Pular para o conteúdo principal

Você pode não saber o que é FELT SENSE, mas, com certeza, já sentiu


As pessoas que experimentam um felt sense sentem-se mais em sintonia com seu corpo e processos corporais, e muitas vezes até sentem como se pudessem sentir-se dentro de seu estômago ou peito . Enquanto um sentido sentido é parcialmente emocional, Gendlin caracterizou o conceito como uma combinação de emoção, consciência, intuição e corporificação


A frase “O inconsciente é o corpo”, de Eugene Gendlin, à primeira vista, pode parecer sem nexo. Afinal, estamos acostumados a relacionar nossas informações internas à mente inconsciente, deixando, assim, nossas sensações corporais em segundo plano.

Este tipo de estranhamento é natural a toda nova abordagem terapêutica. 

Quando Gendlin fez essa afirmação sobre a técnica de Focalização, há 25 anos, ele causou essa mesma estranheza em seu público. Naquela época, o método era recente, ainda, e carecia de mais divulgação de suas informações.

A informação é o alicerce para o conhecimento e com essa técnica não poderia ser diferente. 

Com isso em mente, nada melhor do que falar sobre Focalização desde sua criação.

Na década de 1950, Eugene Gendlin iniciou suas pesquisas para compreender o modo como as pessoas fluíam psicologicamente e como acontecia o processo de mudança. 

Por conta destes estudos, Gendlin uniu-se a Carl R. Rogers, fundador da Abordagem Centrada na Pessoa, afim de aprofundar seus conhecimentos.

A relação era de mútua influência e, no final da década de 1960, Gendlin compreendeu que necessitava prosseguir sozinho um caminho diferente e, com isso, criou a Filosofia do Implícito, que possui como sua vertente a Focalização.

A Focalização é o processo de compreender suas sensações corporais, afim de aceitar e ouvir as mensagens que seu eu interior envia à você através delas. Essas mensagens são partes da consciência física interna, chamada de Felt Sense.

O Felt Sense, geralmente, não possui características físicas ou emocionais pré-estabelecidas; ele precisa se formar. Ele, também, não é uma emoção. 

Uma pessoa sabe quando está zangada, triste ou alegre, mas não saberá reconhecer, de imediato, o Felt Sense porque ele é algo indefinido, vago.

A definição de Felt Sense pode parecer confusa, mas será fácil compreender com o exemplo a seguir. 

Imagine que você está viajando de carro e, no meio do caminho, começa a sentir que esqueceu algo importante em sua casa. Você tenta lembrar o que é, repassa a lista de coisas que colocou no carro e percebe que não esqueceu nada, mas a sensação continua lá. Em outras palavras, seu corpo sabe o que é, mas você não.

Esta sensação é o Felt Sense, que, em alguns momentos, se tornará algo tão vago que quase desaparecerá, mas, em outros, surgirá com tanta força que você sentirá que está prestes a descobrir o que é. Então, de repente, por causa desta sensação, você descobre o que tinha esquecido.

Talvez agora, a frase de Eugene Gendlin faça mais sentido. O corpo é como um computador biológico que possui esse enorme acervo de informações. Cabe a nós, saber como acessá-las e utilizá-las a nosso favor e na busca por uma vida mais equilibrada.


Você pode não saber o que é FELT SENSE, mas, com certeza, já sentiu


Um componente central da Experiência Somática é o “sentido sentido”

O felt sense é a personificação (trazendo consciência para dentro do corpo) da paisagem sensorial/energética/emocioal em constante mudança. 

O sentido sentido move nosso foco de ações e coisas que acontecem fora de nós no mundo para qualidades de nossa experiência interna presente (por exemplo, texturas, cores, sensações). 


O Sentido Sentido
O felt sense é uma consciência das sensações, energias e emoções em constante mudança, à medida que ocorrem no corpo.

Exercício de Sentido

Depois de passar por algo doloroso ou horrível, estar no corpo pode ser muito desafiador. 

Muitas vezes precisamos reaprender ativamente como sentir as sensações no corpo, para voltar a ocupar o corpo. 

Apenas ter a vontade de estar presente enquanto sente algumas coisas básicas é um passo positivo. 

O felt sense é um exercício simples, mas poderoso, para a recuperação do TEPT, pois combate tanto a dissociação quanto a hipervigilância.

Meta:

Desenvolva a capacidade de estar em sintonia e descrever seu sentido sentido, às sensações que ocorrem em níveis sutis e evidentes em todas as áreas do seu corpo.

Cuidado:

O único cuidado para este exercício é se você encontrar uma parte do corpo traumatizada durante o exercício, ou coloque sua consciência em uma parte neutra ou positiva, ou certifique-se de fazer algo para dar recursos a essa parte. 

Por exemplo, diga: “Eu te amo, estou com você, estou aqui para você, estou presente com você”, na verdade usando sua consciência para estender uma conexão empática com essa parte. 


Instruções:

Sente-se ou deite-se em um local tranquilo, onde você possa se concentrar confortavelmente. Descreva as sensações que você percebe em seu corpo. Preste atenção a sensações cada vez mais sutis e use quantas palavras descritivas você puder pensar.

Qualidades do Sentido Sentido:

    Sentido Sentido

  1. sentimento/sensação
    1. pressão – sensação uniforme, desigual, de apoio, sensação de esmagamento, cortando a circulação
    2. corrente de ar – suave, fria, quente, da direita, da esquerda, estimulante, apressada, como uma pena, como uma névoa
    3. tensão – sólida, densa, quente, fria, inflamada, protetora, constritiva, irritada, triste
    4. dor – dor, pontada, pontada, leve, esfaqueamento
    5. formigamento – picadas , vibração, cócegas, dormência
    6. coceira – coceira leve, coceira irritada, coceira irritante, coceira em movimento, coceira sutil, coceira pequena, grande área de coceira
  2. temperatura – quente, quente, ardente, frio, frio, pegajoso, calafrios, gelado, congelado, como: lareira, forno, fogo, sol, pão assado, neve, pedra, sombra
  3. tamanho – pequeno, grande
  4. forma – plana, círculo, bolha, como uma montanha
  5. peso – leve, pesado
  6. movimento – circular, errático, linha reta
  7. velocidade – rápido, lento, parado
  8. textura – áspera, madeira, pedra, lixa, lisa, seda
  9. elemento – fogo, ar, terra, água, madeira
  10. cor – cinza, azul, laranja etc.
  11. humor/emoção afundando, puxando para dentro, aberto, fechado, edificante, dia ensolarado, nuvem escura, agitação
  12. som – zumbido, cantando
  13. gosto - azedo, amargo, doce
  14. cheiro – pungente, doce, como chuva, como folhas
  15. ausência/nada – em branco, vazio

Eu sei que o acima é uma longa lista.

Uma coisa que pode ser útil é escolher um punhado, digamos 5 deles, e fazer perguntas ou, por exemplo, parece mais áspero ou mais suave? 

É lento ou rápido? 

Parece pesado ou leve?

Mesmo que eu esteja deitado apenas por alguns minutos, ou sentado no metro, posso pensar “Faça o PATH!” e, em seguida, siga as etapas.

***

Fonte do Felt Sense Exercise: Livro, Waking the Tiger por Peter Levine

__________________

Heidi Hanson é uma artista e escritora em Asheville, Carolina do Norte, atualmente trabalhando em um livro ilustrado narrando sua jornada de cura do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

“Trauma não é o que nos acontece, mas o que guardamos por dentro na ausência de uma testemunha empática.”

―Peter A. Levine

https://actinstitute.org/voce-pode-nao-saber-o-que-e-felt-sense-mas-com-certeza-ja-sentiu/


Então! Faz sentido para você?

Deixe seus comentários ou entre em contato.

Obrigada por estar aqui prestigiando o blog

(21)96885-8566




Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas