Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a educar e ser educado




Aprendendo a educar e ser educado

Pensar no processo de ensino-aprendizagem hoje existente é, sobretudo, refletir sobre o que de fato entendemos por processo educativo e o que ansiamos ver como representações de educadores e alunos no contexto escolar. 

Vivendo em uma sociedade cada vez mais complexa e cheia de informações, o educador precisa ser muito mais criativo em suas propostas.

A melhor estratégia é a da automotivação, professores e educadores motivados no espaço escolar, consequentemente, motivarão os alunos.



Educador que mostra entusiasmo pelo que fala, pelo conhecimento contagia a todos.

Educador desanimado desanima.
 Educador muito rico em vivências, leituras, práticas, recursos encontra estratégias diferentes de orientar alunos.
Quem pode ser o educador: 
  • Pai
  • Mãe
  • Substituto
  • Professor
  • Professora
  • Colaboradores envolvidos na escola
  • Etc.

Pergunto a você e o convido a uma reflexão: 

  • Qual é o tipo de aprendiz que algumas de nossas instituições estão formando? 
  • Seria este aluno um ser mais reflexivo, questionador, intelectual e ético? 

Ao término desta reflexão, acredito que vocês concluirão que o contrário a este processo vem acontecendo. Estamos vivenciando um ensino pouco instigante e provocativo ao aluno, não lhe possibilitando a construção de um conhecimento significativo.

No processo de ensino atual, a maioria das respostas é apresentada pronta, mastigada, ao aprendiz que não se sente preparado para a busca pelo saber, consequentemente, o caminho ao desafio se anula e o aluno torna-se figura alegórica no processo ensino-aprendizagem.

As regras da escola estão formatadas para o cumprimento de metas por parte dos alunos, e os profissionais, na maioria das vezes, ocupam-se apenas de fiscalizar o cumprimento destas, isentam-se da sua atuação na formação do aluno.

Ser alegórico não é o que se espera que aconteça no ensino, uma vez que a proposta é que a educação funcione como uma via de mão dupla, na qual todos os participantes (professor educador/aluno/instituição) representam papéis importantes e necessários ao processo, não sendo possível a anulação de nenhuma das partes.

Três pilares sustentam a base da educação: 

  • a instituição escolar, 
  • o professor e 
  • o aluno. 

No decorrer deste texto, já nos preocupamos em falar sobre o professor, educadores e aluno, portanto, abro espaço agora para falarmos da Instituição. 

  • O que devemos esperar de nossas instituições de ensino? 
  • Onde estas pretendem chegar? 
  • Qual público pretendem atingir? 
  • Que tipo de cidadão anseiam formar?

Quando nos referimos a estes questionamentos, não aludimos apenas ao ensino público, mas também ao privado. 

Falamos de educação e processo educativo ocorrendo em todas as suas possibilidades. 


A escola precisa reaprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora.

Algumas escolas são previsíveis demais, burocráticas, pouco estimulantes para os bons educadores e alunos. 


Estão envelhecidas em seus métodos. 

A maioria das escolas e universidades distancia-se da realidade, e sobrevive porque representa os espaços obrigatórios e legitimados pelo Estado.

As escolas conservadoras e deficientes atrasam o desenvolvimento da sociedade e retardam as mudanças, elas precisam partir de onde o aluno está, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com o cotidiano.

A instituição escolar deve priorizar o aluno e não o conteúdo, e despertar a curiosidade e o interesse. 

Precisam de bons gestores e educadores, bem remunerados e formados em conhecimentos teóricos, em novas metodologias, no uso das tecnologias de comunicação mais modernas.

A escola precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também as tecnologias de pesquisa e comunicação. 
Hoje ela precisa estar em perfeita harmonia com as novas tecnologias, pois desta forma possibilitará a construção de uma nova era, que visa uma melhor preparação do aluno para a realidade do mundo atual.



Veja a poesia de Paulo Freire “A Escola”, retirada da revista Nova Escola de junho/julho de 2003. Neste texto, o autor define a escola de seus sonhos. Aproveite, prezado aluno, para tirar as próprias conclusões de como você acredita que deva ser a sua Escola ideal. 

Embarque conosco nesta leitura.

A escola

Escola é ...

o lugar onde se faz amigos,

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de água por todos os lados”.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém,

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se “amarrar nela”!

Ora, é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz.

Poesia do educador Paulo Freire, retirada da Revista Nova Escola (junho/ julho 2003)


Este material foi baseado em:
FRANÇA, Denise Mendes; SOUSA, Roberta Amaral de. Aprendizagem Significativa. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2015.
Última atualização: terça, 22 jun 2021, 14:11








Contato para consultorias, mediação de conflitos, aconselhamentos, orientação vocacional e profissional, cursos, palestras, treinamentos ...

Empresas, Escolas e Instituições religiosas

(21) 96885-8565
katiaperger@gmail.com

Faz sentido para você? COMPARTILHEM! COMENTEM! 

Atendimento online e/ou presencial 


Gratidão




Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas