Aprendendo a educar e ser educado
Aprendendo a educar e ser educado
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZqiZ91eAn8DFQyzbePWoRkmZtQXb2VE_iVqilW7nmK6qfuMIljUDZWwq7lvmjhl6gEcszYAoIhnghdPyg5HFJb_WiWkm_fkEIJQ0Q5XEA3PY5c8phPheu9spX40ESxej3rJR4LyEK4bB6/w320-h211-rw/image.png)
- Pai
- Mãe
- Substituto
- Professor
- Professora
- Colaboradores envolvidos na escola
- Etc.
- Qual é o tipo de aprendiz que algumas de nossas instituições estão formando?
- Seria este aluno um ser mais reflexivo, questionador, intelectual e ético?
No processo de ensino atual, a maioria das respostas é apresentada pronta, mastigada, ao aprendiz que não se sente preparado para a busca pelo saber, consequentemente, o caminho ao desafio se anula e o aluno torna-se figura alegórica no processo ensino-aprendizagem.
As regras da escola estão formatadas para o cumprimento de metas por parte dos alunos, e os profissionais, na maioria das vezes, ocupam-se apenas de fiscalizar o cumprimento destas, isentam-se da sua atuação na formação do aluno.
Ser alegórico não é o que se espera que aconteça no ensino, uma vez que a proposta é que a educação funcione como uma via de mão dupla, na qual todos os participantes (professor educador/aluno/instituição) representam papéis importantes e necessários ao processo, não sendo possível a anulação de nenhuma das partes.
- a instituição escolar,
- o professor e
- o aluno.
- O que devemos esperar de nossas instituições de ensino?
- Onde estas pretendem chegar?
- Qual público pretendem atingir?
- Que tipo de cidadão anseiam formar?
Quando nos referimos a estes questionamentos, não aludimos apenas ao ensino público, mas também ao privado.
A escola precisa reaprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora.
Algumas escolas são previsíveis demais, burocráticas, pouco estimulantes para os bons educadores e alunos.
As escolas conservadoras e deficientes atrasam o desenvolvimento da sociedade e retardam as mudanças, elas precisam partir de onde o aluno está, das suas preocupações, necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com o cotidiano.
A instituição escolar deve priorizar o aluno e não o conteúdo, e despertar a curiosidade e o interesse.
Veja a poesia de Paulo Freire “A Escola”, retirada da revista Nova Escola de junho/julho de 2003. Neste texto, o autor define a escola de seus sonhos. Aproveite, prezado aluno, para tirar as próprias conclusões de como você acredita que deva ser a sua Escola ideal.
A escola
Escola é ...
o lugar onde se faz amigos,
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de água por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.
Poesia do educador Paulo Freire, retirada da Revista Nova Escola (junho/ julho 2003)
Este material foi baseado em:
FRANÇA, Denise Mendes; SOUSA, Roberta Amaral de. Aprendizagem Significativa. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2015.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.