Emoções x Lúdico x Cérebro





Inconsciente controla 95% de tudo o que fazemos, afirmam Neurocientistas.


Você leu certo: noventa e cinco por cento do que fazemos é inconsciente

A conclusão estatística tem como base o estudo realizado por sete dos maiores experts do mundo em cérebro e cognição. Os especialistas são das Universidades de Oxford, Montreal, Columbia e Londres.

A conclusão, portanto, deixa apenas uma margem de 5% de consciência sobre os nossos atos.

“A estrutura de linguagem do inconsciente é o que faz a psicanálise como práxis operar por meio da fala”, escreveu o psicanalista Antonio Quinet no livro “A Descoberta do Inconsciente”.

Outros afazeres cotidianos, como acordar, procurar o chinelo, ir até o banheiro, escovar os dentes, preparar o café… Tudo isso é parte de uma rotina diária, que o inconsciente traduz e passa a operar sem que percebamos.


Pegar o ônibus ou a chave do carro, dar um beijo na mãe, esposa ou marido antes de sair… Quando fazemos essas coisas que consideramos corriqueiras, é o nosso inconsciente que está agindo.

O cérebro é abastecido pelos olhos, ouvidos e outros sentidos, e o inconsciente traduz tudo em imagens e palavras”, diz o psicólogo e neurocientista Ran Hassin, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores de “The New Unconscious” (“O novo inconsciente”).




Técnicas de mapeamento cerebral finalmente estão permitindo que os cientistas comecem a desbravar o inconsciente – um mundo inexplorado e muito maior que a consciência.



LER X VER
Enquanto lê este texto, você vê uma sequência de símbolos: as letras. Mas é o seu inconsciente que dá sentido a elas. 

APRENDER SEM SABER
Se, por um lado, é impossível controlar o inconsciente de maneira consciente, é possível influenciá-lo. “Podemos mudá-lo. Ele é tão maleável quanto a consciência, ou talvez mais”, a... 

CRIA X FALA
Você decide o que quer falar, mas não escolhe as palavras que vai usar – o seu inconsciente faz isso por você. Ele pega as suas ideias e cria a sua fala. Quando você está aprendendo outro ... 

ROTINA X MUDANÇA
Um estudo neurológico provou que o inconsciente exagera as coisas ruins – e confrontá-lo pode ser a chave para superar angústias. 



Trabalhar às emoções desde o início da gestação é fundamental. 

Quando conhecemos às emoções aprendemos lidar melhor com diversas situações e com aquilo que sentimos.

Aprendemos soluciona conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. 

O processo da inteligência emocional começa no mundo intrauterino, facilitando todo o aprendizado. 




Por que trabalhar as emoções?

Exemplos: Crianças choram para conseguir o que desejam, exatamente porque não sabem discernir, compreender e descrever sua emoções, não é assertiva  e eficaz para expressá-las, somente chorando revelam o que precisa. 


Crianças que vivem e experienciam processos de lutos ou conflitos em casa, na escola, na ruas e nos convívios sociais tem comportamentos de maneira agressiva, agitada... por não compreenderem e não saberem lidar com os sentimentos anteriores e posteriores (novos sentimentos).



Papai, mamãe, vovôs e vovós
,... precisam ensinar às crianças reconhecerem às emoções, desenvolverem a confiança de dentro para fora e desenvolverem seus talentos, assim, aprendem o desenvolverem a empatia.

A empatia capacita a criança no  desenvolvimento da capacidade de compreender colocar-se no lugar do outro.  

A criança precisa aprender,  reconhecer e identificar suas emoções e dos outros. (colegas, amigos, escolas, pai, mãe...) são caminhadas necessárias para desenvolverem habilidades emocionais e empatia. 

O vocábulo grego pathos pode ser definido como todos os sentimentos que uma pessoa experimenta: sofrimento, paixão, tristeza, ira, doença.

Os gregos antepunham o prefixo syn- (com) para formar sympatheia, que significa "sofrer juntos" ou, mais genericamente, "experimentar juntos um sentimento e comparti-lo, que nos chegou como simpatia.

Com o prefixo en- forma-se empatheia, entendida como a capacidade de uma pessoa de pôr-se no lugar de outra, de participar afetivamente no que a outra sente. Empatia tem, pois, um significado próximo ao de simpatia.

O contrário de sympatheia era antipatheia, palavra formada com o prefixo anti- (contra), que nos chegou como antipatia.

Se antepomos o prefixo negativo a-, temos apatia, falta de interesse na outra pessoa. Fonte: elcastellano, org


Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa.

É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reação natural às emoções.

Até hoje não existe uma definição exata do conceito de emoção ou de quantas emoções existem. O que se sabe é que o ser humano é capaz de vivenciar incontáveis emoções, principalmente porque os sentimentos que elas proporcionam em cada pessoa são muito específicos.

Uma das teses mais conhecidas é do psicólogo Robert Plutchik, que diz que o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação.

Outra teoria muito conhecida, do psicólogo Paul Eckman, diz que são seis as emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, desgosto e ira.

As teorias tentam explicar quais são as emoções básicas, mas isso não quer dizer que só essas podem ser sentidas. 

