Outras Queixas: NÃO PRESTA ATENÇÃO, ESTA SEMPRE "VOANDO" e DISTRAÍDO.
Sara Paín, nasceu em Buenos aires em 1931 e reside na França desde 1977. Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e em Psicologia pela Universidade de Neuchâtel, Suíça, com a tese defendida “La Psicogêneses de la Funciones Lógicas de Combinación y Permutação".
Foi professora de psicologia na Universidade Nacional de Buenos Aires e Mar del Plata, é Professora de filosofia e letras pela Universidade de Buenos Aires. Foi professora da Universidade Paris XIII e da Faculdade de Psicologia em Tolouse.
Trabalhou para a Unesco em missões de assessoria relacionadas a problemas de inteligência e aprendizagem. Participou da formação e da pesquisa em várias universidades e centros de educação na França, no Brasil e na Argentina, sendo responsável por múltiplas conferências, palestras, cursos e intervenções em eventos científicos no campo da Psicologia do Conhecimento, da Aprendizagem (psicopedagogia) e da representação artística.
No Brasil, é consultora científica do Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem , do Rio de Janeiro. Foi consultora também do projeto Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) de Porto Alegre e do Cevec (Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz e da Escola Experimental), em São Paulo.
Sara Paín é co-fundadora e presidente do Atepp-Cefat (Ateliê de arteterapia. Paris), onde participa regularmente do ensino da instituição (diretora e professora do curso de formação em Arterapia desde 1981) e da elaboração da revista “Chantiers d’art-thérapie”.
Alicia Fernández: "Aprendizagem também é uma questão de gênero"
Para a psicopedagoga argentina, as dificuldades da criança em sala de aula têm relação com os papéis atribuídos a homens e mulheres
Participou dos movimentos que na década de 60 traziam um requestionamento do lugar da mulher.
Após seus estudos começa a trabalhar como Orientadora Educacional (desde 1962 a 1974), trabalhando com a população carente.
Atualmente é Supervisora das atividades psicopedagógicas em numerosos hospitais públicos e privados da cidade de Buenos Aires.
Assessora de atividades psicopedagógicas em diferentes instituições educativas e de saúde no Brasil (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiana) e na Argentina ( Buenos Aires, Córdoba, San Juan e Rio Negro).
Coordenadora de "Grupos de Tratamento Psicopedagógico Didático para Psicopedagogos" em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) ( Experiência grupal com base psicanalítica de revisão da modalidade de aprendizagem e ensino do psicopedagogo e do professor).
Diretora da "Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires" a nível de pós-graduação ( Escola de Formação em Psicopedagogia Clínica para psicólogos, médicos, pedagogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos).
Diretora da Pesquisa e/ou Investigação "Fatores possibilitadores de aprendizagem na população com Necessidades Básicas Insatisfeitas" (aprovada pelo Ministério de Saúde e Accion Social de Argentina ).
Autora dos livros "A Inteligência Aprisionada"e "A mulher Escondida na Professora".
Alicia Fernández, entende a psicopedagogia como uma disciplina com um objeto próprio: a autoria do pensamento e como um acionar dirigido a sujeitos, por ela conceitualizados como "Aprendente" e "ensinante".
Possuidora de uma larga experiência de trabalho com famílias, grupos e instituições de saúde e educação, construiu um modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico chamado DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só jornada), utilizando-o em diversos hospitais públicos e privados de vários países latino-americanos.
Inicia suas pesquisas, através do trabalho de Sara Pain, dando continuidade a partir de investigações próprias, enfatizando o trabalho com grupos de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem.
Vem realizando importantes investigações no plano da utilização de técnicas psicodramáticas com base psicanalítica.
Criou e dirigiu durante muitos meses, um Centro de Aprendizagem, em um Hospital público da Grande Buenos Aires, que atende uma população carente, na parte materno-infantil .Desta experiência surge o livro "A Inteligência Aprisionada" (1987).
Nesta obra a autora analisa as conseqüências que para a constituição da subjetividade da criança e particularmente para sua possibilidade de aprender, ter que esconder, omitir e/ou desmentir o conhecimento dentro do grupo familiar.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.