O BRINCAR HEURÍSTICO
Uma cartela de ovos vazia, pedaços de palitos ou pedaços de canudinhos e um martelo de brinquedo são o que você precisa para engajar o seu pequeno em uma atividade que, além de fortalecer a coordenação motora e noção espacial, ajuda na concentração.
Faça pequenos furos no topo do suporte de ovos, apresente os materiais para a criança e convide-a para brincar. Peça para ela colocar os palitos ou canudinhos em todos os furinhos que encontrar, e com o martelo irá bater nos respectivos palitos empurrando-os para dentro da caixa.
Descobrir as palavras através das imagens é uma atividade muito divertida. Para isso é necessário a separação de alguns objetos. Você vai precisar de: Um banco de imagens, um alfabeto móvel e uma base.
Podemos alimentar o banco de imagens com imagens de revistas, jornais ou impressos. Comece colando com fita adesiva a primeira imagem na base e distribuindo o alfabeto móvel.
Em seguida, oriente que a criança comece buscando as letras iniciais para compor a palavra, utilizando a imagem como exemplo verificamos que a imagem é de um gato, então procuraremos a letrinha inicial “G”, em seguida, retomaremos as buscas para terminar a escrita da palavra.
A cada imagem decifrada uma nova descoberta e uma nova oportunidade de memorização das letras compostas.
Os objetivos dessa atividade são o enriquecimento do vocabulário, a junção das letras, memorização e a percepção visual.
É importante que a criança pense sobre as suas hipóteses de escrita, não dê a palavra pronta para que ela copie, a criança precisa falar, ouvir a palavra e colocar as letras de acordo com os conhecimentos prévios.
Para esta atividade é fundamental que as crianças já tenham vivenciado algumas propostas que envolvam formas geométricas, considerando as principais características dos sólidos geométricos e das figuras planas, como por exemplo: contextos de brincadeiras com blocos de construção com diferentes formas e volumes.
Em uma folha, desenhe com a criança olhos, bocas e dentes.
Cole uma forma geométrica diferente em cada rosto para representar o nariz. Recorte uma porção de formas geométricas coloridas e oriente a criança a identificá-las, comparar e classificar as formas e em seguida colá-las no rosto adequado.
Nesta atividade trabalhamos a capacidade de agrupamento, além de reforçar os conhecimentos sobre as formas e cores.
Os pais, quando perguntados sobre as coisas preferidas de seus filhos para brincar quase sempre enfatizam a fascinação destes em relação a abrir todos os armários da cozinha em busca de panelas, seu interesse por caixas de sapato e sua alegria ao brincar com as chaves do carro (GOLDSCHMIED & JACKSON, 2006, p. 115)Em outras palavras o que as autoras querem dizer é que precisamos observar aquilo que trás curiosidade aos pequenos e na medida do possível possibilitar a exploração deles.
“(...) que tipo de qualidade de experiências sensórias esses objetos podem oferecer, lembrando sempre que, nessa idade, o toque e as atividades exploratórias pela boca são tão importantes quanto à visão” Goldschmied e Jackson (2006, p.123).
Numa pesquisa feita por Elinor e suas colaboradoras, com crianças pequenas, de dois anos de idade, aplicando -se abordagem do brincar heurístico, pode se observar que:
As crianças escolheram espontaneamente alguns dos objetos dentre os muitos que estavam dispostos.
Durante a exploração desses objetos, não houve questão entre quais maneiras era correta ou não para manipulação desses objetos.
As crianças demonstram tanto interesse em suas próprias descobertas, devido ao grande número de materiais disponíveis que elas não entram em conflito porque, a princípio, não precisam compartilhar nada.
Além disso, após algumas sessões do brincar heurístico, crianças de quase dois anos de idade, começam a socializar, por si só, com os demais colegas, os brinquedos explorados inicialmente por elas mesmas.
De acordo com Elinor, o brincar heurístico contribui para o desenvolvimento da habilidade concentração. O brincar tem sua própria lógica. A repetição contínua desenvolve habilidades e novos conhecimentos.
No brincar heurístico, algumas questões organizacionais devem ser consideradas para que as crianças consigam o máximo de satisfação. Dentre elas, podemos destacar:
1- os materiais oferecidos devem ser no mínimo 15 variedades, com uma sacola que possa ser fechada com uma corda para cada uma;
2-deve ter de 50 a 60 objetos em cada sacola, brinquedos suficientes para que as crianças não precisem disputar com os demais colegas;
3-o espaço deve ser suficiente para que as crianças possam movimentar-se tranquilamente;
4- todos os outros materiais para o brincar devem ser guardados;
5-deve se delimitar um horário, um período do dia deve ser reservado para o brincar heurístico, uma hora é o tempo ideal.
6-durante a exploração dos objetos pelas crianças, espalhados no chão, de tempos em tempos, precisam ser reorganizados, discretamente, para que continuem parecendo convidativos;
7- No final da atividade, os objetos devem ser recolhidos pelas crianças, com o auxílio das professoras, e guardados na sacola para utilização em outro dia.
O trabalho do adulto acontece fora da sessão de brincar heurístico, ele coletará objetos, cuidando para que não estejam danificados, ou sujos, substituindo os em caso de necessidade.
Nesse tipo de atividade, o adulto fica sentada em uma cadeira observando, em silencio, as crianças e anotando o que uma ou outra faz com o material.
O adulto não interfere, não elogia, não estimula ou sugere, somente oferece apoio em algumas exceções quando uma criança está atirando os objetos nos colegas ou atrapalhando o grupo.
Facilitadora: Patrícia Venâncio, pedagoga.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.