14 ANOS – Como Penso, Como é meu Agir e Como Sinto.
NOSSOS FILHOS & FILHAS
FAMILIA SUFICIENTEMENTE BOA,
EQUILIBRADA E FLEXIVEL
14 ANOS – Como Penso, Como é meu Agir e Como
Sinto.
Sou ALEGRE - FRANCO (A) – COMUNICATIVO
A idade do 1º copo de cerveja, da paixão pela conversa:
“Bate-papo”.
Perigo do cigarro!
Da infância à adolescência, cada ano que passa o indivíduo amplia a compreensão, aumenta e aperfeiçoa às habilidades motoras, melhora a inteligência e a sua capacidade de utilizar em benefício próprio, todos os seus progressos físicos e mentais.
Os progressos físicos são
fáceis de avaliar, peso, altura, forma do corpo, e características do sexo.
Porém, os mentais são mais complexos, convém que os pais tenham as
principais noções da sucessão de etapas que obrigatoriamente as crianças
e os adolescentes atravessam no decorrer dos seus anos.
FATO CURIOSO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Segundo cientistas, jovens adiam planos de independência financeira e casamento, o que os torna ainda semidepentendes dos pais
Aquela fase odiada pela maioria das pessoas, a adolescência, ganhou uma sobrevida de cinco anos. Em vez de terminar aos 19, idade considerada na maioria dos países, um grupo de cientistas defende que a adolescência se estende dos 10 até os 24 anos.
Os mais jovens também estão adiando o casamento e a maternidade/paternidade.
De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unidos, a idade média para o primeiro casamento de um homem era 32,5 anos em 2013 e de 30,6 para as mulheres na Inglaterra e no País de Gales. Isso significa um aumento de 8 anos desde 1973.
No artigo que explica os motivos para o aumento da duração da adolescência, Susan Sawyer, diretora do Centro para a Saúde do Adolescente do Hospital Royal Children's em Melbourne, na Austrália, escreve: "Apesar de muitos privilégios legais da vida adulta começarem aos 18 anos, a adoção das responsabilidades e do papel de adulto geralmente acontece mais tarde".
Ela diz que postergar o casamento, o momento de ter filhos e a independência financeira significa "semidependência", o que caracteriza que a adolescência foi estendida.
No Brasil, a permanência por cada vez mais tempo dos jovens na casa dos pais é uma marca da chamada "geração canguru", nome dado pelo IBGE em 2013 ao fenômeno que engloba pessoas de 25 a 34 anos e que vem crescendo no país. Os dados foram divulgados na Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, com dados referentes ao intervalo entre 2002 e 2012.
Infantilizar os adultos
A socióloga da Universidade de Kent Jan Macvarish, que estuda paternidade, diz que há um perigo em estender o conceito de adolescência.
"Crianças mais velhas e jovens são moldados de maneira mais significativa pelas expectativas da sociedade sobre eles com o seu intrínseco crescimento biológico", ela diz."Não há nada necessariamente infantil em passar o início dos seus 20 anos no ensino superior ou tendo experiências no mundo do trabalho." E não deveríamos arriscar transformar o desejo deles por independência em uma patologia. "A sociedade deveria manter as expectativas mais altas em relação à geração seguinte", diz Macvarish.
Viner discorda dela e diz que ampliar a adolescência pode ser visto como dar poder aos jovens ao reconhecer as diferenças deles.
"Contanto que isso seja feito de uma posição de reconhecimento dos pontos fortes dos jovens e do potencial do desenvolvimento deles em vez de focar os problemas da adolescência."
*Com reportagem de Katie Silver, da BBC News.
Segundo algumas fontes oficiais, a adolescência é assim:
- Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a idade adolescência é entre os 10 e 19 anos.
- Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dos 12 aos 18 anos de idade.
- Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é dos 10 aos 19 anos de idade.
A faixa etária da adolescência para a OMS
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a adolescência é dividida em dois momentos:
- idade da pré-adolescência: dos 10 aos 14 anos.
