Organize seus estudos dos principais pensadores da Educação
![Aluna retira livro de estante em meio às prateleiras de uma biblioteca](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5uk7yGwRNVzYJzJGscMx64qWCUJ8BcBmSxuhuujrJV9ZrHuPsbKx7u5vAYfQ/gettyimages-estudos-pensadores-da-educacao.jpg)
Organize seus estudos dos principais pensadores da Educação
NOVA ESCOLA tem uma lista de reportagens para você conhecer teorias de aprendizagem, biografias de educadores e dicas de livros
27/11/2018
Para quem está estudando, uma lista pode ajudar muito a organizar os assuntos a serem abordados. Para quem está estudando pedagogia ou até para aqueles que já se saíram da faculdade, mas querem melhorar a formação, nada melhor do que uma lista com os principais pensadores da Educação.
Com tantos conteúdos para consultar, uma lista com alguns dos nomes mais importantes pode ajudar muito: de Paulo Freire a Lev Vygotsky, de Maria Montessori a Jean Piaget, de Auguste Comte a Emilia Ferreiro. Mas, calma! Isso é apenas o começo para ajudar você a organizar seus estudos.
Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência
O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Freire dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Nesta reportagem você vai saber um pouco mais sobre a teoria do educador pernambucano, suas reflexões, sua biografia e também dicas de livros.
Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social
O psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea. A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Nesta reportagem você vai saber mais sobre suas teorias, os pontos de contato de seu pensamento com o pensamento de outros pensadores da educação como Emilia Ferreiro, sua discordância com Jean Piaget, um pouco mais sobre sua vida e mais dicas de livros.
Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio
O nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Nesta artigo você vai saber que ele nunca atuou como pedagogo, antes de mais nada, Piaget foi biólogo e se dedicou a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno
Outro nome muito famoso e difundido fora dos círculos de especialistas. A italiana Maria Montessori (1870-1952) é associada, e com razão, à Educação Infantil, mesmo que não sejam muitos os que conhecem profundamente esse método ou a fundadora.
Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo
Nesta reportagem você vai saber mais sobre o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), cujo nome está indissociavelmente ligado ao positivismo, a corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil.
O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. Antes dele, a sociologia já havia dado os primeiros passos, mas foi Comte quem a organizou como ciência.
O pensamento de Comte tinha forte aspecto empirista, por levar em conta apenas os fenômenos observáveis e considerar anticientíficos os estudos dos processos mentais do observador. Na educação, isso acarreta ênfase na aferição da eficiência dos métodos de ensino e do desempenho do aluno.
Você poderá ver mais da biografia deste pensador francês nascido em Montpellier e verificar uma pequena bibliografia.
Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização
A psicolinguística argentina Emilia Ferreiro é um dos nomes de maior influência na educação brasileira nos últimos 30 anos.
A divulgação de seus livros no país, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização e chegou a influenciar as normas do governo para a área.
Emilia se transformou em uma espécie de referência para o ensino no Brasil e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, o campo de estudo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget (1896-1980).
A psicolinguística estudou e trabalhou com ele. Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento.
Aqui você poderá também ver uma breve biografia e dicas de livros.
O conceito de afetividade de Henri Wallon
Estudiosos já citados aqui, como Jean Piaget e Lev Vygotsky já atribuíram importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão.
Em seus estudos da criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, Wallon defende que a vida psíquica é formada por três dimensões – motora, afetiva e cognitiva-, que coexistem e atuam de forma integrada.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.