O que significa a palavra epigenético
Inato ou Adquirido: Como Fatores Epigenéticos Influenciam o Desenvolvimento Infantil Fabíola Cristina Ribeiro Zucchi
A epigenética, isto é, além da genética, é a ciência que trata dos mecanismos
moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão da
informação contida no DNA.
A regulação epigenética modula a expressão gênica. Isto é,
modifica como a informação contida no DNA é traduzida em proteínas (que são as
moléculas efetoras) sem alterar a sequência de DNA.
Assim ajustes rápidos são possíveis,
de acordo com as constantes alterações das condições ambientais.
Os principais
mecanismos epigenéticos são:
- metilação do DNA,
- modificação de histonas,
- expressão de microRNAs e
- silenciamento gênico por heterocromatina.
A metilação do DNA modifica a
transcrição de um gene, que pela presença de grupos metil altera a possibilidade de
expressão daquele gene.
A modificação de histonas, que são proteínas responsáveis pelo
empacotamento da molécula de DNA, também intervém na expressão de genes contidos
em dada região modificada.
A expressão de microRNAs, pequenas moléculas de RNA que
não codificam proteínas, altera a produção protéica pela ligação a moléculas de RNA
mensageiro, impedindo assim sua tradução.
O silenciamento gênico por heterocromatina
ocorre pois estas estruturas formam regiões densas da molécula de DNA, onde sua
"leitura" é impedida.
Por todos estes mecanismos, genes são expressos ou silenciados de
acordo com variações ambientais facilitando uma resposta adaptativa a um ambiente
hostil ou favorável em constante mudança. Estas adaptações podem conduzir a estados
de saúde ou doença.
Alterações epigenéticas são mecanismos estáveis que são transmitidos de células mães
para células filhas pelo mecanismo de divisão celular chamado mitose.
Se estas
alterações epigenéticas ocorrerem em células germinativas, elas podem ser transmitidas
a gerações subsequentes por um processo de divisão celular chamado meiose.
No último
caso estas impressões ambientais tornam-se hereditárias, formando assim uma memória
epigenética que pode ser transmitida por gerações.
Assim, experiências vividas por
nossos antepassados podem contribuir na determinação de doenças, ou na produção de
características adaptativas.
Os períodos pré-natal e a primeira infância são críticos para o desenvolvimento saudável
ou para a geração de doenças ao longo da vida de um indivíduo.
Assim, experiências
vividas nos períodos pré e pós-natal, além da memória epigenética herdada de nossos
antepassados, podem contribuir na determinação de estados de saúde ou doença.
A
programação epigenética através de gerações pode representar um mecanismo chave
para o entendimento da patogênese de doenças complexas que aparecem na vida adulta.
Os efeitos cumulativos de experiências negativas e positivas ao longo da infância e de
toda a vida, além do histórico familiar, determinam a linha muitas vezes tênue entre
saúde e doença, habilidade e inaptidão, comportamentos saudáveis e de risco.
Apesar
disso, devido à natureza reversível dos mecanismos epigenéticos, a detecção destes
distúrbios têm grande potencial para contribuir para a medicina preventiva e no
desenvolvimento de estratégias personalizadas de diagnóstico e terapia.
Processos epigenéticos respondem prontamente às condições ambientais e permitem
rápidas modificações à ambientes hostis.
Doenças complexas, incluindo distúrbios
psiquiátricos, metabólicos e cardiovasculares, estão relacionadas à herança epigenética
de respostas mal-adaptadas ao stress ambiental.
Regulação epigenética pode programar
a informação genética e o destino de uma célula, influenciando assim sua funcionalidade
e por consequência do órgão em questão.
De acordo com as experiências vividas (estilo de vida ou influências do meio ambiente), tanto a expressão diferencial de micro-RNAs como a metilação do DNA atuam em sinergia afetando a programação de doenças neurológicas e psiquiátricas na vida adulta, ou em futuras gerações, através de imprinting genômico (impressão ou carimbo genômico).
A modulação de mecanismos
dopaminérgicos que influenciam sistemas cerebrais de recompensa atuam em patologias
como autismo, ansiedade, depressão e distúrbios cognitivos. Estes mecanismos facilitam
uma resposta adaptativa ao ambiente em constante mudança para otimizar chances de
sobrevivência e sucesso reprodutivo.
Portanto, enquanto a informação dada ao feto ou à criança em desenvolvimento pode levar à adaptações ao presente ambiente, esse indivíduo pode não suportar o envelhecimento saudável por conta de ajustes endócrinos a um ambiente adverso que conduz ao alto gasto metabólico.
Padrões de metilação do DNA são muito sensíveis ao estilo de vida dos pais e ao
ambiente.
Por exemplo, a exposição pré-natal ao consumo materno de tabaco pode elevar a metilação do gene que codifica o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), vital ao desenvolvimento cerebral, e que está relacionado à geração de doenças psiquiátricas. Além disso, o stress psicológico materno pode também determinar a saúde psiquiátrica dos descendentes pela alteração do padrão de metilação do DNA.
Por
exemplo, depressão materna antes e após a gestação está relacionada com a metilação
de genes ligados ao funcionamento de neurotransmissores, tanto na mãe como na
criança.
Este distúrbio no equilíbrio químico cerebral está relacionado a maior vulnerabilidade ao stress pós-traumático. Portanto, distúrbios de humor materno têm profundas consequências no bem estar infantil, e do adulto que esta criança se tornará.
Tanto experiências negativas como positivas podem alterar assinaturas epigenéticas.
Experiências positivas como educação, atividade física e ambiente social positivo podem reverter a impressão epigenética mal-adaptativa e vulnerabilidade a doenças.
Outro
exemplo é a estimulação tátil, ou massagem terapia, que pode neutralizar os efeitos de
condições adversas, sugerindo que experiências positivas em qualquer período da vida
podem atenuar e até reverter consequências de experiências negativas e promover saúde
e bem estar.
O estímulo tátil em neonatos prematuros está relacionado com atenuação
neuro-endócrina, prevenindo efeitos deletérios induzidos pelo nascimento prematuro e
administração de corticosteróides.
Além disso, massagem terapia atenua efeitos
deletérios, como comprometimento motor, induzidos pelo stress, acidente vascular
encefálico e lesão cerebral, sendo então considerada uma terapia complementar.
O
mecanismo pelo qual estímulo tátil reverte déficits motores pode ser pela produção de
fatores tróficos responsáveis pela sobrevivência neuronal, permitindo a manutenção da
integridade de vias motoras.
Mecanismos epigenéticos representam importante interface entre ambiente e genoma.
Cabe a todos nós como família, sociedade e poder público proporcionar um ambiente
saudável e criar oportunidades às nossas crianças, para que elas possam desenvolver de
forma integral suas potencialidades, e acima de tudo para que elas possam ter uma
infância feliz.
Sou Kátia Rumbelsperger, Psicopedagoga, Terapeuta Familiar e Consteladora sistêmica, em constante formação psicanalítica. Bacharel em Teologia. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educadora para pessoas com problemas especiais. Especialista em Dependência Química e dependências emocionais.
Contato: (21)96885-8565 whatsapp
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Falar com Renato e Teresa.
Fabiola Cristina Ribeiro Zucchi é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), tem mestrado em Farmacologia pela
Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Neurociências pela
Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Neurociências pela University of
Lethbridge, Alberta, Canadá e período sabático realizado na University of
Birmingham, Inglaterra. Seus interesses científicos focam na fisiologia do cérebro e
seus mecanismos dinâmicos que conduzem a alterações comportamentais. Para isso,
utiliza modelos experimentais de doenças neurológicas, como stress, tuberculose e
acidente vascular encefálico. Tem interesse em como o ambiente (experiências
negativas e positivas) modelam a fisiologia cerebral e como isso impacta saúde e
doença ao longo da vida e em gerações futuras. Para investigar o cérebro normal
versus o patológico utiliza uma gama de ferramentas comportamentais,
eletrofisiológicas, morfológicas, genéticas e epigenéticas. Foi professora celetista
substituta no Departamento de Ciências Fisiológicas, da Universidade de Brasília,
(UnB) e na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente coordena
projeto de pesquisa aprovado pela Chamada Universal CNPq, no Departamento de
Ciências Fisiológicas, da Universidade de Brasília (UnB).
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
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Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
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Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
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