Outras Queixas: NÃO PRESTA ATENÇÃO, ESTA SEMPRE "VOANDO" e DISTRAÍDO.







Outras Queixas: NÃO PRESTA ATENÇÃO, ESTA SEMPRE "VOANDO" e DISTRAÍDO.

Podemos levantar às seguintes hipóteses:

👉Diferenças COGNITIVAS

👉Problemas Sociais: 
Assuntos sem sentidos
Metodologia inadequadas - sem base anterior e outros
 
👉 Problemas emocionais 
Familiares
Pequenas dificuldades na escola
Frustrações
Grande Ansiedade
Defesa de Ansiedade
Fuga da situação: desligamento (falta de atenção) ou agitação etc.

👉Problemas Orgânicos: 
TDAH
Dificuldade auditiva
Dificuldade visual
Outras questões neurológicas 


Olhares e referências

"As teorias sobre a inteligência e o desejo desconhecem-se mutuamente. Assim, a psicanálise e a teoria da inteligência de Piaget separam cada uma seu objeto de estudo sem incorporar o da outra. No Dicionário de Psicanálise de Laplanche, observa Sara Paín, não figura a palavra inteligência, assim como no dicionário de Batro sobre a inteligência não figura a palavra inconsciente. Tal omissão não somente responde a uma não pertinência das teorias para abordar a integração, mas também tem a ver com a cisão constitutiva do ser humano entre conhecimento e desejo". FERNANDEZ, 1991 p.68


Sara Paín

Sara Pain – Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem

Sara Paín, nasceu em Buenos aires em 1931 e reside na França desde 1977.  Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e em Psicologia pela Universidade de Neuchâtel, Suíça, com a tese defendida “La Psicogêneses de la Funciones Lógicas de Combinación y Permutação".

Foi professora de psicologia na Universidade Nacional de Buenos Aires e Mar del Plata, é Professora de filosofia e letras pela Universidade de Buenos Aires. Foi professora da Universidade Paris XIII e da Faculdade de Psicologia em Tolouse.

Trabalhou para a Unesco em missões de assessoria relacionadas a problemas de inteligência e aprendizagem. Participou da formação e da pesquisa em várias universidades e centros de educação na França, no Brasil e na Argentina, sendo responsável por múltiplas conferências, palestras, cursos e intervenções em eventos científicos no campo da Psicologia do Conhecimento, da Aprendizagem (psicopedagogia) e da representação artística.

No Brasil, é consultora científica do Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem , do Rio de Janeiro. Foi consultora também do projeto Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) de Porto Alegre e do Cevec (Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz e da Escola Experimental), em São Paulo.

Sara Paín é co-fundadora e presidente do Atepp-Cefat (Ateliê de arteterapia. Paris), onde participa regularmente do ensino da instituição (diretora e professora do curso de formação em Arterapia desde 1981) e da elaboração da revista “Chantiers d’art-thérapie”.


 

Alícia Fernandez

Alicia Fernández: "Aprendizagem também é uma questão de gênero"

Para a psicopedagoga argentina, as dificuldades da criança em sala de aula têm relação com os papéis atribuídos a homens e mulheres

Alicia Fernández:


"Entre quem ensina e quem aprende abre-se um campo de produção de diferenças, pois cada um de nós tem uma modalidade de aprendizagem, um idioma próprio para tomar do outro e fazê-lo seu, para entregar-mostrar-lhe um pouco de nossa obra." (Alicia Fernández)


“Aprender é arriscar-se a fazer dos sonhos textos possíveis”
Alicia Fernández

“Por que falas em curar quando, muitas vezes, basta acompanhar um ser no seu desamparo?
Maud Mannoni



Falecimento28 de fevereiro de 2015, Buenos Aires, Argentina

Nasceu em Buenos Aires em 1944, filha de pai espanhol e mãe italiana. Estudou psicopedagogia na Universidade de El Salvador. Estudou psicologia na Universidade de Buenos Aires, onde teve contato com a psicanálise através de Pichon Rivière e Bleger, professores que lecionavam naquela faculdade, pouco antes de 1966.

Participou dos movimentos que na década de 60 traziam um requestionamento do lugar da mulher.

Após seus estudos começa a trabalhar como Orientadora Educacional (desde 1962 a 1974), trabalhando com a população carente.

Atualmente é Supervisora das atividades psicopedagógicas em numerosos hospitais públicos e privados da cidade de Buenos Aires.

Assessora de atividades psicopedagógicas em diferentes instituições educativas e de saúde no Brasil (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiana) e na Argentina ( Buenos Aires, Córdoba, San Juan e Rio Negro).

Coordenadora de "Grupos de Tratamento Psicopedagógico Didático para Psicopedagogos" em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) ( Experiência grupal com base psicanalítica de revisão da modalidade de aprendizagem e ensino do psicopedagogo e do professor).

Diretora da "Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires" a nível de pós-graduação ( Escola de Formação em Psicopedagogia Clínica para psicólogos, médicos, pedagogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos).

Diretora da Pesquisa e/ou Investigação "Fatores possibilitadores de aprendizagem na população com Necessidades Básicas Insatisfeitas" (aprovada pelo Ministério de Saúde e Accion Social de Argentina ).

Autora dos livros "A Inteligência Aprisionada"e "A mulher Escondida na Professora".

Alicia Fernández, entende a psicopedagogia como uma disciplina com um objeto próprio: a autoria do pensamento e como um acionar dirigido a sujeitos, por ela conceitualizados como "Aprendente" e "ensinante".

Possuidora de uma larga experiência de trabalho com famílias, grupos e instituições de saúde e educação, construiu um modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico chamado DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só jornada), utilizando-o em diversos hospitais públicos e privados de vários países latino-americanos.

Inicia suas pesquisas, através do trabalho de Sara Pain, dando continuidade a partir de investigações próprias, enfatizando o trabalho com grupos de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem.

Vem realizando importantes investigações no plano da utilização de técnicas psicodramáticas com base psicanalítica.

Criou e dirigiu durante muitos meses, um Centro de Aprendizagem, em um Hospital público da Grande Buenos Aires, que atende uma população carente, na parte materno-infantil .Desta experiência surge o livro "A Inteligência Aprisionada" (1987).

Nesta obra a autora analisa as conseqüências que para a constituição da subjetividade da criança e particularmente para sua possibilidade de aprender, ter que esconder, omitir e/ou desmentir o conhecimento dentro do grupo familiar.

Redes sociais:

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Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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