A amiotrofia espinhal progressiva é causada pela deleção ou mutação no lócus do gene de sobrevivência do neurônio motor — motoneurônio, situado no cromossomo 5.
Amiotrofia espinhal progressiva
A amiotrofia espinhal progressiva é causada pela deleção ou mutação no lócus do gene de sobrevivência do neurônio motor — motoneurônio, situado no cromossomo 5.
Em condições normais, os neurônios motores necessitam de uma proteína chamada proteína de sobrevivência do neurônio motor (do inglês survival motor neuron, SMN), que é normalmente produzida pelo corpo.
👉Nesse sentido, analise a situação a seguir:
Diante desse contexto, responda às seguintes questões:
a) Considerando as características da paciente, qual dos tipos de amiotrofia espinhal progressiva você acha que ela tem? Justifique sua resposta.
b) Quais seriam os principais objetivos fisioterapêuticos nesse caso em particular?
Padrão de resposta esperado
a) De acordo com o caso descrito, é provável que a paciente tenha AEP tipo II.
Mesmo a doença tendo iniciado enquanto ainda bebê, não pode ser considerada do tipo I, que geralmente leva a óbito nos primeiros três anos de vida.
Outro fator que foi observado, e que nos assegura o diagnóstico, é que essa paciente consegue sentar sem apoio, mas nunca chegou a caminhar, duas características muito evidentes desse tipo de AEP.
b) Entre os principais objetivos fisioterapêuticos, podemos destacar:
• manter e melhorar a flexibilidade e a mobilidade geral, prevenindo contraturas e deformidades causadas pela imobilidade e por posturas anormais;
• melhorar a força e o condicionamento cardiorrespiratório;
• melhorar o alinhamento postural;
• melhorar o equilíbrio e as reações de proteção.
Também é importante realizar a prevenção de complicações respiratórias, pois a falência respiratória é a principal causa de óbito nessas crianças.
Cena 1: uma criança com deficiência motora sendo abraçada por seus pais em um ambiente acolhedor. É uma ilustração calorosa que transmite afeto, segurança e união familiar.
Uma resposta bem estruturada e fundamentada para o desafio proposto:
✅ a) Tipo de amiotrofia espinhal progressiva da paciente e justificativa
A paciente apresenta amiotrofia espinhal progressiva tipo II.
Justificativa: A descrição clínica indica que a paciente tem 7 anos, foi diagnosticada com AE tipo II, e apresenta:
Atraso no desenvolvimento motor
Incapacidade de ficar em pé, andar ou engatinhar
Capacidade de rolar, sentar com apoio e manter a cabeça ereta
Escoliose, retrações musculares e arreflexia
Ausência de força muscular em membros inferiores e controle de tronco
Essas características são compatíveis com a forma intermediária da doença (tipo II), que geralmente se manifesta entre 6 e 18 meses de idade, com o paciente sendo capaz de sentar-se sem ajuda, mas não deambular.
A progressão é mais lenta que no tipo I, mas ainda exige cuidados contínuos.
✅ b) Principais objetivos fisioterapêuticos nesse caso
Os objetivos fisioterapêuticos devem ser personalizados e voltados para manter a funcionalidade, prevenir complicações e promover qualidade de vida. Os principais são:
Prevenção de deformidades ortopédicas
Controle da escoliose e retrações musculares
Estímulo à postura adequada e alinhamento corporal
Manutenção da mobilidade articular e tônus muscular
Exercícios passivos e ativos assistidos
Alongamentos para evitar contraturas
Estimulação do controle de tronco e equilíbrio
Treinos posturais com apoio
Uso da Escala de Berg para avaliar e monitorar o equilíbrio
Fortalecimento da musculatura residual
Foco em membros superiores e musculatura cervical
Atividades lúdicas adaptadas para engajamento
Fisioterapia respiratória
Prevenção de complicações pulmonares
Treino de expansão torácica e higiene brônquica
Promoção da independência funcional
Adaptação de atividades diárias
Orientação para uso de órteses e dispositivos de apoio
Apoio emocional e social
Envolvimento da família no plano terapêutico
Estímulo à autoestima e inclusão
Cena 2 : uma sala de aula inclusiva onde uma criança em cadeira de rodas participa ativamente das atividades com os colegas. A professora interage com todos, e o ambiente transmite acolhimento, respeito e inclusão escolar.
🧡 Como orientar a família e a paciente com diagnóstico de Amiotrofia Espinhal Progressiva (AEP)
1. Acolhimento emocional
Comece com escuta ativa: permita que a família expresse suas dúvidas, medos e sentimentos.
Reforce que o diagnóstico não define a totalidade da criança — ela continua sendo uma pessoa com potencial, afetos e possibilidades.
Evite termos técnicos excessivos; prefira uma linguagem acessível e acolhedora.
"Entendo que esse momento traz muitas incertezas, mas vocês não estão sozinhos. Há uma equipe multidisciplinar pronta para apoiar o desenvolvimento e o bem-estar da sua filha."
2. Educação sobre a condição
Explique, de forma simples, que a AEP é uma condição genética que afeta os neurônios motores responsáveis pelos movimentos voluntários.
Reforce que o tipo II, como no caso da paciente, costuma permitir algumas habilidades motoras, como sentar com apoio e manter a cabeça ereta.
Enfatize que o tratamento é contínuo e envolve várias áreas: fisioterapia, terapia ocupacional, acompanhamento respiratório, entre outros.
3. Orientação prática
Incentive a família a manter uma rotina de estímulos motores e cognitivos, respeitando os limites da criança.
Sugira que eles busquem profissionais especializados em reabilitação neuromotora.
Oriente sobre a importância de adaptações no ambiente doméstico para garantir segurança e conforto.
4. Encaminhamentos e rede de apoio
Se sua formação permite, indique serviços de referência, ONGs, associações de pacientes com AEP ou doenças raras.
Estimule a participação em grupos de apoio, que ajudam a trocar experiências e fortalecer emocionalmente os cuidadores.
5. Trabalho interdisciplinar
Reforce que o cuidado ideal é feito por uma equipe: médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores e outros profissionais.
Se você atua em saúde, educação ou assistência social, posicione-se como ponte entre a família e essa rede.
✨ Exemplo de fala que você pode usar:
"A condição da sua filha exige cuidados contínuos, mas há muitos recursos e profissionais que podem ajudar. O mais importante é que vocês estejam informados, acolhidos e conectados com uma equipe que respeite o ritmo e as necessidades dela."
Cena 3: uma representação acolhedora da rede de cuidados em saúde, com profissionais da saúde e educação formando um círculo protetor ao redor de uma criança com deficiência motora. A ilustração transmite colaboração, respeito e cuidado interdisciplinar — exatamente o tipo de apoio que transforma vidas.
🧠 Orientação à família com base nas minhas e suas formações
1. Acolhimento emocional e escuta ativa
Com sua base em psicanálise, psicologia perinatal e saúde e bem-estar, oferecer um espaço seguro para que a família expresse medos, angústias e dúvidas.
Valide os sentimentos dos pais sem julgamento.
Ajude-os a nomear o luto simbólico pela expectativa de desenvolvimento típico.
Reforce que o vínculo afetivo e a presença são mais importantes que qualquer ideal de normalidade.
"É natural que vocês estejam se sentindo sobrecarregados. Mas há caminhos possíveis, e vocês não precisam trilhar isso sozinhos."
2. Educação e desenvolvimento
Como pedagoga institucional e psicopedagoga, você pode orientar sobre adaptações pedagógicas e estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Sugira atividades lúdicas que respeitem os limites motores e estimulem a cognição.
Oriente a escola sobre inclusão, acessibilidade e estratégias de ensino personalizado.
Promova o uso de recursos visuais, táteis e auditivos para ampliar a experiência de aprendizagem.
3. Intervenção cognitivo-comportamental
Com sua formação em psicologia cognitiva e comportamental, você pode ajudar a família a lidar com pensamentos disfuncionais e promover estratégias práticas de enfrentamento.
Trabalhe crenças limitantes (“não vamos dar conta”, “ela nunca vai aprender”)
Estimule rotinas saudáveis, reforço positivo e metas realistas
Ajude a construir uma narrativa de esperança e protagonismo
4. Abordagem espiritual e sistêmica
Sua formação em educação cristã e constelação familiar permite integrar dimensões espirituais e relacionais no cuidado.
Ofereça suporte espiritual, se for do desejo da família, como fonte de força e sentido
Trabalhe dinâmicas familiares que possam estar impactando o vínculo com a criança
Reforce o papel de cada membro da família como parte de uma rede de apoio
5. Neuropsicologia e estimulação precoce
Com a pós em neuropsicologia, você pode contribuir para o mapeamento das funções cognitivas preservadas e orientar intervenções que estimulem o cérebro da criança.
Sugira jogos e atividades que ativem memória, atenção e linguagem
Trabalhe com a equipe multidisciplinar para alinhar objetivos terapêuticos
Oriente sobre sinais de sobrecarga emocional ou regressão comportamental
🌱 Mensagem final para a família
"A condição da sua filha exige cuidados contínuos, mas também abre espaço para descobertas, vínculos profundos e superações. Com amor, informação e uma rede de apoio, ela pode viver com dignidade, alegria e desenvolvimento. E vocês, como família, são a base mais importante dessa jornada."
🧩 Plano de Orientação Integrado para Pacientes com AEP
🏠 1. Eixo Familiar: Acolhimento, Rotina e Vínculo
Objetivos:
Promover segurança emocional e fortalecimento dos vínculos familiares
Estimular autonomia dentro das possibilidades da criança
Reduzir sobrecarga emocional dos cuidadores
Ações:
Realizar encontros de orientação com os pais e cuidadores sobre a condição, evolução e cuidados diários
Criar uma rotina estruturada com horários para alimentação, sono, estimulação motora e lazer
Estimular a comunicação afetiva e o reforço positivo
Orientar sobre adaptações no ambiente doméstico (cadeiras, apoios, acessibilidade)
Indicar grupos de apoio e redes de famílias com crianças com doenças raras
Ferramentas que você pode usar:
Técnicas da psicologia cognitivo-comportamental para manejo de ansiedade e crenças limitantes
Constelação familiar para trabalhar dinâmicas inconscientes que impactam o cuidado
Educação cristã (se for do desejo da família) como fonte de espiritualidade e resiliência
🏫 2. Eixo Escolar: Inclusão, Estímulo Cognitivo e Participação
Objetivos:
Garantir acesso à educação inclusiva e adaptada
Estimular o desenvolvimento cognitivo e social
Promover a participação ativa da criança no ambiente escolar
Ações:
Reunião com equipe pedagógica para apresentar o diagnóstico e necessidades específicas
Elaboração de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) com metas realistas
Adaptação de materiais didáticos (recursos visuais, táteis, digitais)
Inclusão da criança em atividades coletivas com apoio, respeitando seus limites
Capacitação dos professores para lidar com questões emocionais e motoras
Ferramentas que você pode usar:
Psicopedagogia para identificar e estimular funções cognitivas preservadas
Neuropsicologia para mapear habilidades e dificuldades específicas
Educação especial para orientar sobre acessibilidade e metodologias inclusivas
🏥 3. Eixo Saúde: Rede de Cuidados e Intervenção Multidisciplinar
Objetivos:
Garantir acompanhamento contínuo e especializado
Prevenir complicações motoras e respiratórias
Promover qualidade de vida e bem-estar físico e emocional
Ações:
Encaminhamento para fisioterapia motora e respiratória
Avaliação periódica com neurologista, ortopedista e pneumologista
Acompanhamento psicológico para a criança e familiares
Estímulo à comunicação entre os profissionais da saúde e da educação
Monitoramento do desenvolvimento com escalas funcionais (ex: Escala de Berg)
Ferramentas que você pode usar:
Psicologia perinatal e pré-natal para trabalhar o impacto emocional do diagnóstico desde a gestação (em casos precoces)
Psicologia da saúde para promover estratégias de enfrentamento e adesão ao tratamento
Intervenções psicanalíticas para lidar com angústias profundas e subjetivas
🌟 Mensagem final para os cuidadores
"Cada criança é única, e mesmo diante de desafios neuromotores, há caminhos possíveis para o desenvolvimento, a alegria e a convivência. Com amor, informação e uma rede de apoio bem estruturada, vocês podem oferecer à sua filha ou filho uma vida com dignidade, afeto e possibilidades reais de crescimento."
🌟 Cuidar com Amor: Rede de Apoio para Crianças com Amiotrofia Espinhal Progressiva
🏠 Família: O primeiro abraço é o mais importante
“O vínculo familiar é a base do desenvolvimento emocional e da segurança da criança. O acolhimento, o afeto e a presença ativa dos pais são insubstituíveis.”
🏫 Escola: Inclusão começa com acolhimento
“Toda criança tem o direito de aprender, conviver e participar. A escola é um espaço de descoberta, e a inclusão é uma ponte para o futuro.”
🏥 Saúde: Uma rede que cuida e fortalece
“O cuidado integral envolve profissionais que trabalham juntos para garantir qualidade de vida, desenvolvimento e bem-estar físico e emocional.”
Este material foi desenvolvido com base em práticas humanizadas e integrativas, voltadas para o cuidado de crianças com Amiotrofia Espinhal Progressiva. Acolher, incluir e cuidar são verbos que transformam vidas.
🌿 CUIDAR COM CONSCIÊNCIA E AMOR
Apoio emocional, educacional e terapêutico para famílias com crianças em desenvolvimento atípico
👩⚕️ Kátia Barbosa Rumbelsperger
Psicanalista | Psicopedagoga | Pedagoga Institucional e Empresarial Especialista em:
Neuropsicologia
Psicologia Cognitiva e Comportamental
Psicologia Perinatal e Pré-Natal
Saúde e Bem-Estar
Educação Cristã e Educação Especial
Constelação Familiar
🌈 Método DNA – Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento | (Nutrição Emocional e Acolhimento)
Um método exclusivo voltado para o atendimento de pais e cuidadores, com foco em:
Acolhimento emocional e escuta ativa
Orientação sobre desenvolvimento infantil e inclusão
Estratégias práticas para lidar com o diagnóstico
Fortalecimento dos vínculos familiares
Apoio espiritual e sistêmico, se desejado
Atendimento online ou presencial 📍 Rio de Janeiro – RJ 📞 Contato: (21) 96885-8565
💬 Para quem é esse atendimento?
Famílias com crianças com doenças raras ou neuromotoras (como AEP)
Pais que enfrentam desafios emocionais na parentalidade
Escolas e profissionais que desejam orientação inclusiva
Cuidadores que buscam suporte para lidar com sobrecarga
💡 O que você vai encontrar:
✅ Escuta sem julgamentos
✅ Plano de orientação familiar, escolar e de saúde
✅ Ferramentas terapêuticas e educativas
✅ Rede de apoio e encaminhamentos especializados
✅ Material visual e informativo para uso diário





Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.