O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pré-escolar e o sono pode reduzir os sintomas
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O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pré-escolar e o sono pode reduzir os sintomas
O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) pré-escolar é uma condição comum com morbidade substancial que é muitas vezes gerenciada na atenção primária e frequentemente tratada com medicamentos.
Em 2011, a Academia Americana de Pediatria atualizou a diretriz sobre TDAH para incluir recomendações para o diagnóstico e tratamento de crianças em idade pré-escolar (idade de 4 e 5 anos). As diretrizes anteriores tinham somente orientações sobre o diagnóstico e tratamento para crianças com idade entre 6 e 12 anos.
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Em termos de diagnóstico, a nova diretriz recomenda que os cuidados primários devem incluir uma avaliação para o TDAH para qualquer criança de 4 a 18 anos de idade que apresente problemas acadêmicos ou comportamentais e sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade, e citam evidências de que um diagnóstico adequado é possível no grupo pré-escolar.
Para o tratamento, a diretriz especifica que para crianças em idade pré-escolar, os médicos devem priorizar o tratamento com terapias comportamentais. Em caso de falha e se as crianças continuarem com problemas que influenciam na sua rotina pode-se prescrever metilfenidato.
Neste contexto, foi realizado um estudo retrospectivo com objetivo de avaliar a alteração no diagnóstico de TDAH e na prescrição de estimulantes em crianças de 4 a 5 anos após a publicação da diretriz da Academia Americana de Pediatria de 2011.
Entre 87.067 crianças com 118.957 visitas antes da diretriz e 56.814 com 2.601 visitas após a diretriz, as crianças tinham um diagnóstico de TDAH em 0,7% (intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,7% – 0,8%) das visitas antes e em 0,9% (IC 95%: 0,8%- 0,9%) após a atualização da diretriz. A taxa de prescrição de estimulantes foi estável entre os períodos (0,4%; IC 95%: 0,4% a 0,4%), assim como as taxas de diagnósticos de comorbidades e polifarmácia.
Diagnósticos de TDAH e prescrições estimulantes foram mais comuns em crianças do sexo masculino e em crianças com idade de 61 a 72 meses em comparação com 48 a 60 meses.
Crianças com TDAH apresentaram diagnóstico de comorbidades em 25% (antes da diretriz) e 27% (após a diretriz) das visitas, mais comumente devido ao atraso no desenvolvimento (14% em ambos os períodos), autismo (6% antes, 5% após), transtorno desafiador de oposição (3%, 6%) e transtorno de conduta (3% em ambos os períodos).
O estudo mostrou que a atualização da diretriz em 2011 foi associada com o fim de uma tendência crescente no diagnóstico pré-escolar do TDAH. A taxa de prescrição de estimulantes para crianças em idade pré-escolar permaneceu constante.
Um estudo publicado na edição de novembro/dezembro de 2016 da revista Journal of Pediatric Healthy Care avaliou a relação entre medidas de promoção de sono e redução de sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças com esse diagnóstico.
O artigo enfatiza as relações existentes entre distúrbios de sono e TDAH.
Dentre os distúrbios de sono mais comuns em pacientes com TDAH, encontram-se: dificuldade de iniciar o sono, redução do tempo de sono, aumento do número de despertares noturnos e sonolência durante o dia, e esses distúrbios podem ser causa de piora dos sintomas de TDAH e redução da funcionalidade entre essas crianças.
Por sua vez, os distúrbios do sono podem ser influenciados pelo uso de medicamentos estimulantes, usualmente utilizados no tratamento de crianças com TDAH.
O estudo foi realizado em uma clínica de cuidados pediátricos especializada em TDAH localizada nos Estados Unido, e foi conduzido de julho a novembro de 2016. Crianças de 5 a 11 anos de idade portadoras de TDAH foram incluídas no estudo; a intervenção no sono foi realizada em crianças do grupo de inclusão com diagnóstico de distúrbios de sono, realizado através de uma pontuação de 42 ou mais na ferramenta de avaliação do sono (foi utilizado o Child Sleep Habits Questionnaire – CSHQ).
Após as seis semanas de intervenção foi observado que os pacientes submetidos a intervenções de rotina de higiene de sono tiveram redução significativa em seus sintomas de TDAH e uma melhora significativa em sua qualidade de sono.
O estudo fortalece as recomendações para modificações comportamentais como o tratamento de primeira linha para o TDAH....
Kátia Rumbelsperger
Pedagoga institucional e empresarial, Psicopedagoga clínica, insitucional e empresarial. Psicanalista, Terapeuta Familiar, Consteladora. Bacharel em Teologia
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(21)96885-8565
Email: katiaperger@gmail.com
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Referências:
Fiks AG, Ross ME, Mayne SL, Song L, Liu W, Steffes J, et al. Preschool ADHD Diagnosis and Stimulant Use Before and After the 2011 AAP Practice Guideline. Pediatrics [Internet]. 2016;138(6):e20162025–e20162025. Available from: https://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2016-2025
Autor(a):
Juliana Festa
Graduação em Biomédica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com aperfeiçoamento em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer - INCA, pós-graduação em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e mestrado pelo Programa de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Atualmente, faz parte do Programa de Doutorado em Ciência Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atua como Analista de Projetos Sênior de uma consultoria em saúde....
Veja mais em - Portal PEBMED: https://pebmed.com.br/diagnostico-e-tratamento-de-tdah-na-idade-pre-escolar/?utm_source=artigoportal&utm_medium=copytext
Fiks AG, Ross ME, Mayne SL, Song L, Liu W, Steffes J, et al. Preschool ADHD Diagnosis and Stimulant Use Before and After the 2011 AAP Practice Guideline. Pediatrics [Internet]. 2016;138(6):e20162025–e20162025. Available from: https://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2016-2025...
Veja mais em - Portal PEBMED: https://pebmed.com.br/diagnostico-e-tratamento-de-tdah-na-idade-pre-escolar/?utm_source=artigoportal&utm_medium=copytext
Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
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Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
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No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
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