Habilidades Motoras e Brincadeiras


Muitos pais acham que brincar na infância com seus filhos é perda de tempo, mas não é bem assim, nos primeiros anos de desenvolvimento as crianças começam a criar um conjunto de habilidades motoras que denominamos como habilidades motoras fundamentais.

Segundo os autores Haywood & Get Dell, Payne & Isaacs, Goodway e Branta (2010,2007,2003) as habilidades motoras fundamentais são os principais alicerces para o desenvolvimento das habilidades esportivas especificas e dos movimentos mais complexos.


Então, lembre-se que ao brincar com o seu filho (a), você irá trabalhar habilidades motoras como:

  • Habilidades Manipulativas = arremessar, quicar, chutar, lançar, rebater, cabecear, agarrar, rolar.
  • Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar.
  • Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

Além desses benefícios você terá momentos de prazer e diversão, pois nesse momento da brincadeira esquecemos os problemas e preocupação do nosso cotidiano.


Brincadeiras para trabalhar em casa habilidades motoras com crianças de 5 a 7 anos

Habilidades Manipulativas:

1 - Usar um objeto para derrubar outro

A brincadeira consiste em colocar algum objeto que seja leve o suficiente para ser derrubado com a força de uma criança. Mas, pesado o suficiente para ficar parado no lugar e não sair voando.

Essa atividade pode ser feita em um espaço dentro de casa ou no quintal, os objetos podem estar no chão ou no alto.

 

2 - Arremesso de bolinha no balde

Usando bola e balde, a ideia é que a criança acerte a cesta, jogando a bola dentro do balde. O ideal é variar o tipo de lançamento, longe, perto, alto, baixo, mão direita e esquerda, com as duas mãos, etc. Tente todas as opções. Assim como a variação do tipo de lançamento, é muito importante tentar variar o tipo de bola e o tipo de cesta. Bola maior, menor, leve, pesada e balde largo, estreito, alto, baixo, etc. Quanto mais variação melhor.

 

Habilidades Locomotoras:

O Mestre Mandou

É um jogo infantil para dois ou mais jogadores. Um jogador assume o papel de "Mestre" e emite instruções (geralmente ações físicas como andar, parar, correr) para os outros jogadores, que devem ser seguidas somente quando precedidas da frase "O mestre mandou".

Os jogadores são eliminados do jogo seguindo as instruções que não são imediatamente precedidas pela frase ou deixando de seguir uma instrução que inclui a frase "O mestre mandou". É a capacidade de distinguir entre comandos genuínos e falsos, em vez de habilidades físicas, que geralmente importa no jogo. Na maioria dos casos, a ação só precisa ser tentada.

 

Morto vivo

Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores.

Quando o líder disser: ‘Morto!’, todos terão que agachar. Quando o líder disser: ‘Vivo’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder.

A velocidade em que os comandos de ‘Vivo’ ou ‘Morto’ são dados, vai definir o grau de dificuldade da brincadeira, assim como a sequência, que ficará por conta da criança líder, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes.


Habilidade de Estabilização:

Equilíbrio em um pé só

Faça a criança ficar com um pé no chão e outro em cima de um banquinho, depois pode tirar o banquinho e deixar uma perna para cima e outra no chão. Essa é a atividade mais simples para melhorar o equilíbrio em um pé só e pode ser modificada para ficar cada vez mais difícil.

 

Parada de mão (Plantar Bananeira)

Procure um espaço na sua casa coloque as mãos no chão, deixando os braços estendidos, e apoie as costas e os pés na parede. As mãos ficam firmes no chão. Essa é uma atividade mais simples, mas pode ser modificada para ficar cada vez mais difícil.

Futebol é um esporte muito popular do mundo. É arte, emoção, amor, pulsação, vibração e tantas outras emoções. Por falar em emoções, com as crianças em casa, são muitas as emoções, não é mesmo?

A ausência da escola, a distância dos amigos e a falta de espaço para a prática de atividade física têm sido motivos de fortes emoções com os pequenos que ficam mais ociosos, entediados e por vezes mais impacientes em casa. 

Assim, o esporte, que foi inventado em 1863 na Inglaterra e se tornou símbolo do Brasil, país reconhecido mundialmente pelos feitos no esporte, pode ser uma alternativa para os que estão dentro de casa.

