CRIANÇAS ANORMAIS - Crianças-problemas não é sinônimo de crianças-anormais
“... muitos casos classificados mesmo como atraso mental, são realmente de falsos atrasos [...] as crianças ‘caudas de classe’ nas Escolas, insubordinadas, desobedientes, instáveis, mentirosas, fujonas... na sua grande maioria não são portadoras de nenhuma ‘anomalia’ moral, no sentido constitucional do termo. Elas foram ‘anormalizadas’ pelo meio. Como o homem primitivo cuja ‘selvageria’ foi uma criação de civilizados também na criança, o conceito de ‘anormal’ foi antes de tudo, o ponto de vista adulto, a conseqüência de um enorme sadismo inconsciente de pais e educadores” (RAMOS, 1950, p.18).
Crianças-problemas não é sinônimo de crianças-anormais.
Anteriormente, e ainda acontece que alguns professores reclamavam que “tinham uma porção
de anormais na sua classe, pelo que o ensino não progredia bem”
Algumas pessoas e profissionais classificam como “anormais”
todos os alunos que não seguiam o comum, a norma da sala de aula.
Artur Ramos passou a usar o termo criança-problema
como sinônimo de criança-anormal,
Criança anormal é aquela que possui alguma anomalia físico, ou no campo mental ou moral; e naturalmente tais anomalias se refletem a cada passo, na vida doméstica e escolar da criança.
Criança-problema, ao contrário, é aquela que apresenta
desvios de conduta, em casa ou na escola, sem que tais desvios sejam provenientes
de nenhuma anomalia física, mental ou moral.
Na vida cotidiana às irregularidades de condutas que apresentam são funcionais, isto é, relativas apenas as suas funções e suas vivências. São por isso, corrigíveis com certa facilidade, e cabe à família tratar dessa correção.
Quando essas crianças não são orientadas e tratadas em
tempo, podem, tais irregularidades, se incorporam definitivamente ao indivíduo,
tornando-o um indivíduo altamente pernicioso à sociedade, cheio de traumas, recalques
e complexos, um indivíduo revoltado, talvez um criminoso.
Educar de maneira autoritária está fora da ética, em
torno dessa criança há diversas informações, mídias perniciosas de “compre,
compre, compre, o melhor para você ser o melhor” crianças perdem seus espaços
de criar, brincar...
Muitos desconsideram o futuro da criança.
- Considero que os traumas infantis começam nas escolhas dos seus parceiros(as).
- Quem escolhemos para SER PAI e SER MÃE.
Características
da criança problema:
· Capricho
· Desconfiança
· Medo exagerado
· Turbulência
· Agressividade
· Cólera
· Rixas frequentes
· Indolências
· Apatia
· Furto
· Drogas
· Mentiras
· Histeria
· Mentira falta de interesse pelos estudos
· Fugas
· Incapacidade para aprender
· Enurese (incapacidade de conter as urinas)
· Estados de angústias
· Antipatia pela escola e pelos colegas
· Desordens sexuais
· Nervosismos e instabilidades
· Inibição e timidez
· Perversidades
· Ira
· Vinganças
· Ódio
· Mágoas
· Desafeto
Esses desajustamentos podem ser:
· Falta de comunicação assertiva com os pais· Desentendimento entre os pais
· Falta de afeto entre os pais (divórcios – autoritarismo – pais violentos)
· Sentimento de insegurança por motivo financeiro
· Comparação desfavorável com os filhos “você não vale nada” “seu irmão(a) é mais inteligente “você é uma benção, modo pejorativo”
· Incapacidade da criança em atingir o nível de esperança e aspirações da família a seu respeito
· Desafeto dos pais e vizinhos
· Gravidez problemática
· Filhos não aceitos na gravidez
· Abortos não concluídos
· Desafetos da família extensiva
· Pais que não ligam para os filhos
· Pais que não tem tempo para conversa e brincar com os filhos
· Mae que mostra mais amor por um filho do que de outro
Os filhos que não possuem em seu lar, carinho e amor, sendo diariamente maltratados, e que sofrem castigos, violências e perseguições em casa, apresentam-se na escola e outro lugar, com uma expressão de mágoa, tristeza, medo, angústia, ansiedade, irritabilidade, de zombaria ou de rebeldia.
- O resultado de um pai ou mãe não presente é a causa das indisciplinas e choques emocionais
- Tais perturbações podem ser passageiras ou transformarem-se em recalques e complexos duradouros.
- Desajustamento familiares graves podem produzir neuroses.
- Tudo isso vai expressar na conduta e nas aprendizagens.
Contato:
(21)96885-8565
http://lattes.cnpq.br/5509934110112197
CRP0 7909/09-RJA
CNPJ – 14.032.217/0001-98
Bibliografia
Artur Ramos – “A criança-problema”; Editora Nacional: São
Paulo 1939
http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo06/Ronaldo%20Aurelio%20Gimenes%20Garcia%20-%20Texto.pdf
Atendimento online e presencial
Palestras, cursos, terapias, orientação vocacional, constelação sistêmica, psicopedagogia clinica, institucional e empresarial.
Formação de conselheiros em dependência química
Supervisão em psicopedagogia
Homeschooling - Orientação e Planejamento
• https://chat.whatsapp.com/E20e8NZtR5i0ohiSqXrVbM
Empreendedorismo & Liderança
•
https://chat.whatsapp.com/C3rIf7l8gWwJpi0945NJFQ
Homeschooling & EAD
• https://chat.whatsapp.com/Czk8fO5p74l4z8x4qsEanZ
Dependências & Depressões
Telegram
•
https://t.me/joinchat/AAAAAEY_aNCgtaHQ0WN9qA
Liderança & Empreendedorismo
• https://t.me/joinchat/AAAAAEOMrg-Nlo4tn6nmCA -
Homeschooling & EAD Aprender & Ensinar
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.