Adolescência
![](https://2.bp.blogspot.com/-bOOcXs3UZTI/TgGFHFw3qcI/AAAAAAAAZ4I/oygFmhdT2-0CAKM4QFbe4fEnpcrH4t5XQCPcBGAYYCw/s400-rw/%25C3%258Dndice.jpg)
ADOLESCÊNCIA
Erikson (1971) define a etapa da
adolescência como Identidade versus
Confusão de Papel. O agente interno
ativador na formação da identidade é o
Ego.
O ego, nessa etapa, tem a capacidade
de selecionar e integrar talentos, aptidões e habilidades na identificação com
pessoas semelhantes e na adaptação ao ambiente social.
O perigo dessa etapa é a confusão de
papel.
Os adolescentes podem apegar-se ao
espírito de clã e ser cruéis na exclusão de todos que sejam diferentes, na cor
de pele, nos antecedentes culturais, nos gostos, nas vestimentas e nas maneiras
que tenham sido selecionadas como os sinais característicos de estar no grupo
ou fora dele.
É importante compreender que essa
intolerância pode ser uma defesa
contra a confusão do sentimento de
identidade.
Por isso os adolescentes se ajudam,
formam grupos, definem seus ideais e seus inimigos. É a etapa da paixão.
Segundo Erikson (1971) o amor no
adolescente é uma tentativa de chegar a uma definição de sua identidade
projetando a própria imagem difusa do ego em outra pessoa para vê-la refletida
e gradualmente definida.
Muitos autores, ao estudarem a adolescência, destacam a importância dos fatores sócio-culturais na determinação da fenomenologia expressiva nesta idade da vida.
Segundo Knobel (1981) não há dúvidas de que o elemento sócio-cultural influi com um determinante específico nas manifestações da adolescência, mas que atrás dessa expressão sócio-cultural existe um
embasamento psicobiológico que lhe dá características universais.
Assim o problema da adolescência pode ser entendido como um processo universal, mas que será influenciado por conotações externas peculiares de cada cultura.
Freud (1969) citado por Knobel (1981) diz que é muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico na adolescência e considera que toda a comoção deste período da vida deve ser considerada como normal, assinalando também que seria anormal a presença de um equilíbrio estável
durante o processo adolescente, pois é uma fase de desequilíbrios e instabilidades.
Knobel (1971) considera que existe uma verdadeira patologia normal do adolescente ou síndrome normal da adolescência, no sentido de que este exterioriza seus conflitos de acordo com a sua estrutura e suas experiências.
O autor descreve a seguinte sintomatologia que integraria esta síndrome:
1) busca de si mesmo e da identidade;
2) tendência grupal;
3) necessidade de intelectualizar e fantasiar;
4) crises religiosas,que podem ir desde o ateísmo mais intransigente até o misticismo mais fervoroso;
5) deslocalização temporal, onde o pensamento adquire as características de pensamento primário;
6) evolução sexual manifesta, que vai do auto-erotismo até a heterossexualidade genital adulta;
7) atitude social reivindicatória com tendências anti ou associais de diversa intensidade;
8)contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta, dominada pela ação, que constitui a forma de expressão conceitual mais típica deste período da vida;
9) uma separação progressiva dos pais; e 10) constantes flutuações do humor e do estado de ânimo (KNOBEL, 1981, p. 29).
É no córtex parietal superior que o
cérebro constrói a sua imagem corporal: onde está e o que está fazendo cada
parte do corpo.
Na adolescência, se não bastasse o
corpo crescer rapidamente, ele também não cresce por igual.
Crescem pés e mãos, depois pernas e
antebraços e finalmente braços e coxas.
“[...] primeiro se perdem os sapatos,
depois as calças, curtas demais, enquanto as blusas ainda cabem por um bom
tempo [...]” (HERCULANO-HOUZEL, 2005, p. 81).
O corpo fica totalmente esculhambada
durante a adolescência: o corpo adolescente não é simplesmente uma versão maior
do corpo
infantil, sem ser ainda uma versão reduzida do corpo adulto. É de se esperar
que o adolescente estranhe sua imagem no espelho.
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.