ETAPAS DE CICLO VITAL
ETAPAS DE CICLO VITAL
Faixa etária
Desenvolvimentos Físicos
Desenvolvimentos Cognitivos
Desenvolvimentos Psicossociais
Período Pré-natal
(concepção ao
nascimento)
Desenvolvimentos Físicos
- Ocorre a concepção.
- A dotação genética interage com as influências ambientais desde o início.
- Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos.
- Inicia-se o crescimento cerebral.
- O crescimento físico é o mais rápido de todo o ciclo vital.
- O feto ouve e responde a estímulos sensório.
- A vulnerabilidade a influências ambientais é grande.
Desenvolvimentos Cognitivos - As capacidades de aprender e
lembrar estão presentes durante a
etapa fetal.
Desenvolvimentos
Psicossociais - O feto responde à voz da mãe e
desenvolve uma preferência por
ela.
Primeira
Infância
(nascimento
aos 3 anos)
Desenvolvimentos Físicos
- Todos os sentidos funcionam no nascimento em graus variados.
- O cérebro aumenta de complexidade e é altamente sensível à influência ambiental.
- O crescimento e o desenvolvimento físico das habilidades motoras são rápidos.
Desenvolvimentos Cognitivos
- As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas.
- O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas desenvolvem-se ao final do segundo ano de vida.
- A compreensão e o uso da linguagem desenvolvem-se rapidamente.
Desenvolvimentos
Psicossociais
- Desenvolve-se um apego a pais e a outras pessoas.
- Desenvolve-se a autoconsciência.
- Ocorre uma mudança da dependência para a autonomia.
- Aumenta o interesse por outras crianças.
Segunda
Infância
(3 aos 6 anos)
Desenvolvimentos Físicos
- O crescimento é constante; o corpo fica mais delgado e as proporções mais semelhantes às de um adulto.
- O apetite diminui, e os problemas de sono são comuns.
- A preferência pelo uso de uma das mãos aparece; as habilidades motoras finas e gerais e a força aumentam.
Desenvolvimentos Cognitivos
- O pensamento é um pouco egocêntrico, mas a compreensão do ponto de vista das outras pessoas aumenta.
- A imaturidade cognitiva leva a algumas ideias ilógicas sobre o mundo.
- A memória e a linguagem se aperfeiçoam.
- A inteligência torna-se mais previsível
Desenvolvimentos Psicossociais
- O autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexos; a autoestima é global.
- Aumentam a independência. a iniciativa, o autocontrole e os cuidados consigo mesmo.
- Desenvolve-se a identidade de género.
- O brincar torna-se mais imaginativo. mais complexo e mais social.
- Altruísmo, agressão e temores são comuns.
- A família ainda é o foco da vida social, mas as outras crianças tornam-se mais importantes.
- Frequentar a pré-escola é comum.
Terceira
Infância
(6 aos 11
anos)
Desenvolvimentos Físicos
- O crescimento diminui.
- Força e habilidades atléticas aumentam.
- Doenças respiratórias são comuns, mas a saúde geralmente é melhor do que em qualquer outro período do ciclo vital.
Desenvolvimentos Cognitivos
- O egocentrismo diminui.
- As crianças começam a pensar com lógica, mas de maneira concreta.
- As habilidades de memória e linguagem aumentam.
- Os desenvolvimentos cognitivos permitem que as crianças beneficiem se com a educação escolar.
- Algumas crianças apresentam necessidades e talentos educacionais especiais.
Desenvolvimentos Psicossociais
- O autoconceito torna-se mais complexo, influenciando a autoestima.
- A co-regulação reflete a transferência gradual de controle dos pais para a criança
- Os amigos assumem importância central.
Adolescência
( II aos
Aproximadamente 20 anos)
Desenvolvimentos Físicos
- O crescimento físico e outras mudanças são rápidas e profundas.
- Ocorre maturidade reprodutiva.
- Questões comportamentais, como transtornos alimentares e abuso de drogas, trazem importantes riscos à saúde.
Desenvolvimentos Cognitivos
- Desenvolve-se a capacidade de pensar em termos abstratos e utilizar o raciocínio científico.
- O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e em alguns comportamentos.
- A educação se concentra na preparação para a faculdade ou para a vida profissional
Desenvolvimentos Psicossociais
- Busca de identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central.
- Relacionamentos com os pais são, em geral, bons.
- Os grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar o autoconceito, mas também podem exercer uma influência anti-social.
Jovem Adulto
(20 aos 40
anos)
Desenvolvimentos Físicos
- A condição física atinge o máximo, depois diminui ligeiramente.
- As escolhas de estilo de vida influenciam a saúde.
Desenvolvimentos Cognitivos
- As capacidades cognitivas e os julgamentos morais assumem maior complexidade.
- Escolhas educacionais e profissionais são feitas.
Desenvolvimentos Psicossociais
- Os traços e estilos de personalidade tornam-se relativamente estáveis, mas as mudanças na personalidade podem ser influenciadas pelas etapas e pelos eventos de vida.
- Tomam-se decisões sobre os relacionamentos íntimos e os estilos de vida pessoais.
- A maioria das pessoas casa-se e tem filhos.
Meia-idade
(40 aos 65)
Desenvolvimentos Físicos
Pode ocorrer alguma
deterioração das capacidades
sensórias, da saúde, do vigor e
da destreza.
Para as mulheres, chega a
menopausa.
Desenvolvimentos Cognitivos
A maioria das capacidades mentais
atinge o máximo; a perícia e as
capacidades de resolução de
problemas práticos são acentuadas.
O rendimento criativo pode diminuir,
mas melhorar em qualidade.
Para alguns, o êxito na carreira e o
sucesso financeiro alcançam o
máximo; para outros, podem ocorrer
esgotamento total ou mudança
profissional.
Desenvolvimentos Psicossociais
- O senso de identidade continua se desenvolvendo; pode ocorrer uma transição de meia-idade estressante.
- A dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e dos pais idosos pode causar estresse.
- A saída dos filhos deixa o ninho vazio
Terceira
Idade
(65 anos em
diante)
Desenvolvimentos Físicos
A maioria das pessoas é
saudável e ativa, embora a
saúde e as capacidades físicas
diminuam um pouco.
O tempo de reação mais lento
afeta alguns aspectos do
funcionamento.
Desenvolvimentos Cognitivos
A maioria das pessoas é
mentalmente alerta.
Embora a inteligência e a memória
possam se deteriorar em algumas
áreas, a maioria das pessoas
encontra formas de compensação.
Desenvolvimentos Psicossociais
A aposentadoria pode oferecer
novos opções para a utilização do
tempo.
As pessoas precisam enfrentar as
perdas pessoais e a morte iminente.
Os relacionamentos com a família e
com os amigos íntimos pode
oferecer apoio importante.
A busca de significado na vida
assume importância central.
Fonte: PAPÁLIA, Diane. et al Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006
Contato:
Kátia Rumbelsperger
(21)96885-8565
CNPJ – 14.032.217/0001-98
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.