Adolescência





ADOLESCÊNCIA

Erikson (1971) define a etapa da adolescência como Identidade versus
Confusão de Papel. O agente interno ativador na formação da identidade é o
Ego.

O ego, nessa etapa, tem a capacidade de selecionar e integrar talentos, aptidões e habilidades na identificação com pessoas semelhantes e na adaptação ao ambiente social.

O perigo dessa etapa é a confusão de papel.

Os adolescentes podem apegar-se ao espírito de clã e ser cruéis na exclusão de todos que sejam diferentes, na cor de pele, nos antecedentes culturais, nos gostos, nas vestimentas e nas maneiras que tenham sido selecionadas como os sinais característicos de estar no grupo ou fora dele.

É importante compreender que essa intolerância pode ser uma defesa
contra a confusão do sentimento de identidade.

Por isso os adolescentes se ajudam, formam grupos, definem seus ideais e seus inimigos. É a etapa da paixão.


Segundo Erikson (1971) o amor no adolescente é uma tentativa de chegar a uma definição de sua identidade projetando a própria imagem difusa do ego em outra pessoa para vê-la refletida e gradualmente definida.


Muitos autores, ao estudarem a adolescência, destacam a importância dos fatores sócio-culturais na determinação da fenomenologia expressiva nesta idade da vida. 

Segundo Knobel (1981) não há dúvidas de que o elemento sócio-cultural influi com um determinante específico nas manifestações da adolescência, mas que atrás dessa expressão sócio-cultural existe um
embasamento psicobiológico que lhe dá características universais. 

Assim o problema da adolescência pode ser entendido como um processo universal, mas que será influenciado por conotações externas peculiares de cada cultura.

Freud (1969) citado por Knobel (1981) diz que é muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico na adolescência e considera que toda a comoção deste período da vida deve ser considerada como normal, assinalando também que seria anormal a presença de um equilíbrio estável
durante o processo adolescente, pois é uma fase de desequilíbrios e instabilidades. 

Knobel (1971) considera que existe uma verdadeira patologia normal do adolescente ou síndrome normal da adolescência, no sentido de que este exterioriza seus conflitos de acordo com a sua estrutura e suas experiências. 

O autor descreve a seguinte sintomatologia que integraria esta síndrome:

1) busca de si mesmo e da identidade; 

2) tendência grupal; 

3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 

4) crises religiosas,que podem ir desde o ateísmo mais intransigente até o misticismo mais fervoroso; 

5) deslocalização temporal, onde o pensamento adquire as características de pensamento primário; 

6) evolução sexual manifesta, que vai do auto-erotismo até a heterossexualidade genital adulta; 

7) atitude social reivindicatória com tendências anti ou associais de diversa intensidade; 

8)contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta, dominada pela ação, que constitui a forma de expressão conceitual mais típica deste período da vida; 

9) uma separação progressiva dos pais; e 10) constantes flutuações do humor e do estado de ânimo (KNOBEL, 1981, p. 29).




É no córtex parietal superior que o cérebro constrói a sua imagem corporal: onde está e o que está fazendo cada parte do corpo.

Na adolescência, se não bastasse o corpo crescer rapidamente, ele também não cresce por igual.

Crescem pés e mãos, depois pernas e antebraços e finalmente braços e coxas.

“[...] primeiro se perdem os sapatos, depois as calças, curtas demais, enquanto as blusas ainda cabem por um bom tempo [...]” (HERCULANO-HOUZEL, 2005, p. 81).


O corpo fica totalmente esculhambada durante a adolescência: o corpo adolescente não é simplesmente uma versão maior do corpo infantil, sem ser ainda uma versão reduzida do corpo adulto. É de se esperar que o adolescente estranhe sua imagem no espelho.







Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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