ETAPAS DE CICLO VITAL





ETAPAS DE CICLO VITAL
 
Faixa etária 
Desenvolvimentos Físicos 
Desenvolvimentos Cognitivos 
Desenvolvimentos Psicossociais 


Período Pré-natal (concepção ao nascimento) 

Desenvolvimentos Físicos 
  • Ocorre a concepção. 
  • A dotação genética interage com as influências ambientais desde o início. 
  • Formam-se as estruturas e os órgãos corporais básicos. 
  • Inicia-se o crescimento cerebral. 
  • O crescimento físico é o mais rápido de todo o ciclo vital. 
  • O feto ouve e responde a estímulos sensório. 
  • A vulnerabilidade a influências ambientais é grande. 

Desenvolvimentos Cognitivos - As capacidades de aprender e lembrar estão presentes durante a etapa fetal. 

Desenvolvimentos Psicossociais - O feto responde à voz da mãe e desenvolve uma preferência por ela.




Primeira Infância (nascimento aos 3 anos) 

Desenvolvimentos Físicos

  • Todos os sentidos funcionam no nascimento em graus variados. 
  • O cérebro aumenta de complexidade e é altamente sensível à influência ambiental. 
  • O crescimento e o desenvolvimento físico das habilidades motoras são rápidos. 

Desenvolvimentos Cognitivos 
  • As capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas. 
  • O uso de símbolos e a capacidade de resolver problemas desenvolvem-se ao final do segundo ano de vida. 
  • A compreensão e o uso da linguagem desenvolvem-se rapidamente. 

Desenvolvimentos Psicossociais

  1. Desenvolve-se um apego a pais e a outras pessoas. 
  2. Desenvolve-se a autoconsciência. 
  3. Ocorre uma mudança da dependência para a autonomia. 
  4. Aumenta o interesse por outras crianças.



Segunda Infância (3 aos 6 anos) 

Desenvolvimentos Físicos

  • O crescimento é constante; o corpo fica mais delgado e as proporções mais semelhantes às de um adulto. 
  • O apetite diminui, e os problemas de sono são comuns. 
  • A preferência pelo uso de uma das mãos aparece; as habilidades motoras finas e gerais e a força aumentam. 

Desenvolvimentos Cognitivos 

  • O pensamento é um pouco egocêntrico, mas a compreensão do ponto de vista das outras pessoas aumenta. 
  • A imaturidade cognitiva leva a algumas ideias ilógicas sobre o mundo. 
  • A memória e a linguagem se aperfeiçoam. 
  • A inteligência torna-se mais previsível

Desenvolvimentos Psicossociais

  • O autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexos; a autoestima é global.
  •  Aumentam a independência. a iniciativa, o autocontrole e os cuidados consigo mesmo. 
  • Desenvolve-se a identidade de género. 
  • O brincar torna-se mais imaginativo. mais complexo e mais social. 
  • Altruísmo, agressão e temores são comuns. 
  • A família ainda é o foco da vida social, mas as outras crianças tornam-se mais importantes. 
  • Frequentar a pré-escola é comum.


Terceira Infância (6 aos 11 anos)


Desenvolvimentos Físicos

  • O crescimento diminui. 
  • Força e habilidades atléticas aumentam. 
  • Doenças respiratórias são comuns, mas a saúde geralmente é melhor do que em qualquer outro período do ciclo vital.


Desenvolvimentos Cognitivos 
  • O egocentrismo diminui. 
  • As crianças começam a pensar com lógica, mas de maneira concreta. 
  • As habilidades de memória e linguagem aumentam. 
  • Os desenvolvimentos cognitivos permitem que as crianças beneficiem se com a educação escolar. 
  • Algumas crianças apresentam necessidades e talentos educacionais especiais.


Desenvolvimentos Psicossociais

  • O autoconceito torna-se mais complexo, influenciando a autoestima. 
  • A co-regulação reflete a transferência gradual de controle dos pais para a criança 
  • Os amigos assumem importância central.


Adolescência ( II aos Aproximadamente 20 anos) 


Desenvolvimentos Físicos

  • O crescimento físico e outras mudanças são rápidas e profundas. 
  • Ocorre maturidade reprodutiva. 
  • Questões comportamentais, como transtornos alimentares e abuso de drogas, trazem importantes riscos à saúde.


Desenvolvimentos Cognitivos 

  • Desenvolve-se a capacidade de pensar em termos abstratos e utilizar o raciocínio científico. 
  • O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e em alguns comportamentos. 
  • A educação se concentra na preparação para a faculdade ou para a vida profissional


Desenvolvimentos Psicossociais

  • Busca de identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central. 
  • Relacionamentos com os pais são, em geral, bons. 
  • Os grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar o autoconceito, mas também podem exercer uma influência anti-social.



Jovem Adulto (20 aos 40 anos) 


Desenvolvimentos Físicos

  • A condição física atinge o máximo, depois diminui ligeiramente. 
  • As escolhas de estilo de vida influenciam a saúde.


Desenvolvimentos Cognitivos 

  • As capacidades cognitivas e os julgamentos morais assumem maior complexidade. 
  • Escolhas educacionais e profissionais são feitas.


Desenvolvimentos Psicossociais
  • Os traços e estilos de personalidade tornam-se relativamente estáveis, mas as mudanças na personalidade podem ser influenciadas pelas etapas e pelos eventos de vida. 
  • Tomam-se decisões sobre os relacionamentos íntimos e os estilos de vida pessoais. 
  • A maioria das pessoas casa-se e tem filhos. 



Meia-idade (40 aos 65)


Desenvolvimentos Físicos

Pode ocorrer alguma deterioração das capacidades sensórias, da saúde, do vigor e da destreza. 
Para as mulheres, chega a menopausa. 


Desenvolvimentos Cognitivos 

A maioria das capacidades mentais atinge o máximo; a perícia e as capacidades de resolução de problemas práticos são acentuadas. 
O rendimento criativo pode diminuir, mas melhorar em qualidade. 
Para alguns, o êxito na carreira e o sucesso financeiro alcançam o máximo; para outros, podem ocorrer esgotamento total ou mudança profissional.


Desenvolvimentos Psicossociais

  • O senso de identidade continua se desenvolvendo; pode ocorrer uma transição de meia-idade estressante. 
  • A dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e dos pais idosos pode causar estresse. 
  • A saída dos filhos deixa o ninho vazio


Terceira Idade (65 anos em diante)


Desenvolvimentos Físicos

A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora a saúde e as capacidades físicas diminuam um pouco. 
O tempo de reação mais lento afeta alguns aspectos do funcionamento.


Desenvolvimentos Cognitivos 

A maioria das pessoas é mentalmente alerta. 
Embora a inteligência e a memória possam se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra formas de compensação.


Desenvolvimentos Psicossociais

A aposentadoria pode oferecer novos opções para a utilização do tempo. 
As pessoas precisam enfrentar as perdas pessoais e a morte iminente. 
Os relacionamentos com a família e com os amigos íntimos pode oferecer apoio importante. 
A busca de significado na vida assume importância central.


Fonte: PAPÁLIA, Diane. et al Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006


Contato:
Kátia Rumbelsperger
(21)96885-8565
CNPJ – 14.032.217/0001-98



Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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