As emoções de raiva, medo, alegria e tristeza são consideradas básicas e ligadas ao instinto de sobrevivência. 

Mas cada pessoa pode sentir as emoções de uma forma diferente ou mesmo uma mistura de emoções Saber administrar as emoções é importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável. 

Essa administração do que é vivido e sentido é chamada pela psicologia de inteligência emocional.

A área do cérebro que é responsável pelo sentimento e controle das emoções é o sistema límbico.

Diferença entre emoção e sentimento

As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano.

Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.

Os sentimentos podem ser definidos como a observação das emoções e das reações provocadas por elas.

As emoções são reflexos inconscientes do ser humano e os sentimentos são mais conscientes e relacionados com a avaliação das emoções. São complementares porque as emoções vividas dão origem aos sentimentos.



Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde de fato vive.

Marilena Chauí


Bebês (0 a 1 ano) Atividades que funciona, brincadeiras ajudam no desenvolvimento desta fase muita rica. 


Já sei andar (1 a 2 anos)

O mundo tem outra perspectiva nesta fase. E brincar ganha nova dimensão

https://www.tempojunto.com/category/idade/bebes-idade/ja-sei-andar-1-a-2-anos/https://www.tempojunto.com/category/idade/bebes-idade/ja-sei-andar-1-a-2-anos/




Exercícios para trabalhar as emoções

Peça à criança que desenhe e complete às frases

Eu sinto medo quando___________________

Eu dou muitas gargalhadas quando _________________

Eu fico triste quando _____________________________

Eu fico feliz quando ______________________________

Eu choro quando ________________________________

Eu não gosto de fazer _____________________________

Eu não gosto de fazer _____________________________

Eu não gosto de comer ____________________________

Eu gosto de comer ________________________________

O que eu não gosto no meu pai _____________________

O que eu não gosto na minha mãe ___________________

O que eu gosto no meu pai _________________________

O que eu gosto na minha mãe _______________________

A emoção que eu mais gosto de sentir  é ______________

A emoção que eu menos gosto de sentir é ______________






Peça para criança desenhar carinhas ou você também pode criar suas carinhas para trabalhar as emoções dia a dia





Brincadeiras para lidar e expressar as emoções:

01 – Formar rostos

A proposta é criar diferentes expressões com partes do rosto e irem reconhecendo e nomeando cada emoção formada. Para brincar, você pode pegar revistas e recortar olhos, bocas, nariz e pedir para a crianças montar rostos


Para estimular a pensar nas emoções, sugira para a criança montar um rosto feliz, um rosto triste, com raiva. Aliás, se você não tiver revistas dá para fazer também, pedindo para a criança desenhar.



Mentoria para família que desejam educar filhos na educação domiciliar ou nas instituições de ensino privado ou pública. 

O processo de mentoria, aconselhamento, planejamento  individual e coletivo vão transformar a maneira como você relaciona com seus filhos e com a família.

Para você que tem dúvidas, preocupações e ansiedade, podemos desenhar o planejamento para sua família, todo processo será para a realidade da sua família

Você papai, mamãe e/ou substituo precisam compreender que o lúdico (a brincadeira) é muito importante, se vocês tem dificuldade em colocar uma rotina lúdica em prática, estou aqui para orientar no seu planejamento diário. 


Brincar com os filhos ou outra criança é importante e fundamental para o desenvolvimento cognitivo e o psicomotor. 


O lúdico (brincadeira) fortalece: 

  • vínculos afetivos 
  • promove o desenvolvimento integral da criança
  • aprendem e se preparam para lidar com o mundo. 
  • vínculos sociais e culturas
  • será um adulto com desenvolvimento da consciência e maturidade 

Sei que não é nada fácil promover atividades que sejam prazerosa para o mundo do adulto .

Motivos:

  • Esgotaram o estoque de brincadeira e de novas ideias que funcionem para os seus filhos.

  • Precisam resgatar a criança que tem dentro de você para encontrar o prazer de brincar. 

  • Sentem dificuldades para lidar com acriança muito ativa e/ou que tenham temperamentos diferente do seus.

  • Seu filho está com dificuldades, vive grudados e você precisa que ele brinque sozinho, você até gosta de brincar.   


A mentoria é indicada para os pais, mães e outros educadores cuidadores.

  • Desejam brincar com os filhos e acabem sendo autoritários e permissivos.
  • Desejam melhorar com a qualidade do tempo juntos como os filhos 
  • Desejam de ampliar o repertoria de brincadeiras e aprender a brincar com situações específicas, como reunir os irmãos nas brincadeiras, ter ideias ara fazer em espaços pequenos, saber gastar energia de crianças agitadas.
  • Desejam aprender a colocar em prática a atitude

Contato
(21)96885-8565
E-mail.: katiaperger@gmail.com
Compartilhe! Curta! Comente!





"Brincar
 é muito mais que se divertir, é exercitar a imaginação, é crescer, é se desenvolver! ... É brincando que se aprende! Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar"George B. Shaw

"É bom recordar que o brincar é por si mesmo uma terapia".  Winnicott

"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade".

Mario Quintana

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade".

Lev Vygotsky




Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas