MANUAL ANTIBULLYING
![Resultado de imagem para bullying](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-wmBXXTQCOGLzvtxmMKbdD-o6gBqHExa0NS7HqOPKDDYlyq9-_i6K5aPuidoQuIDCZwUIw1zOtSgikTZB6oNEfYg5WnCioMaFGkbdzXnjK5b90kPI6P1BNc7q-y6L2vmtZrjm_AVqu4tg/s320-rw/Chega-de-Bullying-Cartoon-Network-quer-acabar-com-o-bullying-2.jpg)
Compartilhando um pouco de conteúdo do meu curso. Abraços para todos.
Estou fazendo curso de atualização Programas de
treinamento transtornos escolares do CBI of Miami, utilizam
uma metodologia de ensino importada de universidades americanas e europeia garantindo
a qualidade e confiabilidade do treinamento a nível mundial.
O CBI of Miami possui uma
metodologia de ensino importada de universidades americanas e europeias que
garante que todo o aprendizado seja absorvido pelos alunos. Também cursando
pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental e mais dois cursos de
capacitação.
MANUAL ANTIBULLYING
Quais são as principais
características do bullying?
O bullying é um fenômeno que tem sido descrito em escolas de todo o mundo e infelizmente é uma experiência comum para crianças e adolescentes.
Estudos realizados em diferentes paiś es indicam que mais de 30% de todas as crianças em idade escolar são ou já foram vítimas de bullying nas escolas e pelo menos 10% dessas crianças são vítimas regulares desse tipo de violência.
https://g1.globo.com/goias/noticia/escola-tem-tiroteio-em-goiania.ghtml
Um levantamento realizado no Brasil pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Infância e à Adolescência) em 2002, envolvendo quase seis mil estudantes de quinta a oitava série, de onze escolas do município do Rio de Janeiro revelou que 40,5% dos estudantes admitiram um envolvimento com o comportamento bullying, sendo 16,9% como vítimas de bullying, 12,7% agressores e 10,9% afirmaram ser vítimas e também agressores. Posso afirmar que o problema está mais perto de nós do que qualquer um possa imaginar.
De uma forma geral podemos dizer que aproximadamente um em cada três alunos está diretamente envolvido nesse problema, como alvo ou autor de bullying.
São crianças e adolescentes em idade escolar vivenciando ativamente esse comportamento doentio que machuca e violenta toda uma geração de estudantes dia após dia.
Os estudos também identificam os locais onde esses atos agressivos mais ocorrem e o grande palco dessa tragédia grega é a própria sala de aula, seguido pelo pátio do recreio escolar, além das imediações da escola, durante o período de chegada e saída dos alunos.
![Resultado de imagem para bullying](https://www.wtfclub.net/wp-content/uploads/2017/05/bullying-2.png)
Basicamente os sintomas do bullying podem ser divididos entre quatro categorias:
- física,
- verbal,
- moral ou psicológica e
- sexual.
Os sintomas de agressão física estão relacionados com atos fisicamente violentos como:
- bater,
- chutar,
- empurrar,
- derrubar,
- ferir e
- perseguir.
Os sintomas verbais são:
- xingamentos,
- ameaças,
- intimidações e
- gritos.
A violência moral ou psicológica está relacionada com outros atos violentos que agridem a alma da pessoa.
Nesse caso a auto-estima do agredido é devastada por ações que visam
- humilhar,
- desqualificar,
- amedrontar e
- aterrorizar o estudante através de apelidos, ofensas, discriminações, intimidações, gozações e exclusão social.
A quarta categoria de agressões se refere às intimidações de caráter sexual, caracterizado por insinuações, assédios e tentativas de abusar e violentar a vítima.
Nesse tipo de bullying as grandes vítimas são as meninas, pré-adolescentes e adolescentes que na maioria das vezes convivem com esse tipo de violência também em outros ambientes sociais como em festas, clubes e ou durante a prática esportiva.
![Resultado de imagem para bullying](https://images.kaplanco.com/images/content/InsightsAndInspirations/addressing-Bullying-in-Schools_a.jpg)
TIPOS DE AGRESSÃO NO BULLYING
FÍSICA:
bater, chutar, empurrar, derrubar, ferir, perseguir.
VERBAL:
xingamentos, ameaças, intimidações e gritos.
MORAL OU PSICOLÓGICA: amedrontar, aterrorizar, apelidar, ofender, zoar, discriminar, humilhar, gozar, intimidar, dominar, sacanear, encarnar, tiranizar, excluir, isolar, ignorar, assediar e perseguir.
SEXUAL: assediar, insinuar, abusar e violentar Podemos também classificar o bullying pela forma como as agressões são dirigidas às suas vítimas em duas categorias: o bullying direto e o bullying indireto.
No bullying direto presenciamos ataques deliberados, onde o agressor ataca sua vítima de forma verbal, através de xingamentos, ameaças e intimidações ou fisicamente, através de chutes, socos e empurrões.
São os atos mais facilmente identificados e executados principalmente pelos meninos.
No bullying indireto presenciamos atos velados, escondidos, onde o agressor ataca sua vítima de forma subliminar. Normalmente esse assédio é executado através de difamação, isolamento e exclusão social, por exemplo.
Essas características são marcantes na hora que descrevemos os perfis masculinos e femininos de agressores.
Nos meninos costumamos identificar atos mais agressivos e hostis prevalecendo a força fíśica e ações mais diretas e violentas, enquanto que as meninas tendem a serem mais indiretas nas agressões, praticando principalmente atos de exclusão, inventando histórias difamatórias, criando intrigas, espalhando fofocas, por exemplo.
Talvez pela presença de comportamentos mais disfarçados e muitas vezes escondidos, o bullying entre as meninas pode ser mais difícil de identificar e tratar.
BULLYING NA ESCOLA
Ameaçar Amedrontar Agredir Assediar Bater Colocar apelidos Chutar Dominar Derrubar Discriminar Excluir Empurrar Ferir Furtar Isolar Hostilizar Humilhar Intimidar Insinuar Ofender Perseguir Quebrar objetos pessoais
Kátia Barbosa Rumbelsperger.
Psicopedagoga Clinica Institucional e Empresarial. Orientadora
Vocacional e Profissional, Bacharel em Bacharel em Educação Teológica Cristã. Formo
Conselheiros em Dependência Química para Instituições Religiosas. Formo
educadores para lecionar EJA (Educação para Jovens e Adultos) NOVO –
ALFABETIZANDO COM A BÍBLIA. Palestras, cursos e treinamentos.
No WhatsApp ajudo gratuitamente ao grupo de RH na recolocação para
o mercado de trabalho.
Contatos:
(21)
96885-8565 (CLARO) Whatsapp
(21)98305-7564
(TIM)
(21)3248.5130
Redes sociais
- https://www.facebook.com/Rumbelsperger/
- www.linkedin.com/in/katiapergerpsicoconsultora
- https://www.instagram.com/krumbelsperger/
- https://youtu.be/NzvdE0bqAhg
- https://www.buzzero.com/autores/Katiaperger
- http://lattes.cnpq.br/5509934
- https://join.skype.com/rbIk970ka1VS
Curtam, comentem e compartilhem...?
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.