A frase de Freud "o inconsciente é a verdadeira realidade psíquica"



A frase de Freud "o inconsciente é a verdadeira realidade psíquica" significa que, segundo a teoria psicanalítica, o que acontece em nossa mente de forma inconsciente, ou seja, sem que tenhamos plena consciência disso, é o que realmente molda nossa personalidade e nosso pensamentos.

Dentro do inconsciente, existem memórias de longo prazo e memórias de curto prazo

Memórias de longo prazo são lembranças que ficam armazenadas em nossa mente por um longo tempo, muitas vezes desde a infância. Elas influenciam nossos comportamentos e emoções de maneiras que nem sempre entendemos de forma consciente.

Já as memórias de curto prazo são experiências recentes que também afetaram nossa maneira de pensar e agir, mas ainda não tiveram tempo de se voltar memórias de longo prazo. Essas memórias de curto prazo podem estar relacionadas a eventos do dia a dia, interações sociais ou até mesmo sonhos.

Portanto, a frase de Freud nos lembra que o que está escondido em nosso inconsciente, incluindo memórias de longo prazo e de curto prazo, desempenha um papel fundamental na formação de nossa personalidade e na maneira como percebemos o mundo, mesmo que não estejamos cientes disso


Consciente para Freud
Freud definiu o estado de consciência como um nível da mente humana em que estamos cientes da realidade exterior e processamos os pensamentos de forma racional. Na psicanálise, a instância mental do consciente é que nos permite identificar aquilo que existe no mundo real.

História: "A Jornada da Família Silva"

Era uma vez a Família Silva, composta por Carlos, Maria e seus quatro filhos: Ana, Pedro, Sofia e Rafael. 

A família vivia em uma pequena cidade e enfrentava muitos desafios juntos. No entanto, a vida deles começou a mudar quando Carlos, o pai, perdeu seu emprego, o que o encheu de grande estresse e ansiedade em casa.

Carlos e Maria decidiram que era hora de enfrentar essa situação juntos, de forma justa e ética. Eles explicaram para seus filhos a situação e como todos precisaram colaborar para economizar dinheiro e lidar com o estresse. 

As crianças, Ana, Pedro, Sofia e Rafael, responderam de maneira assertiva, demonstrando empatia por seus pais e disposição para ajudar em casa.

Enquanto a família enfrentava esse desafio, surgiram mágoas e traumas do passado. 

Maria percebeu que ainda carregava ressentimentos de uma briga antiga com seu irmão, e Carlos se lembrou de um acontecimento traumático de sua infância que o afetou até hoje. Juntos, eles decidiram buscar ajuda terapêutica para lidar com essas questões, buscando a ressignificação de suas emoções.

Com terapia, uma família aprendeu a enfrentar seus medos, ansiedades e traumas. Eles descobriram que, ao abordar essas questões, poderiam construir relacionamentos mais fortes e saudáveis ​​entre eles. 

A resiliência da família Silva cresceu à medida que enfrentavam desafios de frente e encontravam maneiras de superá-los juntos.


Exercícios para Discussão:

  • Refletindo sobre a história da Família Silva: Pergunte aos alunos/clientes como eles se identificam com os membros da família ou com as situações descritas na história. Eles já passaram por situações semelhantes? Como lidaram com elas?

  • Assertividade e empatia: Peça aos participantes que discutem o papel da assertividade e da empatia na história. Como os personagens apresentam essas qualidades? Como a comunicação assertiva impactou a resolução dos problemas?

  • Lidando com traumas e mágoas: Converse sobre a importância de importância e lidar com traumas e mágoas passadas. Peça que compartilhem exemplos de como lidaram com essas emoções em suas vidas.

  • Resiliência e ressignificação: Explore o conceito de resiliência e ressignificação. Pergunte como a família Silva demonstrou e resiliência como a terapia ajudou na ressignificação de suas emoções.

  • Aplicação na vida real: Peça que os alunos/clientes reflitam sobre como podem aplicar as lições aprendidas com a Família Silva em suas vidas. Quais ações tomar para lidar com desafios, traumas e emoções de maneira mais saudável e construtiva?

Esses exercícios construir  para meus alunos, clientes e o público leigo para ajudar a explorar os temas de assertividade, justiça, ética, resiliência, ressignificação de emoções e lidar com traumas e mágoas em suas próprias vidas, utilizando a história da Família Silva como ponto de partida.





Vou expandir a história da Família Silva para incluir a influência da educação desde o ventre materno.

 

História: "A Jornada da Família Silva - Parte 2: A Educação Desde o Ventre Materno"

A Família Silva, que já havia enfrentado desafios e aprendido lições valiosas, agora se deparava com uma nova jornada: a educação desde o ventre materno.

Maria, a mãe, estava grávida do seu quinto filho. Durante a gravidez, ela começou a ler sobre o desenvolvimento pré-natal e a influência do ambiente no útero sobre o bebê. 

A família percebeu que a educação não começa apenas quando uma criança nasce, mas desde o início, ainda no ventre materno.

Maria passou a cuidar de sua saúde física e emocional de maneira mais atenta durante a gravidez. 

Ela percebeu que suas emoções e estado de espírito também afetaram o bebê em desenvolvimento. Assim, ela praticou técnicas de relaxamento e meditação para manter um ambiente mais calmo e positivo para o bebê.

Uma família, incluindo os quatro filhos mais velhos, começou a se envolver mais no processo de educação pré-natal. Eles conversaram com o bebê no ventre de Maria, tocavam música suave e contavam histórias, criando um ambiente carinhoso e estimulante.

À medida que o tempo passava, a família notou que o bebê respondia às suas vozes e estímulos no ventre de Maria. Eles reconheceram que o bebê estava aprendendo, mesmo antes de nascer, absorvendo a atenção, o amor e os estímulos educacionais fornecidos por sua família.

Quando o bebê finalmente nasceu, a família continuou a cultivar um ambiente de aprendizado e apoio. Eles se tornaram ainda mais conscientes da importância de nutrir a curiosidade, a ética, a resiliência e a empatia desde o início da vida do bebê.

 

Lições Aprendidas:

 A educação começa desde o ventre materno: O bebê é sensível ao ambiente e estímulos durante a gravidez. Os pais podem influenciar positivamente o desenvolvimento do bebê por meio de um ambiente saudável e amoroso.

 Envolvimento da família: Toda a família pode se envolver na educação desde o início, fortalecendo os laços e criando um ambiente de aprendizado e amor.

Valores importantes: A educação não se limita aos conhecimentos acadêmicos, mas também envolve valores como ética, resiliência, empatia e justiça, que podem ser cultivados desde os primeiros momentos da vida da criança.

Estímulo contínuo: A aprendizagem é um processo contínuo, e a família pode continuar a estimular a curiosidade e o desenvolvimento da criança à medida que ela cresce.

A história da Família Silva ilustra como a educação desde o ventre materno pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da criança, enfatizando a importância de um ambiente amoroso e educacional desde o início da vida.

Bibliografias

https://super.abril.com.br/cultura/infografico-as-principais-teorias-de-freudhttps://super.abril.com.br/cultura/infografico-as-principais-teorias-de-freud

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