O que é ansiedade normal
O que é ansiedade normal
Mesmo nas melhores situações, todas as crianças experimentam alguma ansiedade na forma de preocupação, apreensão, pavor, medo ou angústia.
Nervosismo ocasional e ansiedades passageiras ocorrem quando uma criança é confrontada pela primeira vez com uma situação desconhecida ou especialmente estressante.
Pode ser uma proteção importante ou sinal de cautela em determinadas situações. De fato, existem medos específicos esperados que acompanham cada estágio do desenvolvimento infantil.
Ansiedade: Normal e Necessária
De crianças a adolescentes, os desafios da vida podem ser enfrentados com um recuo temporário da situação, uma maior confiança nos pais para se tranqüilizar, uma relutância em arriscar e uma confiança vacilante.
Normalmente, essas preocupações serão resolvidas quando a criança aprender a dominar a situação ou a situação mudar. Incorporando suas habilidades recém-descobertas, seja dominar uma nova escola, a piscina do bairro, fazer testes, encontrar cães, as crianças superam seus medos e não têm efeitos negativos duradouros.
Os pais podem facilitar o ajuste bem-sucedido de uma criança a um novo desafio:
(1) aceitando as preocupações da criança,
(2) ouvindo as percepções da criança e corrigindo suavemente a desinformação
Medos Típicos da Infância
Infância
Em resposta a uma capacidade crescente de diferenciar rostos familiares (pais) de desconhecidos, a ansiedade de estranhos (agarrar-se e chorar quando um estranho se aproxima) desenvolve-se por volta dos 7-9 meses e normalmente desaparece no final do primeiro ano.
Primeira Infância
À medida que cresce um apego saudável aos pais, a ansiedade de separação (choro, tristeza, medo de deserção após a separação) surge por volta de um ano e melhora nos 3 anos seguintes, desaparecendo na maioria das crianças no final do jardim de infância.
À medida que os mundos das crianças se expandem, elas podem temer situações novas e desconhecidas e perigos reais e imaginários de cães grandes, aranhas e monstros.
Crianças de 3 a 6 anos estão tentando dominar o que é real e o que não é, e até que isso seja resolvido, elas podem ter dificuldade com personagens fantasiados, fantasmas e seres sobrenaturais.
Enquanto tentam dominar os medos do que poderia ser, eles podem lutar com o escuro, o porão, os armários e debaixo da cama. À medida que a criança aprende a administrar e deixar de lado esses medos, sua capacidade de dormir sozinha estará garantida.
Crianças em idade escolar
A cada ano, com acesso a novas informações, as crianças começam a temer os perigos do mundo real – simulacros de incêndio, ladrões, tempestades, doenças ou drogas.
Com a experiência, eles aprendem que esses riscos podem existir como perigos remotos, em vez de iminentes. No ensino médio, a crescente importância do status social leva a comparações sociais e preocupações com a aceitação social.
Preocupações com desempenho acadêmico e atlético e identificação de grupos sociais são normais. Aprender sobre várias doenças de saúde física e mental na escola pode levar a algumas preocupações temporárias sobre risco e segurança.
Os adolescentes continuam focados na aceitação social, mas com uma preocupação maior em encontrar um grupo que reflita a identidade escolhida. Preocupações com o mundo maior, questões morais e seus sucessos futuros são comuns.
Quando você deve se preocupar
A ansiedade é considerada um transtorno não com base no que a criança está se preocupando, mas sim em como essa preocupação está afetando o funcionamento de uma criança.
O conteúdo pode ser "normal", mas a ajuda é necessária quando uma criança está se preocupando demais ou sofrendo imensamente com o que pode parecer situações insignificantes, quando a preocupação e a evitação se tornam a resposta automática da criança em muitas situações, quando ela se sente constantemente tensa , ou quando persuadir ou tranquilizar são ineficazes em movê-los.
Para essas crianças a ansiedade não é protegê-las, mas sim impedi-las de participar plenamente das atividades típicas da vida diária – escola, amizades, desempenho acadêmico.
Ansiedades do Problema
A ansiedade incessante que dura semanas ou meses pode causar sofrimento físico na forma de dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, vômitos e insônia, dificuldade para dormir, relutância em ir à escola ou em outro lugar fora da zona de conforto da criança, acessos de choro, acessos de raiva e apego são comuns.
A ansiedade também pode interferir na concentração e na tomada de decisões de uma criança. O pensamento de uma criança ansiosa é tipicamente irreal, catastrófico e pessimista.
Eles podem buscar garantias excessivas e, no entanto, o benefício dessa garantia é passageiro. A irritabilidade e a raiva também podem ser sinais de alerta para a ansiedade quando uma criança fica frustrada pelo estresse da preocupação ou desgastada pela privação do sono.
Para algumas crianças, sentir-se "diferente" de outras crianças pode ser uma fonte adicional de preocupação.
No contexto de um jogo ou roleplay, os pais podem usar fantoches ou uma voz boba para diferenciar o pensamento preocupado do pensamento normal.
Um bicho da preocupação pode estar zumbindo por aí, assustando um bicho de pelúcia, digamos, um elefante que tem medo de cachorros, só porque o bicho da preocupação continua dizendo coisas maldosas e mandonas -
"você não pode brincar com o cachorrinho, os cachorrinhos latem e você também é assustada."
Os pais podem então se virar para seu filho e dizer:
"Uau, esse bicho da preocupação está sendo tão malvado, e não está certo. Está dizendo que todos os cachorrinhos são malvados, isso não é verdade, vamos pensar em alguns cachorrinhos legais. para uma caminhada e o bicho da preocupação tenta te assustar, você pode ser corajoso e mandar de volta! Vamos usar uma voz forte e dizer:
"Ei bicho da preocupação, os cachorrinhos podem ser legais, vá embora, eu sou o chefe!
Caixa de Ideias: Use bichos de pelúcia para representar as partes, pergunte à criança do que o bicho de pelúcia tem medo; use um bicho de pelúcia diferente para dizer os pensamentos "corajosos" sobre a situação. |
De libertar seu filho da ansiedade por Tamar Chansky, Ph.D. (Broadway, 2004). Todos os direitos reservados.
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
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Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
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Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
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No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
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