- idade da adolescência: dos 15 aos 19 anos.
A faixa etária da adolescência para a Unicef
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a adolescência também pode ser entendida em duas etapas:
- fase inicial, 10 a 14 anos.
- fase final, 14 a 19 anos.
A faixa etária da adolescência para o Ministério da Saúde
No Brasil, existem duas definições oficiais sobre o que é a adolescência, cada uma com sua respectiva faixa etária.
Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a adolescência vai dos 12 aos 18 anos.
O Estatuto da Juventude, de 2013, define pessoas com 15 a 29 anos como “jovens”. Ou seja, dos 15 aos 18 anos você pode ser adolescente e jovem ao mesmo tempo.
Não que isso mude algo de forma prática no cotidiano, é só uma curiosidade rápida sobre a lei brasileira, que só interfere em questões legais muito específicas.
A pré-adolescência começa com quantos anos?
A pré-adolescência corresponde à faixa dos 10 a 13 anos de idade.
Este pode ser um período turbulento para pais e filhos, já que o corpo começa a mudar, causando curiosidade ou mesmo insegurança. É aqui que seu filho começa a deixar os brinquedos de lado, começa a se preocupar mais com a própria aparência, entre outras mudanças.
Entre as principais características da pré-adolescência, estão:
- Início da puberdade.
- Crescimento do corpo.
- Interesse pelo “social”, pela sensação de fazer parte de um grupo.
- Necessidade crescente de privacidade.
A adolescência média começa com quantos anos?
A chamada “adolescência média” vai dos 14 aos 18 anos.
É aqui que seu filho começa a amadurecer de fato e a se preparar para a vida adulta. É o momento de buscar uma identidade “só sua” e de começar a se sentir independente e livre.
É aqui que ele aparece com o primeiro namoradinho ou namoradinha, se identifica com alguma “tribo urbana”, como os otakus ou os kpoppers, forma uma banda punk com os amigos para tocar na garagem…
O que esperar dessa fase da adolescência:
- As mudanças da puberdade continuam acontecendo.
- Começa o interesse por relações sexuais e românticas.
- Surgem as preocupações com seu “status social”.
- Buscam maior independência da família.
O que é a adolescência para a psicologia
Na psicologia, adolescência é um período de intensos “estresses e confusões”, segundo um documento do Conselho Federal de Psicologia.
Essa definição se baseia nas várias transformações pelas quais o corpo e a mente dos jovens passam.
Além das mudanças físicas, como crescimento dos seios, mudança de voz e aparecimento de pelos no corpo, existe uma forte carga hormonal que faz os adolescentes despertarem para a sexualidade.
Como resultado, a psicologia entende que o adolescente “se volta para si” até se tornar um adulto. Em outras palavras, ficam mais isolados e concentrados em seu mundo interior enquanto tentam se ajustar às pessoas e situações que os cercam.
Diante disso, surgem alguns comportamentos considerados comuns:
- Isolamento, para reordenar suas emoções e lidar com a própria sexualidade.
- Preocupações com a própria identidade.
- Desejo de independência, que frequentemente é confundida com rebeldia.
- Preocupações em se adequar, que se reflete em copiar alguns comportamentos, querer mudar a própria aparência e observar os hábitos dos outros.
- Necessidade de expor opiniões (e mudá-las com frequência), como parte da busca de encontrar seu lugar no mundo em meio às transformações pelas quais estão passando.
É por causa disso que alguns adultos consideram a adolescência tão difícil de lidar. É importante entender que eles precisam de apoio e tratá-los como adultos não resolve a “rebeldia”.
Até porque, de acordo com as definições mais modernas de adolescência, ela demora muito mais para terminar do que os pais estão acostumados…
Adolescentes tardios ou jovens adultos?
A partir da faixa dos 18-20 anos, começa a ficar difícil saber com quantos anos começa a adolescência.
Afinal, com 18 anos, já somos considerados adultos, certo? Já podemos começar a trabalhar e em muitos casos temos a missão de escolher um curso na faculdade, uma decisão que vai impactar toda a nossa vida.
Mas, para muitos especialistas, nessa época nós ainda somos adolescentes. Essa época é a adolescência tardia. Nossos corpos já estão formados ou quase lá, passamos pela puberdade, mas ainda estamos engatinhando na vida adulta.
Entre as características da adolescência tardia, estão:
- Busca por aceitação.
- Desejo de encontrar uma identidade própria e individual.
- Busca por viver a vida intensamente.
- Começam a ordenar e definir prioridades.
- Buscam independência completa dos pais.
Até agora não existe consenso sobre com quantos anos começa a adolescência tardia. Segundo a OMS, somos jovens adultos dos 18 aos 25 anos.
Mas há psicólogos que defendem que esta fase vai dos 16 aos 19 anos.
E há quem nem se arrisque a determinar quando ela termina…
Para a ciência, adolescência vai até os 24 anos
Na visão de um grupo de cientistas australianos, a adolescência deveria terminar oficialmente por volta dos 24 anos.
Algumas pesquisas descobriram que os adolescentes de hoje fazem atividades consideradas “menos adultas” do que os adolescentes da década de 1990. Por exemplo, tirar a carteira de motorista, começar um trabalho depois da escola, ou ter uma vida amorosa ativa; todas essas são práticas que acontecem muito mais tarde hoje em dia.
Os jovens também estão fazendo menos sexo e saindo menos de casa, em geral (isso tudo antes da pandemia, hein!). Eles também estão ficando mais tempo morando com os pais, ao contrário da geração anterior.
Entre os motivos para isso estão a popularidade dos smartphones, que limitam a necessidade de contato físico, e a economia e a inflação, que faz ser mais difícil ser financeiramente independente.
Por isso, os cientistas afirmam que os seres humanos estão “amadurecendo” para a vida adulta mais tarde.
E como você era aos 24? Já se considerava adulto ou ainda era dependente dos pais?
POSTURA
As
meninas já
atingiram completa maturidade sexual, tendo a postura muito semelhante a da pessoa
adulta.
Os
meninos ainda vão
completar as características sexuais finais.
1º
- Pescoço quase perpendicular (esticado)
2º
- Tórax moderadamente elevado
3º
- Coluna dorsal reta.
Em
relação aos 13 anos, o 14 parece “outra pessoa”
Passa
retraimento e dos escrúpulos dos 13 anos à alegria e à comunicabilidade do 14.
A moral dos 13 anos não é muito segura, ao contrário
revela-se um pouco fluída. Sobretudo aos meninos, a questão de consciência não
preocupa muito. Vive o presente aqui e agora. Idade do cigarro e fase do
afastamento da família.
O
jovem começa a adquirir consciência de si mesmo, sente que existe como
indivíduo, e é justamente o momento oportuno para descobri e cultivar o
talento.
- ü
Inicia
a arte de dominar a vida,
- ü Sabe determinar o que deseja e o
que não deseja,
- ü Sabe como escolher os seus amigos e
ocupações
- ü
Resolve
o esporte ou o jogo a que quer assistir e a festa a que deseja comparecer
Os
14 anos diz “eu sou assim mesmo”. As
vezes precipita-se e toma responsabilidades maiores que sua capacidade,
necessitando da ajuda do adulto, embora, no íntimo, acredita-se suficiente. É ansioso
(a) por contatos sociais e aceita mais compromissos do que lhe é possível
atende; está recuperando o tempo perdido aos 12 e aos 13 anos, quando era muito
encabulado.
Cioso de seu aspecto O que é uma pessoa cioso? Que cuida ou dá atenção àquilo porque tem apreço ou a que dá importância; zeloso, cuidadoso, atencioso: cioso dos deveres: cioso da reputação [Antônimo.: descuidado, negligente. ].