Para isso, no entanto, são necessárias algumas adaptações no jogo, nas regras ou espaços, o que não é nenhuma novidade para os alunos, já que, segundo dados do censo escolar divulgados pelo MEC, apenas 31% têm os equipamentos adequados para o jogo. 

Além disso, neste percentual, temos os espaços em que a conservação está deteriorada, ou seja, com o piso rachado ou sem todos os materiais, como redes, gols, entre outros.

Portanto, a grande maioria dos espaços pode ser adaptada para a prática do futebol, com alguns ajustes conforme as dicas a seguir.

 

Dicas de atividades relacionadas ao futebol para praticar dentro de casa

Gol a Gol

A brincadeira com os pares de sapato como traves nos campos de asfalto (ruas) pode ser feita dentro de casa utilizando bolas de meia e criando algumas regras, como espaços demarcados dentro da casa ou passando por alguns desafios como pular, saltar, rolar antes de tentar os gols. Além de divertida, a brincadeira será uma atividade física aos pequenos que estão em casa.

Dedobol

Com tampinhas de garrafa plástica e um espaço plano, as crianças podem fazer demarcações para os gols e tentar acertar os alvos, sendo os jogadores os dedos das mãos. Com toques das tampinhas (petelecos), o objetivo é alcançar o gol adversário.

Chute Numérico

Em uma parede da casa, colocar folhas de papel numerada de 1 até 9, que serão alvos das crianças em chutes, que podem ser definidos em sequência ou ainda somente número ímpares, somente números pares, a data de nascimento, entre outras possibilidades. O objetivo é que as crianças treinem as habilidades manipuladoras e o raciocínio lógico-matemático.

Outra versão deste jogo, se houver mais de uma criança, é que elas tentem acertar os números maiores e façam um desafio no qual vence quem somar os números mais altos em três tentativas de chute.

Futebol de Canudo

Com dois canudos e bolinha de papel amassada, em um campo de futebol adaptado na mesa ou no chão, as crianças sopram a bolinha em direção ao gol. O objetivo é tentar vencer o oponente no sopro. O jogo, que promete ser bastante animado e divertido, é uma possibilidade de desenvolver a capacidade respiratória da criança e habilidades como estratégia e criatividade.

Durante o momento das brincadeiras com as crianças, as capacidades físicas e as habilidades de convívio serão estimuladas, além da possibilidade de troca de conhecimento acerca do esporte, história do esporte e curiosidades entre as famílias.

Filmes infantis que trabalham as competências socioemocionais

Filmes que ensinam empatia, trabalho em grupo, a importância dos sentimentos e muito mais para os pequenos


Pai, mãe e filha sentados no sofá assistindo a um filme e rindo.

A maioria das crianças adoram filmes e, por mais que sejam infantis, é possível que toda a família assista junta. Isso é ainda melhor para as crianças quando esses filmes ajudam a trabalhar suas competências socioemocionais e a escola pode recomendá-los. 

Na Netflix você vai encontrar bons filmes para isso. São longas que ajudam as crianças a se conhecerem melhor, a enxergarem suas próprias emoções com maior clareza e assim, aprendem a lidar melhor com elas e com diversas situações.

Quer saber quais são eles e aproveitar a quarentena para assistir com os pequenos? Então, confira abaixo!

Filmes que ajudam nas competências socioemocionais:

Monstros S.A.

O primeiro ponto interessante do filme a ser analisado é o fato de dois indivíduos (monstros) que são rivais e com personalidades bem diferentes serem obrigados a trabalhar em equipe para uma competição.

Inicialmente, a preocupação maior é com a popularidade, ou seja, como eles são vistos pelos outros, algo que é bastante comum na nossa sociedade. 

Porém, com um acontecimento inesperado (a menina aparecendo), eles percebem que a estratégia precisa mudar. Para ganharem, precisam ter mais humildade, empatia e a persistência.

É uma forma também de mostrar que, mesmo quando as coisas fogem do nosso controle, elas podem trazer pontos positivos se vistas como um aprendizado.

Divertidamente

Um filme simplesmente encantador e que é capaz de arrancar lágrimas até dos mais durões.

O filme mostra como funciona a cabeça de uma criança, a Riley, e todos os sentimentos da menina são representados por personagens: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo que coordenam a sala de comando.

Riley era muito feliz na antiga cidade e com os amigos, mas isso muda de repente quando ela se muda com a família. As emoções dela começam a desmoronar e ela não sabe como lidar com essa nova vida.

