Neurotransmissores e estes são alguns dos seus efeitos


Os neurotransmissores são substâncias que realizam conexões entre dois ou mais neurônios, criando um processo químico na sinapse (região localizada entre os neurônios).

 ... Neurotransmissor excitatório: é aquele que gera um sinal elétrico, estimulando a célula alvo a agir.






Existem vários neurotransmissores e estes são alguns dos seus efeitos:

Dopamina: gera prazer, alegria, força, êxtase, euforia, poder, sexualidade, confiança, sentimento de poder enfrentar qualquer desafio. Estimula o amor de pai e mãe. 

É estimulante para algumas partes e inibidor para outras. Indispensável para ação motora, força de vontade, alegria e bem-estar. 

Toda vez que a pessoa recebe um estímulo positivo, forte, agradável, etc., seu cérebro gera esta substância, que dá a sensação de felicidade, de estar de bem com a vida, em fluxo com o universo e todos os sentimentos decorrentes disso. A falta do nível adequado gera insegurança, inferioridade, etc.

É um neurotransmissor extremamente potente. Sua falta é  arrasadora para o estado geral de felicidade e força pessoal. Sua traz um sentido de controle total da situação, de poder enfrentar qualquer desafio, qualquer inimigo, qualquer problema.

Este é o neurotransmissor básico do Macho Alpha ou da Fêmea Dominante. 


A edição de maio/2004 da revista Harvard Business Review América Latina, trás um artigo sobre os altos executivos, ressaltando que 70% deles são Alpha. Portanto, caso um empresário ou executivo, queira ter sucesso ele precisa desesperadamente de dopamina, caso não a produza na quantidade exata para vencer 
os outros machos Alpha. 

Não se esqueçam de que na planície do Seringueti, na África, existem muitos candidatos à Macho Alpha...


Ver relação entre libido e dopamina, nos sites relacionados.

Bem "administrada", digamos assim, ela pode fazer maravilhas pela sua vida sexual. "Quanto mais estímulos, mais o corpo libera dopamina e maior é o prazer", conta o psicólogo e terapeuta sexual Oswaldo Martins Rodrigues Jr, diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade).... 





Prazer da recompensa 





Uma das zonas cerebrais em que a dopamina age é justamente no centro de prazer, região denominada nucleus accumbens. 



Essa área do cérebro é ativada pela liberação em picos da dopamina, em geral quando a pessoa experimenta alguma coisa boa como transar, comer, vencer um desafio... 

As dependências químicas ou comportamentais também estão relacionadas a essa área, por isso tudo que causa prazer também pode gerar dependência", explica o psiquiatra Eduardo Perin, especialista em sexualidade, de São Paulo (SP)....


"A maior parte dos casais transa na hora que é possível, quando dá. 

Isso geralmente acontece no final do dia, quando estão cansados, diminuindo a probabilidade de prolongar os estímulos eróticos." O principal conselho do especialista é tratar o sexo como prioridade, reservando mais tempo e dedicação.... 


Acetilcolina é estimulante. Encontrado em grande quantidade e controla o funcionamento de inúmeros órgãos, movimentos, memória, concentração, atividade sexual e emoções. Controla a liberação do hormônio pela pituitária, envolvido na aprendizagem.

Noradrenalina é estimulante. Deixa alerta e com boa memória.Alivia a depressão.

Serotonina é estimulante para uma parte do cérebro e inibidor para outras. Alivia a depressão, a ansiedade e ajuda no sonoAtua no controle da dor, humor e provoca sono. Estabilidade emocional. Extremamente importante quanto ao sentimento de felicidade. 




Suicidas
apresentam baixo nível de serotonina. 

Controla a ansiedade, proporciona serenidade, calma e otimismo. Com serotonina você é feliz e está em paz com o mundo. 

Usando o arquétipo correto você terá mais serotonina, sendo portanto feliz. 

O que são Arquétipos?
Arquétipos são as energias primordiais do universo. Antes que qualquer coisa possa aparecer no nosso universo, ela deverá ter um projeto arquetípico. Os arquétipos são o projeto do nosso universo antes que este exista. São símbolos que determinam o que sentimos quando os vemos, ouvimos ou percebemos, não importa se de forma consciente ou inconsciente.
Os arquétipos podem ser formas, sons, gestos, símbolos, comportamentos, atitudes, situações, odores, toques, personalidades, etc. A forma mais fácil de entende-los é pelo resultado que produzem.




A falta de serotonina lhe deixará infeliz. Desta forma podemos regular o estado emocional de qualquer população, regulando a exposição que ela tem à determinados arquétipos.

A serotonina é um dos principais neurotransmissores, substâncias cujas ações contribuem para virtualmente todos os aspectos da cognição e do comportamento. Um dos efeitos da serotonina nos primatas consiste na inibição do comportamento agressivo.  De um modo geral, o aumento do funcionamento da serotonina reduz a agressão e favorece o comportamento social”.(O erro de Descartes, António Damásio). Ver site sobre a relação entre ambiente e nível de serotonina. Ver Dr. Francisco Di Biase, sobre imunologia e
neurotransmissores.

Ver no endereço abaixo a bioquímica do beijo e da excitação sexual:

Endorfinas são extremamente importantes para o sentimento de felicidade, euforia, êxtase, relaxamento e bem-estar geral. Tem propriedades analgésicas, age como calmante, aliviando a dor. 

Está intimamente ligada à existência de dopamina no organismo. Provoca um sentimento de prazer generalizado, aliviando sobremaneira a depressão. Controla a resposta do organismo ao estresse, regulando a liberação de hormônios. Tem atuação variada, como
em relação à memória, humor, resistência imunológica, estado mental, recuperação orgânica, aliviar a dor, adiar o envelhecimento, etc. 

A produção de endorfinas está relacionada com as coisas boas e positivas, diminuindo em relação à estímulos negativos.

Se recebemos estímulos positivos temos mais endorfina, senão temos menos. Ficou claro isso? 

As betaendorfinas proporcionam conforto, sendo a mais potente das morfinas encefálicas. Fortalece a imunidade, reforça a memória, aumenta a paciência, calma interior, diminuem o stress psicológico. Indispensável para o sistema imunológico. Daí a razão do porque as pessoas depressivas ficarem doentes mais facilmente. Veja o uso de Fentanil nas anestesias locais.

Ácido gama-aminobutírico (GABA), diminui a ansiedade significativamente. Calma. Sem pânico.

Glutamato, indispensável para prevenir a esquisofrenia

Várias regiões cerebrais se comunicam com o sistema de recompensa através da liberação do neurotransmissor glutamato. Glutamato gerado pelos arquétipos: fôrça, raio, fachos de luz

Norepinefrina, ambição, energia, alegria.

Pelo explicado acima e pela extensa bibliografia sobre o tema, fica claro que nosso comportamento é regulado também pela presença ou não de determinados neurotransmissores. 

Desta forma, qualquer estímulo que provoque sua liberação ou retarde sua absorção, terá um efeito extremamente significativo nas emoções, sentimentos e
comportamentos humanos. 

Os Arquétipos podem induzir tudo isto.

Veja a relação entre falta de dopamina e doença de Parkinson, no site “Saúde Geriátrica”.

Ver também o artigo sobre o efeito placebo , dopamina e Mal de Parkinson no site da revista New Scientist: http://www.newscientist.com/news/news.jsp?id=ns99994996



O corpo humano produz uma série de substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores.

Eles atuam em diversas áreas do cérebro, gerando efeitos específicos capazes de repercutir em nossas emoções e reações corporais.

Muitos hábitos comportamentais (e até alimentares) estão diretamente ligados com a estimulação de determinados neurotransmissores – essenciais na regulação do humor, bem-estar, qualidade do sono, disposição, energia…

Esse post aborda 7 dos principais neurotransmissores (cerca de 60 já identificados) de forma bastante resumida… focando nos hábitos que levam à liberação de cada substância no organismo e os principais efeitos desses neurotransmissores sobre o corpo.

https://heliofadel.com.br/neurotransmissores/


DOPAMINA 😄
Hábito: celebrar, expressar gratidão e praticar exercícios físicos.
Efeito: reduz ansiedade, melhora a energia e a motivação.

SEROTONINA 🤗
Hábito: ser otimista, comer alimentos ricos em triptofano (carne, peixes, chocolate preto).
Efeito: regulação do humor, melhora ritmo cardíaco e facilita tomadas de decisões.

MELATONINA 😴
Hábito: tomar um pouco de sol, dormir em ambiente totalmente escuro.
Efeito: melhora a qualidade do sono, regeneração celular.

NORADRENALINA 🤓
Hábito: Massagens e praticar exercícios físicos de ativação cardiovascular.
Efeito: reduz o estresse, mantém o estado de alerta, melhora cognição e o foco.

OCITOCINA 😍
Hábito: dançar, receber presentes, troca de afeto.
Efeito: proporciona bons sentimentos, bem-estar físico e emocional.

GABA 😌
Hábito: foco, meditação, respiração, comer castanhas.
Efeito: diminui ansiedade, aumenta o relaxamento, auxilia no ganho de massa muscular.

ENDORFINA 🤩
Hábito: comer chocolate, atividade sexual, risos, contato com a natureza.
Efeito: reduz a dor, melhora a depressão, promove bem-estar e sensação de felicidade.

 

 

 

Dr. Helio Fádel
Psiquiatra Clínico e do Esporte
CRM 59903 | RQE 27515




Faz sentido para você?

COMPARTILHE! COMENTE! CURTA!



Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas