Ensinar e Aprender
Olá amigos e amigas
Para pensar!
Sou
psicopedagoga clínica, institucional e empresarial, esse pequeno artigo é para
manutenção do seu aprendizado.
Trabalho há muito tempo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Passo para vocês um pouco do meu conhecimento.
Trabalho há muito tempo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Passo para vocês um pouco do meu conhecimento.
Aproveite essa simples informação.
Não podemos mais ignorar ou sermos ignorantes diante desse
fato real, e não é o ideal.
Não cabem mais argumentos e descasos com seres humanos, inadimplência
educacional, pessoal e profissional, fala sério!
Acredito que todos nós seres humanos temos no sangue à
vontade necessidade e o desejo de educar, devemos oferecer resultados e uma
base de estudo de qualidade, peculiar aos indivíduos.
Partindo do princípio das crianças aprenderem deve começar
nas séries iniciais e também na fase pré-escolar, trabalhando no sentido de
adequação a prevenção do conhecimento e informações até chegarem à
universidade.
Voltando para séries iniciais o ensino com qualidade fará e
despertará no educando (aprendente) um futuro investimento e promissor para
mente brilhante nos estudos para toda vida.
Todos nós somos educadores,
independentemente da formação do sujeito e pelo povo devemos trabalhar a favor
das crianças para que possam colher excelentes sementes
A educação das crianças é uma excelente oportunidade para o
desenvolvimento, crescimento da convivência emocional, social e cultural.
Estudos sobre o funcionamento do cérebro revelam que crianças
de um ano a 5/6 anos passam a maior parte do tempo com permissão de pais em
frente à televisão e a internet.
O cérebro
de uma criança é totalmente perceptivo a todos os contexto e situações no
momento que estão acordados e que todas as situações que estão expostas.
O cérebro funciona como uma “esponja” e as crianças estão com
o cérebro em formação, não tem capacidade de julgamento ou seleção dos que é
bom, correto ou ruim. A criança absorve
tudo que faz parte do seu dia a dia.
Necessitamos e precisamos aprender oportunizar o desejo e a
necessidade de aprender, conviver,
fazer, conhecer e ser como
pessoas e com pessoas (crianças) da mesma idade (faixa etária ou não)
orientando-as para maturidade, superação, ressignificação e resiliência em um
ambiente seguro, estável para o momento da adolescência (evitando a palavra
aborrescencia) e vida adulta equilibrada, “normal” e sadio".
Será
que existe idade para a criança iniciar seus estudos?
Acredito e
defendo que a criança aprende desde o ventre materno. Sempre oriento aos
tutores, papai, mamãe, vovô, vovó, irmãos e outros, que interajam com os bebês
na barriga:
Ø
Contando
histórias
Ø
Cantando
Ø
Conversando
Ø
Apresentando
os avos, tios, irmãos etc.
Ø
Massageando
a barriga
Ø
Orando
etc.
Cada família tem suas culturas e vivências bastante
diferentes em relação à idade escolar, cabe ao orientador educacional,
pediatra, psicopedagogo, e outros profissionais promoverem efetivamente uma
palestra e ensinar como devem proceder, fornecendo uma base para o
processamento das diversas informações.
Geralmente a entrada da criança na escola está entre 6 a 7
anos, outras instituições de ensino aceitam crianças desde cedo. A idade irá
depender da missão, visão, metas,
objetivos da escola.
Acredito que a discussão da idade, se refere ao conteúdo a
ser ensinado com a criança antes de seis anos.
O lúdico (brincar) é a forma mais contemplativa para essas
crianças.
Meu
neto João Lucas, sempre ouviu histórias já no ventre da mãe, minha filha
Pâmela e genro Rogério.
Na gestação os pais conversavam, oravam, contavam histórias,
eles apresentavam aos avós maternos e paternos, todos nós contribuímos efetivamente,
afetivamente e emocionalmente na vida desse bebê.
Hoje, com 2 ano de idade, está matriculado
numa instituição que investe em construtivista,
a evolução de João Lucas está visível.
Observações demonstram que as crianças são dotadas de uma
natureza psíquica peculiar.
“O tempo da primeira infância é, sem dúvida, o mais rico. Deve ser
utilizado de todos os modos possíveis e imagináveis por meio da educação. A
perda deste período é irreparável. O nosso dever é cultivar, com a máxima
atenção, os primeiros anos de vida e nunca os descurar” Dr. Alexis Carrel,
“L’Homme CET inconnu”, Paris, 1947, pág.222 (1ª Ed., 1935).
“A humanidade começa a tormar consciência da importância desta riqueza ainda
por explorar; algo de bem mais precioso do que o ouro: o espírito, mesmo, do
homem”.
Maria Montessori 2ª edição. Mente Absorvente, pág 9.
O convívio social com as crianças e enriquecem o repertório
delas, estão sempre preparadas para começar
e perdoar sempre, inclusive seus
estudos.
O cérebro da criança está em construção e o interesse pelo
novo e o mundo ao seu redor são grandes e a absorção pelos conteúdos é uma “esponja”.
Todo seu organismo está em pleno desenvolvimento e
principalmente o visual e auditivo. O aprendizado nessa etapa é mais eficaz e
seguro para que criança possa explorar.
O ambiente escolar e da sua casa precisam estar adaptados
para enriquecer a memória de longo prazo as quais serão um grande combustível
para passagem ao ensino fundamental.
Na sua casa
deve ter:
Ø
Livros
Ø
Revistas
Ø
Jogos
manuais
Ø
Blocos
de desenho
Ø
Tintas
para colorir
Ø
Brinquedos
pedagógicos e etc.
Dessa forma desenvolveremos as múltiplas inteligências e a
inteligência emocional.
Para lembrar: A criança é essencial e profundamente afetiva.
As primeiras vivências da criança são baseadas nos seus
instintos e impulsos. As crianças são muito sensíveis ao elogio.
Vamos ensinar o caminho que a criança deve andar, e mais tarde, todos nós iremos juntos colher do melhor fruto.
Kátia Barbosa Rumbelsperger
Instituto KR Kátia Rumbelsperger
Redes Sociais
http://blog.psiqueasy.com.br/2017/12/01/psicopedagoga-katia-sao-cristovao-rj/
https://www.linkedin.com/in/katiarumbelsperger/
https://www.linkedin.com/groups/8641024 - Acessem meu grupo e vamos aprender junta
ANÁLISE TRANSACIONAL (PAC). São técnicas de desenvolvimento pessoal,
profissional e familiar.
https://sites.google.com/site/cursoseadkatia/home
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.