Habilidades Motoras e Brincadeiras
Muitos pais acham que brincar na infância com seus filhos é perda de tempo, mas não é bem assim, nos primeiros anos de desenvolvimento as crianças começam a criar um conjunto de habilidades motoras que denominamos como habilidades motoras fundamentais.
Segundo os autores Haywood & Get Dell, Payne & Isaacs, Goodway e Branta (2010,2007,2003) as habilidades motoras fundamentais são os principais alicerces para o desenvolvimento das habilidades esportivas especificas e dos movimentos mais complexos.
Então, lembre-se que ao brincar com o seu filho (a), você irá trabalhar habilidades motoras como:
- Habilidades Manipulativas = arremessar, quicar, chutar, lançar, rebater, cabecear, agarrar, rolar.
- Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar.
- Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.
Além desses benefícios você terá momentos de prazer e diversão, pois nesse momento da brincadeira esquecemos os problemas e preocupação do nosso cotidiano.
Brincadeiras para trabalhar em casa habilidades motoras com crianças de 5 a 7 anos
Habilidades Manipulativas:
1 - Usar um objeto para derrubar outro
A brincadeira consiste em colocar algum objeto que seja leve o suficiente para ser derrubado com a força de uma criança. Mas, pesado o suficiente para ficar parado no lugar e não sair voando.
Essa atividade pode ser feita em um espaço dentro de casa ou no quintal, os objetos podem estar no chão ou no alto.
2 - Arremesso de bolinha no balde
Usando bola e balde, a ideia é que a criança acerte a cesta, jogando a bola dentro do balde. O ideal é variar o tipo de lançamento, longe, perto, alto, baixo, mão direita e esquerda, com as duas mãos, etc. Tente todas as opções. Assim como a variação do tipo de lançamento, é muito importante tentar variar o tipo de bola e o tipo de cesta. Bola maior, menor, leve, pesada e balde largo, estreito, alto, baixo, etc. Quanto mais variação melhor.
Habilidades Locomotoras:
O Mestre Mandou
É um jogo infantil para dois ou mais jogadores. Um jogador assume o papel de "Mestre" e emite instruções (geralmente ações físicas como andar, parar, correr) para os outros jogadores, que devem ser seguidas somente quando precedidas da frase "O mestre mandou".
Os jogadores são eliminados do jogo seguindo as instruções que não são imediatamente precedidas pela frase ou deixando de seguir uma instrução que inclui a frase "O mestre mandou". É a capacidade de distinguir entre comandos genuínos e falsos, em vez de habilidades físicas, que geralmente importa no jogo. Na maioria dos casos, a ação só precisa ser tentada.
Morto vivo
Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores.
Quando o líder disser: ‘Morto!’, todos terão que agachar. Quando o líder disser: ‘Vivo’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder.
A velocidade em que os comandos de ‘Vivo’ ou ‘Morto’ são dados, vai definir o grau de dificuldade da brincadeira, assim como a sequência, que ficará por conta da criança líder, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes.
Habilidade de Estabilização:
Equilíbrio em um pé só
Faça a criança ficar com um pé no chão e outro em cima de um banquinho, depois pode tirar o banquinho e deixar uma perna para cima e outra no chão. Essa é a atividade mais simples para melhorar o equilíbrio em um pé só e pode ser modificada para ficar cada vez mais difícil.
Parada de mão (Plantar Bananeira)
Procure um espaço na sua casa coloque as mãos no chão, deixando os braços estendidos, e apoie as costas e os pés na parede. As mãos ficam firmes no chão. Essa é uma atividade mais simples, mas pode ser modificada para ficar cada vez mais difícil.
Futebol é um esporte muito popular do mundo. É arte, emoção, amor, pulsação, vibração e tantas outras emoções. Por falar em emoções, com as crianças em casa, são muitas as emoções, não é mesmo?
A ausência da escola, a distância dos amigos e a falta de espaço para a prática de atividade física têm sido motivos de fortes emoções com os pequenos que ficam mais ociosos, entediados e por vezes mais impacientes em casa.
Assim, o esporte, que foi inventado em 1863 na Inglaterra e se tornou símbolo do Brasil, país reconhecido mundialmente pelos feitos no esporte, pode ser uma alternativa para os que estão dentro de casa.
Para isso, no entanto, são necessárias algumas adaptações no jogo, nas regras ou espaços, o que não é nenhuma novidade para os alunos, já que, segundo dados do censo escolar divulgados pelo MEC, apenas 31% têm os equipamentos adequados para o jogo.
Além disso, neste percentual, temos os espaços em que a conservação está deteriorada, ou seja, com o piso rachado ou sem todos os materiais, como redes, gols, entre outros.
Portanto, a grande maioria dos espaços pode ser adaptada para a prática do futebol, com alguns ajustes conforme as dicas a seguir.
Dicas de atividades relacionadas ao futebol para praticar dentro de casa
Gol a Gol
A brincadeira com os pares de sapato como traves nos campos de asfalto (ruas) pode ser feita dentro de casa utilizando bolas de meia e criando algumas regras, como espaços demarcados dentro da casa ou passando por alguns desafios como pular, saltar, rolar antes de tentar os gols. Além de divertida, a brincadeira será uma atividade física aos pequenos que estão em casa.
Dedobol
Com tampinhas de garrafa plástica e um espaço plano, as crianças podem fazer demarcações para os gols e tentar acertar os alvos, sendo os jogadores os dedos das mãos. Com toques das tampinhas (petelecos), o objetivo é alcançar o gol adversário.