Cuida de seu cabelo, é a idade da primeira gravata e da primeira calça comprida. (dependendo dos hábitos e da sociedade em que vive).
Equilíbrio
dos adultos são fundamentais nesses momentos.
Em casa, já se
escutam novamente barulho e cantorias, não sente necessidade de retrair-se, a
interiorização e a cautela anterior serviram para enriquecer a estrutura da sua
personalidade.
Os 14 anos não oculta seus sentimentos
Fala alto
Conta prosa
Possui grande segurança de si próprio devido às novas energias interiores
Gosta da vida
Procura ser amável e falar com todo mundo, em casa como fora dela.
Aprecia estar em grupo e ter grande variedade de amigos.
Gosta de ser popular entre eles e nasce a ideia da
turma, cujo padrão, às vezes resulta incompatível com as exigências do lar e da escola.
É tolerante e procura harmonizá-la com as exigências de família.
Dentre os amigos (amigas) prefere os mais populares, os mais atrevidos
nas atitudes, ou os mais valentes no esporte ou na briga.
As diferenças de temperamentos e
características sexuais são cada vez mais evidentes, mas variáveis de indivíduo.
A terça parte dos meninos, á se interessa por meninas, e metade das meninas já
se interessam pelos meninos.
Particularidade própria dos 14 anos é a paixão pela conversa,
pelo bate-papo entre eles, sendo este o passatempo preferido. Essa atividade
não representa desperdício de tempo, é uma necessidade, uma forma
prática de psicopedagogia aplicada como se fosse um laboratório, é um meio de
investigação da complexa personalidade humana dos amigos e de revelação própria.
Quando não pode sair para as calçadas
ou a casa de amigos e amigas, recorre, para o desespero de seus pais, ao
telefone, ficando horas e horas de conversas; as meninas, com risos e vozes sussurradas,
usam o telefone ou até que a mãe desesperada grite: “largue esse telefone, que
eu preciso falar!”
O indivíduo com 14 anos e, sem dúvida, um marco no vasto ciclo do crescimento
humano. Começa a utilizar o cérebro. Analisa as duas faces de um problema e
chega, à conclusão independente da opinião dos outros. É grande a
responsabilidade dos professores, no que se refere à instrução, e dos pais, no
que se refere à educação.
Tem consciência dos seus ideais e
critica os adultos; essas qualidades intelectuais e sociais são consequência da
sua energia, expansividade e generalidade de interesse e curiosidades. Um
dote excepcional é o início da capacidade de comando: entre eles
nasce um líder. Possui boa dose de prudência e compreensão, que se
revelam por atos de feliz imaginação, adquirindo senso de humor.
O indivíduo com 14 anos necessita de pais
evoluídos, inteligentes e compreensivos para que o possa aconselhar
e orientar sem perda de autoridade e sem criar problemas. 14 anos
é uma idade generosa (o); devota (o), simpatia àqueles que não
tem sorte, tanto na vida particular como escola, revelando grande dose de
equilíbrio emocional e compreensão humana.
Os amigos são escolhidos mais por
simpatia, às vezes, sem nenhuma razão positiva, sobretudo entre as moças. As
turmas são heterogêneas, há, em geral um crânio comumente, o mais capaz nos
estudos ou na valentia, o gozado, vítima das ironias dos outros e o engraçado,
que é festejado em tudo o que diz.
Nessa idade, entretanto, ainda existe
a disposição de proteger aqueles que estão em dificuldades ou os menos
favorecidos por predicados físicos ou intelectuais. As brigas entre eles são frequentes;
discutem a personalidade de seus amigos, e às vezes se impõem o penoso dever de
lealdade, falando claramente com o amigo para pôr as coisas
em seu lugar e restabelece a compreensão e amizade entre eles.
A vida dos 14 anos é cheia, ativa e
feliz; a vida social com os colegas, em sorveterias e em cinemas, é preferível
às discussões. Existe verdadeiro impulso para o sexo oposto. É
o início do namoro.
