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Sigmund Freud deu uma atenção especial aos adolescentes a fim de entender melhor esse conceito, recente para a época. Para ele, tratava-se uma fase de separação dos pais e de preparação para a independência. Assim, a fase da adolescência seria complexa e longa, especialmente em nossa sociedade atual.

O que é a adolescência para a psicanálise?
Segundo Freud a adolescência seria esse período que marca o fim do período de latência (com a puberdade), e faz a transição para a fase genital (vida adulta). A partir dessa teoria Freud coloca a genitalidade como sendo um marco da vida adulta.

Como Freud compreende a puberdade é adolescência?
Freud (1905) utiliza o termo puberdade descrevendo-a como um segundo tempo da sexualidade. O primeiro ocorre na infância e retrocede ou é detido na latência; e o segundo sobrevém com a puberdade e determina a configuração definitiva da vida sexual.

Qual a visão da adolescência na perspectiva da psicanálise?
É como a travessia de um túnel perfurado desde ambas as extremidades. Nesse sentido, a adolescência é entendida como uma passagem que, a princípio, liga nada a lugar nenhum, mas possibilita novas “combinações e composições que levam a mecanismos complexos”. Nas palavras de Freud (1905 [1996] p

Qual é a fase da adolescência?
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:
Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Juventude – dos 15 aos 24 anos.

O que é a fase da adolescência?
Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos

Para aprender os adolescentes precisam de muito afeto dos pais e dos ensinantes.

Atendo muitos adolescentes com carências emocionais dos pais vivos "mortos" dentro de casa.

Outra situação são os relacionamentos com os educadores e colegas.

Temos a questão do Bullying caseiro e escolar que provocam desafetos.

Nem sempre é a dificuldade para aprender, o emocional vem com força total.

Como e que os 🧠adolescentes aprendem?

Cook-Harveyc, do Learning Policy Institute (EUA), por exemplo, revelam que as crianças aprendem melhor quando se sentem seguras e apoiadas. Do mesmo modo, seu aprendizado é prejudicado quando vivenciam situações de medo ou trauma nesses espaços, principalmente em situações de estresse nas quais deveriam receber apoio.


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Grata.

Sou Kátia Barbosa Rumbelsperger. Pedagoga nas serieis iniciais, fundamentais e administração. Bacharel em Teologia. Pedagoga Empresarial. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Terapeuta e Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional. Psicoterapeuta Holística. Especialista na Educação Especial, Dependência Química e Emocional. Terapia Cognitiva Comportamental. Orientadora Vocacional e Profissional com foco na Gestalt Terapia. Ensino Jovens e Adultos (EJA). Psicanálise Clínica em constante formação. Mentora e Mediadora em Conflitos.
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Ministro diversos cursos on-line e presencial. Treinamentos e Palestras.

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