Chute Numérico
Em uma parede da casa, colocar folhas de papel numerada de 1 até 9, que serão alvos das crianças em chutes, que podem ser definidos em sequência ou ainda somente número ímpares, somente números pares, a data de nascimento, entre outras possibilidades. O objetivo é que as crianças treinem as habilidades manipuladoras e o raciocínio lógico-matemático.
Outra versão deste jogo, se houver mais de uma criança, é que elas tentem acertar os números maiores e façam um desafio no qual vence quem somar os números mais altos em três tentativas de chute.
Futebol de Canudo
Com dois canudos e bolinha de papel amassada, em um campo de futebol adaptado na mesa ou no chão, as crianças sopram a bolinha em direção ao gol. O objetivo é tentar vencer o oponente no sopro. O jogo, que promete ser bastante animado e divertido, é uma possibilidade de desenvolver a capacidade respiratória da criança e habilidades como estratégia e criatividade.
Durante o momento das brincadeiras com as crianças, as capacidades físicas e as habilidades de convívio serão estimuladas, além da possibilidade de troca de conhecimento acerca do esporte, história do esporte e curiosidades entre as famílias.
Filmes infantis que trabalham as competências socioemocionais
Filmes que ensinam empatia, trabalho em grupo, a importância dos sentimentos e muito mais para os pequenos
A maioria das crianças adoram filmes e, por mais que sejam infantis, é possível que toda a família assista junta. Isso é ainda melhor para as crianças quando esses filmes ajudam a trabalhar suas competências socioemocionais e a escola pode recomendá-los.
Na Netflix você vai encontrar bons filmes para isso. São longas que ajudam as crianças a se conhecerem melhor, a enxergarem suas próprias emoções com maior clareza e assim, aprendem a lidar melhor com elas e com diversas situações.
Quer saber quais são eles e aproveitar a quarentena para assistir com os pequenos? Então, confira abaixo!
Filmes que ajudam nas competências socioemocionais:
Monstros S.A.
O primeiro ponto interessante do filme a ser analisado é o fato de dois indivíduos (monstros) que são rivais e com personalidades bem diferentes serem obrigados a trabalhar em equipe para uma competição.
Inicialmente, a preocupação maior é com a popularidade, ou seja, como eles são vistos pelos outros, algo que é bastante comum na nossa sociedade.
Porém, com um acontecimento inesperado (a menina aparecendo), eles percebem que a estratégia precisa mudar. Para ganharem, precisam ter mais humildade, empatia e a persistência.
É uma forma também de mostrar que, mesmo quando as coisas fogem do nosso controle, elas podem trazer pontos positivos se vistas como um aprendizado.
Divertidamente
Um filme simplesmente encantador e que é capaz de arrancar lágrimas até dos mais durões.
O filme mostra como funciona a cabeça de uma criança, a Riley, e todos os sentimentos da menina são representados por personagens: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo que coordenam a sala de comando.
Riley era muito feliz na antiga cidade e com os amigos, mas isso muda de repente quando ela se muda com a família. As emoções dela começam a desmoronar e ela não sabe como lidar com essa nova vida.
Uma das maiores lições desse filme ocorre quando a tristeza é capaz de resolver todos os problemas. A gente não quer sofrer e não quer que as crianças sofram, mas às vezes, um pouco de tristeza pode ser o que é necessário para seguirmos em frente.
Procurando Dory
É a sequência do filme procurando Nemo, nele continuam em uma busca, mas agora é pelos pais de Dory.
Como Dory tem um problema de memória, ela pede ajuda aos amigos nessa empreitada. Essa é uma maneira de mostrar aos pequenos que, às vezes, pedir ajuda não é apenas necessário, é algo imprescindível.
Uma mensagem muito importante que o filme passa é que, apesar da deficiência na memória de Dory, ela é capaz de encontrar os pais apenas seguindo os próprios instintos. Outro ponto a ser destacado é a determinação e a confiança em si que a protagonista mostra. Mesmo com vários fatores contra, ela continua no seu objetivo até alcançá-lo.
O Pequeno Príncipe
É, sem dúvida alguma, um filme que toda criança e adulto deve assistir. Conta as aventuras de um príncipe que mora em um asteroide.
Esse é um grande clássico da literatura e é bem provável que você já tenha ouvido algumas passagens da história. Por exemplo, a frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” ou então “as pessoas são necessárias porque constroem muros ao invés de pontes”.
Só por essas frases dá para entender bem o impacto emocional que ele tem na vida de uma criança. São lições que devem ser levadas para toda a vida.
Shrek
Eis um filme que vai ajudar a desconstruir na mente das crianças algo muito importante: a aparência.
Hoje, além dos clipes de música, revistas, famosos, também temos diversos perfis no Instagram com pessoas que ganham inúmeros seguidores e dinheiro simplesmente por conta da aparência. E isso pode passar uma ideia errada para os pequenos, a ideia de que para ser feliz é preciso ser bonito.
O filme Shrek consegue mostrar que o amor verdadeiro e a felicidade verdadeira podem crescer em qualquer pessoa, não importa como é a aparência dela. Além de ser um filme superdivertido, consegue mostrar também o valor da amizade.
Agora você tem 5 ótimas opções de filmes que vão ajudar a trabalhar as competências socioemocionais nas crianças. É importante mostrar isso de uma forma divertida, ou seja, por meio de filmes, pois as chances de os pequenos aprenderem realmente e entenderem melhor os sentimentos são maiores.
- Formo Conselheiros em Dependência Química
- Supervisão para psicopedagogas (os)
- Curso de Psicopedagogia para Professores, Pais e Instituições Religiosas
- Cursos de Aconselhamentos
- Cursos Gestão para Profissionais da Beleza
- Homeschooling - palestras, mentoria e cursos.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.