Os meninos começam a achar as colegas interessantes e fazem convites recíprocos para as festas de dança.
Os namoros são rápidos, geralmente o limite máximo é de 4 meses.
São preferidos os colegas alegres e esportivos, os vaidosos e pedantes são detestados.
As moças começam a perceber quais os inteligentes e bons conversadores, porém, os rapazes altos gozam de grandes prestígios.
Adoram sair em grupos de namorados.
Nessa idade, as meninas não gostam dos rapazes que procuram beijá-las e tentam outras intimidades, momento em que acabam como namoro.
As festas que mais agradam são as espontâneas, sem organização prévia, quando dançam com as letras e às músicas preferidas ou ficam conversando.
Os “jogos de salão não são prestigiados”.
Meninos e meninas já convivem muito bem.
Nas festas os alimentos preferidos são o cachorro-quente, sorvetes,
refrigerantes...; os doces e bolos complicados não são apreciados, nem vale a
pena oferecê-los (não podemos generalizar os gostos).
Tem ideias errônea e desenvolvida do dinheiro e é possível que seja um assunto de discussão como os pais.
Estes começam a sentir que um filho (a) são objetos caros, impondo-se a necessidade de aumentar a mesada e estimular uma quota semanal, dada aos sábados (dependendo da situação financeira da família, será de bom tom um diálogo assertivo), a quota mensal não é praticada, pois o menino de 14 anos é muito desprendido, gasta o dinheiro por qualquer motivo, chegando ao fim da semana sem um dinheiro.
Devido a grande disposição do menino
(a) de 14 anos, chega ele até a desempenhar tarefas que não são pedidas. Pode
ser iniciado o hábito do trabalho. Alguns, em troca de pequena remuneração –
que muito os envaidece – podem ajudar no comércio quando os pais têm negócio
próprio.
A FILOSOFIA DOS 14 ANOS.
Os 14 anos acha-se a caminho de
construir sua moral própria; não é tão escrupuloso, nem
tem esse grande sentimento de culpa dos 13 anos. Porém, não lhe é difícil
distinguir o que está certo e o que está errado. Tem conceito elástico da
verdade, mas se o assunto é importante, é sincero e, geralmente, dá opinião certa.
As mães e irmãs perdem nas discussões
com ele ou ela. Os 14 anos pensa em dinheiro, e tudo o que se pode conseguir
com ele, desde a roupa até o automóvel.
Quanto a profissão, já fala nela, mas
ainda não está certo dela. Também não tem pressa de escolher a sua carreira
futura, varia da aviação para o comércio, das carreiras militares às profissões
liberais.
Quanto ao casamento, não se interessa
pelo assunto; isto, deixa para as meninas, que já começam a falar no tipo e na
profissão do seu futuro marido; querem ter geralmente “ter 3 ou 4
filhos”, e que o primeiro deve ser homem. Discutem isso com as colegas
e amigas como se tivessem muita urgência em fazê-lo...
Sabe que o tempo é o calendário:
semanas, meses e anos que é importante, e que não para, entretanto atrasa-se
sempre – não costuma ser pontual nos seus encontros.
A morte não o preocupa, e dá mesmo a
impressão de não ter medo dela. Acredita na possibilidade do céu e do inferno e
respeita o pecado.
Deus para ele, antes de ser uma força
moral é um Bom camarada a quem se pode pedir ajuda no momento de
aflição... A questão de ir à igreja, na
verdade, não tem muita relação com a fé; é apenas mais uma oportunidade de
estar com os colegas e passear, ou ver a namorada...
Os 14 ANOS E O SEXO
Meninas – A moça de 14 anos é mais uma jovem mulher do que uma menina.
As formas dão-lhe certo aspecto de saúde e fortaleza.
O crescimento em altura alcança o máximo.
Os seios têm quase o tamanho normal, e o pelo da região púbica é abundante e espesso.
A maioria já está menstruada e adquiriu a regularidade, nos seus períodos. São poucas as que não são menstruadas nessa idade.
Os desagradáveis sintomas pré-menstruais começam aparece um ou dois dias antes: dores nas costas, enjoos, inapetência e nervosismo; o repouso é conveniente.
O fluxo menstrual pode durar de 5 a 7 dias,
e o intervalo de 28 dias é a regra, embora algumas possam ter de 45 a 50 dias.
Certas moças têm tendência a usar grande número de absorventes, mais do que
realmente são necessárias.
Do ponto-de-vista sexual, é idade perigosa para as moças, pois podem começar a sentir consequências físicas concretas em resposta à excitação dos rapazes, como beijos e abraços.
Sentem
vertigens, ficam atordoadas, sem terem, entretanto, uma sensação precisa de
configuração sexual, mas podem ser vítimas fáceis de rapazes inescrupulosos,
sobretudo se forem mais velhos.
Rapazes: - o rapaz aos 14 anos precisa ter uma educação sexual completa e apropriada.
Deve ser feita por profissionais conscientes e inteligentes com projeções e discussões amplas e corajosas. É homem e criança ao mesmo tempo.
Seu crescimento é bastante acelerado, as massas musculares desenvolvem-se o pelo genital é denso e escuro, e a maioria já experimentou a ejaculação com a sua equivocada sensação.
A maioria conhece a masturbação, que desde os 11 anos já prática.
Após a primeira ejaculação é que se desenvolve o padrão individual da atividade sexual.
Os que não se masturbam tem frequentemente polução noturna (ejaculação involuntária durante o sono) que se estabelece, geralmente, aos 14 anos e pode permanecer até a idade de 21 anos.
A voz se modifica, repentinamente, dando a impressão de que pegou um resfriado.
O sexo começa a preocupá-lo, mostra
interesse definido pelas meninas. O “contato sexual ainda não foi realizado”,
e o esclarecimento amplo sobre o funcionamento normal – enfermidades
venéreas, prostituição e homossexualismo – deve ser feito
francamente. A melhor solução nessa
idade é estimular a força de vontade e o autodomínio, que a maioria consegue de
maneira surpreendente. Empregar os momentos de folga em diversões sadias e o
esporte é a melhor orientação.
No Lar – Os 14 anos e a família
As relações com a família melhoram, progressivamente; em comparação com o 13, são excelentes! Existe, entretanto, um grande problema, que é a questão “liberdade” ...
A tendencia a criar dificuldade vai aumentando, a tal ponto que quando se refere aos pais, entre os colegas, dizem “eles”.
As saídas noturnas e a hora de regressar constituem a tragédias, querem gozar de liberdade “absoluta”, provocando situações muita tensas dentro do lar.
As brigas são constantes, em certos casos, e os pais se veem às vezes num lamentável dever de impor restrições ou castigos. E sobretudo os 14 anos reserva-se a aprovação final dos seus atos e das atitudes tomadas por seus pais.
Pais inteligentes, compreensivos, esclarecidos e com bom equilíbrio emocional, podem discutir o assunto com seu filho(a) em bases elevadas; procurando, sempre que possível, diminuir a censura e pressão sobre o mesmo.
É importante que o pai tenha autoridade, mão
firme e a última palavra dentro do lar.
AUTORIDADE É DIFERENTE DE AUTORITARISMO
Os 14 anos gosta de confrontar suas próprias qualidades com as de seus pais e não perdoa o menor deslize de sua mãe; julga-os antiquados e ultrapassados.
As relações com os irmãos menores são
boas, porém, fica furioso quando tiram as suas coisas sem pedir; com os maiores
não é muito favorável, fica até constrangido com a presença deles quando está
com a sua turma. Com os 11 anos é que ele se dá mal mesmo, porque este é
realmente difícil, e os dois costumam manter discussões acaloradas.
Os 14 anos acordando e dormindo
O quarto apresenta melhor aspecto, a roupa guardada no armário e a usada dentro do cesto; pode estar dispersa no início, mas ele acaba por guardá-la. Os livros é que ficam espalhados. Os rapazes não dão mais importância às flamulas que possuíam aos 12 e 13 anos e até começam a desprezá-las. As moças têm na mesa de cabeceira o retrato de seu artista preferidos.
Controla perfeitamente o sono, deita-se
por conta própria entre 9, 10 e 11 horas, tendo cada uma sua variação
individual. Sonha e esquece o que sonhou. A hora de levantar constitui índice
de personalidade; alguns estabelecem uma rotina e se levantam cedo para os seus
deveres e obrigações, outros precisam de despertador e são preguiçosos.
Os 14 anos e a higiene
As moças têm melhor higiene do que os
rapazes, gostam de tomar banho diariamente, porém, os rapazes não alcançaram
esse alto nível de higiene... (Segundo F.L., YLG parece que tem alergia ao
sabão...) tem que ser lembrados de usá-los. O problema ainda continua a ser, lavar
as mãos antes das refeições. O penteado é caprichado e até os rapazes
penteiam-se bem, é preciso lembrar de cortar o cabelo.
Os 14 anos e as suas roupas
Tanto rapazes quanto moços sabem de que precisam e de que gostam. Apreciam a variedade de roupas e são cuidadosos com elas.
As moças nunca estão satisfeitas com seu guarda-roupa, por mais variado que seja, vivem a queixar-se: “não tenho o que vestir”.
Sabem escolher a roupa, mas gostam
de fazê-lo em companhia da mãe. O entusiasmo dos rapazes é pela camisa esporte
e alguns sapatos bem lustrados. O hábito de pregar botões é útil tanto
para as moças como para os rapazes; mas não é fácil consegui-lo.
Os 14 anos folgando
Passear em turmas mistas para o cinema ou confeitaria é grande prazer. O esporte é diferente para rapazes e moças.
O tipo atlético começa a destacar-se, gosta de competir. Futebol e o vôlei são os preferidos. Os mais habilidosos gostam de pingue-pongue e já pensam em tênis.
A bicicleta volta a interessá-los. Nas reuniões, o jogo de cartas faz o seu aparecimento, sobretudo entre os que sabem mágicas.
Adoram os automóveis, e o máximo é dirigir o carro do papai, e se não o tem, falam do carro do pai de seus amigos. A costura começa a interessar algumas moças.
A televisão e o rádio, não tem muito prestígio com os 14 anos: ele tem mais o que fazer. O problema para os pais é que alguns ainda gostam de manter o rádio aberto quando estudam. A mania da internet está cada vez maior, sobretudo de músicas em som bem alto.
O tempo
dedicado à leitura depende da personalidade de cada um: a preferida é a das
revistas ilustradas. (o ideal é que os pais tenham hábito de leituras). Gosta
de cinema, o telefone continua uma tortura para a família,
os pais lamentam não terem 2 telefones em casa.
Os 14 anos e a escola
A importância da voz
Habilidade motora
Saúde
Sou Kátia Barbosa Rumbelsperger. Pedagoga nas serieis iniciais, fundamentais e administração. Bacharel em Teologia. Pedagoga Empresarial. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Terapeuta e Consteladora Sistêmica Familiar e Organizacional. Psicoterapeuta Holística. Especialista na Educação Especial, Dependência Química e Emocional. Terapia Cognitiva Comportamental. Orientadora Vocacional e Profissional com foco na Gestalt Terapia. Ensino Jovens e Adultos (EJA). Psicanálise Clínica em constante formação. Mentora e Mediadora em Conflitos.
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MMinistro diversos cursos on-line e presencial. Treinamentos e Palestras.
· Formo Conselheiros em Dependência Química
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Bibliografias
https://otomodospais.com.br/blog/adolescencia-comeca-com-quantos-anos-quando-termina/
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Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
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Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
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No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
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No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.