Ensinar e Aprender


Ensinar e Aprender

Olá amigos e amigas

Para pensar!

Sou psicopedagoga clínica, institucional e empresarial, esse pequeno artigo é para manutenção do seu aprendizado. 

Trabalho há muito tempo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. 

Passo para vocês um pouco do meu conhecimento.

Aproveite essa simples informação.
 

Não podemos mais ignorar ou sermos ignorantes diante desse fato real, e não é o ideal.
Não cabem mais argumentos e descasos com seres humanos, inadimplência educacional, pessoal e profissional, fala sério!

Acredito que todos nós seres humanos temos no sangue à vontade necessidade e o desejo de educar, devemos oferecer resultados e uma base de estudo de qualidade, peculiar aos indivíduos.

Para que haja uma educação com qualidade, deve-se começar na fase intrauterina.
Partindo do princípio das crianças aprenderem deve começar nas séries iniciais e também na fase pré-escolar, trabalhando no sentido de adequação a prevenção do conhecimento e informações até chegarem à universidade.

Voltando para séries iniciais o ensino com qualidade fará e despertará no educando (aprendente) um futuro investimento e promissor para mente brilhante nos estudos para toda vida.

Todos nós somos educadores, independentemente da formação do sujeito e pelo povo devemos trabalhar a favor das crianças para que possam colher excelentes sementes
A educação das crianças é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento, crescimento da convivência emocional, social e cultural.

Estudos sobre o funcionamento do cérebro revelam que crianças de um ano a 5/6 anos passam a maior parte do tempo com permissão de pais em frente à televisão e a internet. 



Qual é a causa? Respondam vocês!

O cérebro de uma criança é totalmente perceptivo a todos os contexto e situações no momento que estão acordados e que todas as situações que estão expostas.

O cérebro funciona como uma “esponja” e as crianças estão com o cérebro em formação, não tem capacidade de julgamento ou seleção dos que é bom, correto ou ruim.  A criança absorve tudo que faz parte do seu dia a dia.

Necessitamos e precisamos aprender oportunizar o desejo e a necessidade de aprender, conviver, fazer, conhecer e ser como pessoas e com pessoas (crianças) da mesma idade (faixa etária ou não) orientando-as para maturidade, superação, ressignificação e resiliência em um ambiente seguro, estável para o momento da adolescência (evitando a palavra aborrescencia) e vida adulta equilibrada, “normal” e sadio".

Será que existe idade para a criança iniciar seus estudos?

Acredito e defendo que a criança aprende desde o ventre materno. Sempre oriento aos tutores, papai, mamãe, vovô, vovó, irmãos e outros, que interajam com os bebês na barriga:

Ø Contando histórias
Ø Cantando
Ø Conversando
Ø Apresentando os avos, tios, irmãos etc.
Ø Massageando a barriga
Ø Orando etc.

Cada família tem suas culturas e vivências bastante diferentes em relação à idade escolar, cabe ao orientador educacional, pediatra, psicopedagogo, e outros profissionais promoverem efetivamente uma palestra e ensinar como devem proceder, fornecendo uma base para o processamento das diversas informações.

Geralmente a entrada da criança na escola está entre 6 a 7 anos, outras instituições de ensino aceitam crianças desde cedo. A idade irá depender da missão, visão, metas, objetivos da escola.

Acredito que a discussão da idade, se refere ao conteúdo a ser ensinado com a criança antes de seis anos.

O lúdico (brincar) é a forma mais contemplativa para essas crianças.
Meu neto João Lucas, sempre ouviu histórias já no ventre da mãe, minha filha Pâmela e genro Rogério.

Na gestação os pais conversavam, oravam, contavam histórias, eles apresentavam aos avós maternos e paternos, todos nós contribuímos efetivamente, afetivamente e emocionalmente na vida desse bebê.  

Hoje, com 2 ano de idade, está matriculado numa instituição que investe em construtivista,  a evolução de João Lucas está visível.

Observações demonstram que as crianças são dotadas de uma natureza psíquica peculiar.

“O tempo da primeira infância é, sem dúvida, o mais rico. Deve ser utilizado de todos os modos possíveis e imagináveis por meio da educação. A perda deste período é irreparável. O nosso dever é cultivar, com a máxima atenção, os primeiros anos de vida e nunca os descurar” Dr. Alexis Carrel, “L’Homme CET inconnu”, Paris, 1947, pág.222 (1ª Ed., 1935).
“A humanidade começa a tormar consciência da importância desta riqueza ainda por explorar; algo de bem mais precioso do que o ouro: o espírito, mesmo, do homem”.
Maria Montessori 2ª edição. Mente Absorvente, pág 9.

O convívio social com as crianças e enriquecem o repertório delas, estão sempre preparadas para começar e perdoar sempre, inclusive seus estudos.

O cérebro da criança está em construção e o interesse pelo novo e o mundo ao seu redor são grandes e a absorção pelos conteúdos é uma “esponja”.

Todo seu organismo está em pleno desenvolvimento e principalmente o visual e auditivo. O aprendizado nessa etapa é mais eficaz e seguro para que criança possa explorar.

O ambiente escolar e da sua casa precisam estar adaptados para enriquecer a memória de longo prazo as quais serão um grande combustível para passagem ao ensino fundamental.

Na sua casa deve ter:

Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jogos manuais
Ø Blocos de desenho
Ø Tintas para colorir
Ø Brinquedos pedagógicos e etc.

Dessa forma desenvolveremos as múltiplas inteligências e a inteligência emocional.
Para lembrar: A criança é essencial e profundamente afetiva.

As primeiras vivências da criança são baseadas nos seus instintos e impulsos. As crianças são muito sensíveis ao elogio.


Vamos ensinar o caminho que a criança deve andar, e mais tarde, todos nós iremos juntos colher do melhor fruto.

Kátia Barbosa Rumbelsperger
Instituto KR Kátia Rumbelsperger


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Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

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