Uma das maiores lições desse filme ocorre quando a tristeza é capaz de resolver todos os problemas. A gente não quer sofrer e não quer que as crianças sofram, mas às vezes, um pouco de tristeza pode ser o que é necessário para seguirmos em frente.

Procurando Dory

É a sequência do filme procurando Nemo, nele continuam em uma busca, mas agora é pelos pais de Dory.

Como Dory tem um problema de memória, ela pede ajuda aos amigos nessa empreitada. Essa é uma maneira de mostrar aos pequenos que, às vezes, pedir ajuda não é apenas necessário, é algo imprescindível.

Uma mensagem muito importante que o filme passa é que, apesar da deficiência na memória de Dory, ela é capaz de encontrar os pais apenas seguindo os próprios instintos. Outro ponto a ser destacado é a determinação e a confiança em si que a protagonista mostra. Mesmo com vários fatores contra, ela continua no seu objetivo até alcançá-lo.

O Pequeno Príncipe

É, sem dúvida alguma, um filme que toda criança e adulto deve assistir. Conta as aventuras de um príncipe que mora em um asteroide.

Esse é um grande clássico da literatura e é bem provável que você já tenha ouvido algumas passagens da história. Por exemplo, a frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” ou então “as pessoas são necessárias porque constroem muros ao invés de pontes”.

Só por essas frases dá para entender bem o impacto emocional que ele tem na vida de uma criança. São lições que devem ser levadas para toda a vida.

Shrek

Eis um filme que vai ajudar a desconstruir na mente das crianças algo muito importante: a aparência.

Hoje, além dos clipes de música, revistas, famosos, também temos diversos perfis no Instagram com pessoas que ganham inúmeros seguidores e dinheiro simplesmente por conta da aparência. E isso pode passar uma ideia errada para os pequenos, a ideia de que para ser feliz é preciso ser bonito.

O filme Shrek consegue mostrar que o amor verdadeiro e a felicidade verdadeira podem crescer em qualquer pessoa, não importa como é a aparência dela. Além de ser um filme superdivertido, consegue mostrar também o valor da amizade.

Agora você tem 5 ótimas opções de filmes que vão ajudar a trabalhar as competências socioemocionais nas crianças. É importante mostrar isso de uma forma divertida, ou seja, por meio de filmes, pois as chances de os pequenos aprenderem realmente e entenderem melhor os sentimentos são maiores.



Sou Kátia Barbosa Rumbelsperger. 

Pedagoga nas serieis iniciais, fundamentais e administração. Bacharel em Teologia. Pedagoga Empresarial. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Terapeuta e Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional. Psicoterapeuta Holística. Especialista na Educação Especial, Dependência Química e Emocional. Terapia Cognitiva Comportamental. Orientadora Vocacional e Profissional com foco na Gestalt Terapia. Ensino Jovens e Adultos (EJA). Psicanálise Clínica em constante formação. Mentora e Mediadora em Conflitos.
·     

Ministro diversos cursos on-line e presencial. Treinamentos e Palestras.

·
  • Formo Conselheiros em Dependência Química
  • Supervisão para psicopedagogas (os)
  • Curso de Psicopedagogia para Professores, Pais e Instituições Religiosas
  • Cursos de Aconselhamentos
  • Cursos Gestão para Profissionais da Beleza
  • Homeschooling - palestras, mentoria e cursos.


Contatos:

(21)96885-8565 Kátia Rumbelsperger

Atendimento Presencial

Rua Pinto Teles 653 Campinho

(21) 97102-2028 - (21)99677-6112 Falar com Renato e Tereza

Todos os processos terapêuticos são utilizados recursos dinâmicos e vivenciais.

Atendimento com horário marcado

E-mail. katiaperger@gmail.com

Blog: http://katiarumbelsperger.blogspot.com

http://lattes.cnpq.br/5509934110112197

CRP07909/09-RJA 

CNPJ – 14.032.217/0001-98 Rua Pinto Teles 653


https://instituto-katia-rumbelsperger-360graus.negocio.site/

Bibliografias

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/440/brincadeiras-para-trabalhar-as-habilidades-motoras-das-criancas-em-casa

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/339/filmes-infantis-que-trabalham-as-competencias-socioemocionais

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/habilidades-e-competencias/a/312/competencias-gerais-da-bncc-x-socioemocionais

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/511/microlearning-conceito-e-dicas-preciosas-para-sua-implementacao


Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas