Infecção materna pode desempenhar papel na leucemia infantil, particularmente infecções do trato geniturinário

Infecção materna pode desempenhar papel na leucemia infantil, particularmente infecções do trato geniturinário

Infecção materna pode desempenhar papel na leucemia infantil, particularmente infecções do trato geniturinário

 

Crianças nascidas de mães que sofreram qualquer tipo de infecção durante a gravidez tiveram um risco 35% maior de leucemia infantil, relataram Jian-Rong He, da Guangzhou Medical University na China, e co-autores.

Nenhuma associação foi observada para infecções do trato respiratório, digestivo ou outras. 

No entanto, infecções genitais e infecções do trato urinário maternas foram associadas a um risco aumentado em 142% e 65% de leucemia entre os filhos, respectivamente.

Ao comparar crianças expostas a infecções maternas durante a gravidez e crianças não expostas, as diferenças de risco absoluto para leucemia infantil por 100.000 pessoas-ano foram 1,8 casos para qualquer infecção, 3,4 casos com infecções do trato urinário e 7,1 casos por 100.000 pessoas-ano para infecções do trato genital.


“Descobrimos que a infecção do trato urinário e genital durante a gravidez foi associada a um maior risco de leucemia infantil, mas o risco absoluto associado permaneceu pequeno devido à raridade da leucemia infantil. 

Futuros estudos epidemiológicos em diferentes regiões e pesquisas mecanísticas são necessários para confirmar nossas descobertas e investigar os mecanismos subjacentes”, escreveram os autores.".

leucemia é o câncer infantil mais comum e sua etiologia é pouco compreendida. Um melhor conhecimento das possíveis causas da leucemia infantil pode fornecer planos possíveis para a prevenção da doença no futuro.

“Essas descobertas sugerem que fatores relacionados ao sistema imunológico durante a gravidez podem estar envolvidos no desenvolvimento da leucemia infantil”, escreveram He e seus colegas.

leucemia infantil pode se originar no útero, uma vez que lesões cromossômicas relacionadas à leucemia foram observadas no nascimento. Estudos anteriores relataram que os níveis de citocinas no nascimento eram diferentes para crianças saudáveis em comparação com indivíduos que desenvolveram leucemia na infância”, disseram eles.

No artigo, os pesquisadores contextualizam que a infecção materna é comum durante a gravidez e é uma importante causa potencial de anormalidades genéticas e imunológicas fetais. 

Foi relatado que a infecção materna está associada à leucemia infantil em estudos anteriores de caso-controle ou pequenos estudos de coorte.

O objetivo deste estudo, portanto, foi avaliar a associação de infecção materna durante a gravidez com leucemia infantil entre os filhos em um grande estudo.

Este estudo de coorte de base populacional usou dados de 7 registros nacionais dinamarqueses (incluindo o Registro Médico de Nascimentos Dinamarquês, o Registro Nacional de Pacientes Dinamarquês, o Registro Nacional de Câncer Dinamarquês e outros) para todos os nascidos vivos na Dinamarca entre 1978 e 2015. 

Dados do registro sueco para todos os nascidos vivos entre 1988 e 2014 foram usados para validar os achados da coorte dinamarquesa. Os dados foram analisados de dezembro de 2019 a dezembro de 2021.

A exposição do estudo foi infecção materna durante a gravidez categorizada por localizações anatômicas identificadas no Registro Nacional de Pacientes da Dinamarca.

O desfecho primário foi qualquer leucemia; desfechos secundários foram leucemia linfoide aguda (LLA) e leucemia mieloide aguda (LMA). A leucemia infantil foi identificada no Registro Nacional de Câncer da Dinamarca. 

As associações foram avaliadas pela primeira vez em toda a coorte usando modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox, ajustados para possíveis fatores de confusão. 

Uma análise de irmãos foi realizada para considerar a confusão familiar não medida.

Este estudo incluiu 2.222.797 crianças, 51,3% das quais eram meninos. Durante os aproximadamente 27 milhões de pessoas-ano de acompanhamento (média [DP], 12,0 [4,6] anos por pessoa), 1.307 crianças foram diagnosticadas com leucemia (LLA, 1.050; LMA, 165; ou outra, 92).

Crianças nascidas de mães com infecção durante a gravidez tiveram um risco 35% maior de leucemia (taxa de risco [HR] ajustada, 1,35 [IC 95%, 1,04-1,77]) em comparação com filhos de mães sem infecçãoInfecções genitais e urinárias maternas foram associadas a um risco aumentado em 142% e 65% de leucemia infantil, com HRs de 2,42 (IC 95%, 1,50-3,92) e 1,65 (IC 95%, 1,15-2,36), respectivamente.


Nenhuma associação foi observada para infecções do trato respiratório, digestivo ou outras. A análise de irmãos mostrou estimativas comparáveis à análise de coorte inteira. 

Os padrões de associação para LLA e LMA foram semelhantes aos de qualquer leucemia. Nenhuma associação foi observada para infecção materna e tumores cerebrais, linfoma ou outros cânceres infantis.

Neste estudo de coorte de aproximadamente 2,2 milhões de crianças, a infecção materna do trato geniturinário durante a gravidez foi associada à leucemia infantil entre os filhos. 

Se confirmados em estudos futuros, os achados podem ter implicações para a compreensão da etiologia e desenvolvimento de medidas preventivas para leucemia infantil.".

 

Fontes:
JAMA Network Open, publicação em 20 de fevereiro de 2023.
MedPage Today, notícia publicada em 20 de fevereiro de 2023.

https://www.news.med.br/p/medical-journal/1434615/infeccao-materna-pode-desempenhar-papel-na-leucemia-infantil-particularmente-infeccoes-do-trato-geniturinario.htm


NEWS.MED.BR, 2023. Infecção materna pode desempenhar papel na leucemia infantil, particularmente infecções do trato geniturinário. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1434615/infeccao-materna-pode-desempenhar-papel-na-leucemia-infantil-particularmente-infeccoes-do-trato-geniturinario.htm>. Acesso em: 10 abr. 2023.




Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas