MANUAL ANTIBULLYING




Resultado de imagem para bullying
Compartilhando um pouco de conteúdo do meu curso. Abraços para todos.

Estou fazendo curso de atualização Programas  de treinamento transtornos escolares do CBI of Miami, utilizam uma metodologia de ensino importada de universidades americanas e europeia garantindo a qualidade e confiabilidade do treinamento a nível mundial.
O CBI of Miami possui uma metodologia de ensino importada de universidades americanas e europeias que garante que todo o aprendizado seja absorvido pelos alunos. Também cursando pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental e mais dois cursos de capacitação.





 MANUAL ANTIBULLYING 

Quais são as principais características do bullying? 

O bullying é um fenômeno que tem sido descrito em escolas de todo o mundo e infelizmente é uma experiência comum para crianças e adolescentes.

Estudos realizados em diferentes paiś es indicam que mais de 30% de todas as crianças em idade escolar são ou já foram vítimas de bullying nas escolas e pelo menos 10% dessas crianças são vítimas regulares desse tipo de violência.

 https://g1.globo.com/goias/noticia/escola-tem-tiroteio-em-goiania.ghtml

Um levantamento realizado no Brasil pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Infância e à Adolescência) em 2002, envolvendo quase seis mil estudantes de quinta a oitava série, de onze escolas do município do Rio de Janeiro revelou que 40,5% dos estudantes admitiram um envolvimento com o comportamento bullying, sendo 16,9% como vítimas de bullying, 12,7% agressores e 10,9% afirmaram ser vítimas e também agressores. Posso afirmar que o problema está mais perto de nós do que qualquer um possa imaginar. 

De uma forma geral podemos dizer que aproximadamente um em cada três alunos está diretamente envolvido nesse problema, como alvo ou autor de bullying.

São crianças e adolescentes em idade escolar vivenciando ativamente esse comportamento doentio que machuca e violenta toda uma geração de estudantes dia após dia.

Os estudos também identificam os locais onde esses atos agressivos mais ocorrem e o grande palco dessa tragédia grega é a própria sala de aula, seguido pelo pátio do recreio escolar, além das imediações da escola, durante o período de chegada e saída dos alunos. 


Resultado de imagem para bullying


Basicamente os sintomas do bullying podem ser divididos entre quatro categorias: 

  • física, 
  • verbal,
  • moral ou psicológica e 
  • sexual. 


Os sintomas de agressão física estão relacionados com atos fisicamente violentos como: 

  • bater, 
  • chutar, 
  • empurrar, 
  • derrubar, 
  • ferir e 
  • perseguir. 


Os sintomas verbais são: 

  • xingamentos,
  • ameaças, 
  • intimidações e 
  • gritos. 


A violência moral ou psicológica está relacionada com outros atos violentos que agridem a alma da pessoa.

Nesse caso a auto-estima do agredido é devastada por ações que visam 

  • humilhar, 
  • desqualificar, 
  • amedrontar e 
  • aterrorizar o estudante através de apelidos, ofensas, discriminações, intimidações, gozações e exclusão social. 


A quarta categoria de agressões se refere às intimidações de caráter sexual, caracterizado por insinuações, assédios e tentativas de abusar e violentar a vítima

Nesse tipo de bullying as grandes vítimas são as meninas, pré-adolescentes e adolescentes que na maioria das vezes convivem com esse tipo de violência também em outros ambientes sociais como em festas, clubes e ou durante a prática esportiva.
Resultado de imagem para bullying



TIPOS DE AGRESSÃO NO BULLYING FÍSICA: 

bater, chutar, empurrar, derrubar, ferir, perseguir. 

VERBAL: 
xingamentos, ameaças, intimidações e gritos.


MORAL OU PSICOLÓGICA: amedrontar, aterrorizar, apelidar, ofender, zoar, discriminar, humilhar, gozar, intimidar, dominar, sacanear, encarnar, tiranizar, excluir, isolar, ignorar, assediar e perseguir. 

SEXUAL: assediar, insinuar, abusar e violentar Podemos também classificar o bullying pela forma como as agressões são dirigidas às suas vítimas em duas categorias: o bullying direto e o bullying indireto. 

No bullying direto presenciamos ataques deliberados, onde o agressor ataca sua vítima de forma verbal, através de xingamentos, ameaças e intimidações ou fisicamente, através de chutes, socos e empurrões. 

São os atos mais facilmente identificados e executados principalmente pelos meninos.

No bullying indireto presenciamos atos velados, escondidos, onde o agressor ataca sua vítima de forma subliminar. Normalmente esse assédio é executado através de difamação, isolamento e exclusão social, por exemplo.

Essas características são marcantes na hora que descrevemos os perfis masculinos e femininos de agressores.

Nos meninos costumamos identificar atos mais agressivos e hostis prevalecendo a força fíśica e ações mais diretas e violentas, enquanto que as meninas tendem a serem mais indiretas nas agressões, praticando principalmente atos de exclusão, inventando histórias difamatórias, criando intrigas, espalhando fofocas, por exemplo.

Talvez pela presença de comportamentos mais disfarçados e muitas vezes escondidos, o bullying entre as meninas pode ser mais difícil de identificar e tratar.

BULLYING NA ESCOLA
Ameaçar Amedrontar Agredir Assediar Bater Colocar apelidos Chutar Dominar Derrubar Discriminar Excluir Empurrar Ferir Furtar Isolar Hostilizar Humilhar Intimidar Insinuar Ofender Perseguir Quebrar objetos pessoais 




Kátia Barbosa Rumbelsperger. 

Psicopedagoga Clinica Institucional e Empresarial. Orientadora Vocacional e Profissional, Bacharel em Bacharel em Educação Teológica Cristã. Formo Conselheiros em Dependência Química para Instituições Religiosas. Formo educadores para lecionar EJA (Educação para Jovens e Adultos) NOVO – ALFABETIZANDO COM A BÍBLIA. Palestras, cursos e treinamentos. 
No WhatsApp ajudo gratuitamente ao grupo de RH na recolocação para o mercado de trabalho.

Contatos:
(21) 96885-8565 (CLARO) Whatsapp
(21)98305-7564 (TIM)
(21)3248.5130

Redes sociais


Curtam, comentem e compartilhem...?






Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.https://g1.globo.com/goias/noticia/escola-tem-tiroteio-em-goiania.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas