Organize seus estudos dos principais pensadores da Educação


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Para quem está estudando, uma lista pode ajudar muito a organizar os assuntos a serem abordados. Para quem está estudando pedagogia ou até para aqueles que já se saíram da faculdade, mas querem melhorar a formação, nada melhor do que uma lista com os principais pensadores da Educação.

Com tantos conteúdos para consultar, uma lista com alguns dos nomes mais importantes pode ajudar muito: de Paulo Freire a Lev Vygotsky, de Maria Montessori a Jean Piaget, de Auguste Comte a Emilia Ferreiro. Mas, calma! Isso é apenas o começo para ajudar você a organizar seus estudos.

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária.  Freire dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

Nesta reportagem você vai saber um pouco mais sobre a teoria do educador pernambucano, suas reflexões, sua biografia e também dicas de livros.

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social

O psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea.  A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Nesta reportagem você vai saber mais sobre suas teorias, os pontos de contato de seu pensamento com o pensamento de outros pensadores da educação como Emilia Ferreiro, sua discordância com Jean Piaget, um pouco mais sobre sua vida e mais dicas de livros.

Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio

O nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Nesta artigo você vai saber que ele nunca atuou como pedagogo, antes de mais nada, Piaget foi biólogo e se dedicou a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.


Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno

Outro nome muito famoso e difundido fora dos círculos de especialistas. A italiana Maria Montessori (1870-1952) é associada, e com razão, à Educação Infantil, mesmo que não sejam muitos os que conhecem profundamente esse método ou a fundadora. 

Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo

Nesta reportagem você vai saber mais sobre o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), cujo nome está indissociavelmente ligado ao positivismo, a corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil.

O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil.  Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. Antes dele, a sociologia já havia dado os primeiros passos, mas foi Comte quem a organizou como ciência.

O pensamento de Comte tinha forte aspecto empirista, por levar em conta apenas os fenômenos observáveis e considerar anticientíficos os estudos dos processos mentais do observador.  Na educação, isso acarreta ênfase na aferição da eficiência dos métodos de ensino e do desempenho do aluno.

Você poderá ver mais da biografia deste pensador francês nascido em Montpellier e verificar uma pequena bibliografia.

Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização

A psicolinguística argentina Emilia Ferreiro é um dos nomes de maior influência na educação brasileira nos últimos 30 anos.

 A divulgação de seus livros no país, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização e chegou a influenciar as normas do governo para a área.

Emilia se transformou em uma espécie de referência para o ensino no Brasil e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, o campo de estudo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget (1896-1980). 

A psicolinguística estudou e trabalhou com ele. Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento.

Aqui você poderá também ver uma breve biografia e dicas de livros.

O conceito de afetividade de Henri Wallon

Estudiosos já citados aqui, como Jean Piaget e Lev Vygotsky já atribuíram importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão. 

Em seus estudos da criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, Wallon defende que a vida psíquica é formada por três dimensões – motora, afetiva e cognitiva-, que coexistem e atuam de forma integrada.



Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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