fazer na construção do conhecimento.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são
hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: 

.físico-motor, 

.intelectual, 

.afetivo-emocional e 

.social – desde o nascimento até a idade adulta.

O desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

A importância do estudo do desenvolvimento humano

Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

Aspectos do desenvolvimento humano

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. 

Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.


Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio.

 Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.


Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. 

A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.


Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.


Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.


Contato Katia Rumbelsperger  Whatsapp


Educação / EAD / Homeschooling

Grupo



Comentários

Postagens mais visitadas