Emoções x Lúdico x Cérebro
Inconsciente controla 95% de tudo o que fazemos, afirmam Neurocientistas.
Você leu certo: noventa e cinco por cento do que fazemos é inconsciente.
A conclusão estatística tem como base o estudo realizado por sete dos maiores experts do mundo em cérebro e cognição. Os especialistas são das Universidades de Oxford, Montreal, Columbia e Londres.
A conclusão, portanto, deixa apenas uma margem de 5% de consciência sobre os nossos atos.
Outros afazeres cotidianos, como acordar, procurar o chinelo, ir até o banheiro, escovar os dentes, preparar o café… Tudo isso é parte de uma rotina diária, que o inconsciente traduz e passa a operar sem que percebamos.
Pegar o ônibus ou a chave do carro, dar um beijo na mãe, esposa ou marido antes de sair… Quando fazemos essas coisas que consideramos corriqueiras, é o nosso inconsciente que está agindo.
“O cérebro é abastecido pelos olhos, ouvidos e outros sentidos, e o inconsciente traduz tudo em imagens e palavras”, diz o psicólogo e neurocientista Ran Hassin, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores de “The New Unconscious” (“O novo inconsciente”).
Crianças que vivem e experienciam processos de lutos ou conflitos em casa, na escola, na ruas e nos convívios sociais tem comportamentos de maneira agressiva, agitada... por não compreenderem e não saberem lidar com os sentimentos anteriores e posteriores (novos sentimentos).
Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa.
É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.
A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reação natural às emoções.
Até hoje não existe uma definição exata do conceito de emoção ou de quantas emoções existem. O que se sabe é que o ser humano é capaz de vivenciar incontáveis emoções, principalmente porque os sentimentos que elas proporcionam em cada pessoa são muito específicos.
Uma das teses mais conhecidas é do psicólogo Robert Plutchik, que diz que o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação.
Outra teoria muito conhecida, do psicólogo Paul Eckman, diz que são seis as emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, desgosto e ira.
As teorias tentam explicar quais são as emoções básicas, mas isso não quer dizer que só essas podem ser sentidas.
As emoções de raiva, medo, alegria e tristeza são consideradas básicas e ligadas ao instinto de sobrevivência.
Mas cada pessoa pode sentir as emoções de uma forma diferente ou mesmo uma mistura de emoções Saber administrar as emoções é importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável.
Essa administração do que é vivido e sentido é chamada pela psicologia de inteligência emocional.
A área do cérebro que é responsável pelo sentimento e controle das emoções é o sistema límbico.
Diferença entre emoção e sentimento
As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano.
Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.
Os sentimentos podem ser definidos como a observação das emoções e das reações provocadas por elas.
As emoções são reflexos inconscientes do ser humano e os sentimentos são mais conscientes e relacionados com a avaliação das emoções. São complementares porque as emoções vividas dão origem aos sentimentos.
Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde de fato vive.
Bebês (0 a 1 ano) Atividades que funciona, brincadeiras ajudam no desenvolvimento desta fase muita rica.
Já sei andar (1 a 2 anos)
Brincadeiras para lidar e expressar as emoções:
01 – Formar rostos
A proposta é criar diferentes expressões com partes do rosto e irem reconhecendo e nomeando cada emoção formada. Para brincar, você pode pegar revistas e recortar olhos, bocas, nariz e pedir para a crianças montar rostos.
Mentoria para família que desejam educar filhos na educação domiciliar ou nas instituições de ensino privado ou pública.
O processo de mentoria, aconselhamento, planejamento individual e coletivo vão transformar a maneira como você relaciona com seus filhos e com a família.
Para você que tem dúvidas, preocupações e ansiedade, podemos desenhar o planejamento para sua família, todo processo será para a realidade da sua família.
Você papai, mamãe e/ou substituo precisam compreender que o lúdico (a brincadeira) é muito importante, se vocês tem dificuldade em colocar uma rotina lúdica em prática, estou aqui para orientar no seu planejamento diário.
Brincar com os filhos ou outra criança é importante e fundamental para o desenvolvimento cognitivo e o psicomotor.
O lúdico (brincadeira) fortalece:
- vínculos afetivos
- promove o desenvolvimento integral da criança
- aprendem e se preparam para lidar com o mundo.
- vínculos sociais e culturas
- será um adulto com desenvolvimento da consciência e maturidade
- Esgotaram o estoque de brincadeira e de novas ideias que funcionem para os seus filhos.
- Precisam resgatar a criança que tem dentro de você para encontrar o prazer de brincar.
- Sentem dificuldades para lidar com acriança muito ativa e/ou que tenham temperamentos diferente do seus.
- Seu filho está com dificuldades, vive grudados e você precisa que ele brinque sozinho, você até gosta de brincar.
- Desejam brincar com os filhos e acabem sendo autoritários e permissivos.
- Desejam melhorar com a qualidade do tempo juntos como os filhos
- Desejam de ampliar o repertoria de brincadeiras e aprender a brincar com situações específicas, como reunir os irmãos nas brincadeiras, ter ideias ara fazer em espaços pequenos, saber gastar energia de crianças agitadas.
- Desejam aprender a colocar em prática a atitude
"Brincar é muito mais que se divertir, é exercitar a imaginação, é crescer, é se desenvolver! ... É brincando que se aprende! Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar". George B. Shaw
"É bom recordar que o brincar é por si mesmo uma terapia". Winnicott
"É bom recordar que o brincar é por si mesmo uma terapia". Winnicott
"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade".
"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade".
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
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Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
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Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
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