Cartilha para todos ensinantes e
aprendentes
Para pensar novas ideias
temos que desarmar nossas ideias feitas e misturar as peças, assim como um
tipógrafo ver-se-á obrigado a desarmar os clichês, se deseja imprimir um texto
num novo idioma.
(Alicia Fernández).
Acredito que esta cartilha permitirá a todos os ensinantes e aos aprendentes refletir sobre o que considero e espero contribuir na educação de nossos filhos.
Quem educa goza para si o desfrute de uma grande responsabilidade.
A
origem do problema do sujeito não se encontra numa estrutura individual.
O sintoma se ancora em uma rede particular de vínculos familiares, que
se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. O sujeito
“problema” suporta a dificuldade, porém, os outros dão o sentido.
Para compreender um ser humano, às vezes é
necessário recorrer pelo menos à “terceira geração” de antecessores.
(Alicia Fernández).
Para podermos chegar a
uma avaliação ou conclusão de diversas patologias estruturadas no aprender
(sintoma-inibição – transtorno de aprendizagem, hiperatividade, dependência
química, ansiedade, depressão, medo, angústia e outras psicopatias) somente
através da relação com o sujeito e seu conhecimento.
Precisamos buscar
responder a interrogações como:
·
Com que
recurso o sujeito (indivíduo) conta para aprender?
·
Que
papel foi lhe dado pelos seus educadores (pai, mãe, tio outros) em relação ao
aprender?
·
Como foi
o aprendizado dos seus pais biológicos e não biológicos?
·
Que
posição tem esse sujeito ao secreto, ao não dito e oculto?
·
Que
função tem o não aprender para ele e para o seu grupo conforme o circulo
colorido na 1ª página anterior.
·
Qual seu
modo de aprender?
·
Qual o papel da escola e seus equivalentes, frente ao
aprender do sujeito?
Para
aprender o ser humano deve pôr em jogo:
·
Seu organismo
(saudável ou não).
·
Seu corpo físico
bem construído.
·
Sua inteligência
autoconstruída (compreender, entender).
·
O desejo, que é o
desejo, desejo sempre do outro em ensinar numa situação visceral, vincular e
social.
Acreditamos que 90% dos casos tem sua
origem no lar como:
I.
Desajustamento da vida familiar;
II.
Desajustamento da saúde física e alimentação;
III.
Desajustamentos da saúde mental;
IV.
Desajustamento da vida social.
V.
Desentendimento entre os pais;
VI.
Falta de afeto dos pais para com os filhos;
VII.
Separação entre os pais (o perigo do divórcio, mesmo sendo
“aceito e globalizado”);
VIII.
Sentimentos de insegurança diante da vida financeira dos pais biológicos
ou não biológicos;
IX.
Comparação desfavorável feita pelo sujeito entre os pais e
outros membros da família ou seus semelhantes;
X.
Incapacidade do sujeito em atingir o nível de esperanças e
aspirações da família a seu respeito.
XI.
Crianças expostas à subnutrição materna e lesões diversas;
XII.
Assim como álcool, fumo e outras toxinas (na gestação ou não)
são mais propensos a evidenciar danos cerebrais, defeitos provenientes do
parto, problemas de aprendizado e comportamento antissocial;
XIII.
Complicações de partos, prematuridade e danos pós-natais tais
como envenenamento devido a presença de resíduos de chumbo em tinta velha,
traumas na cabeça, infecções e febres recorrentes;
XIV.
Paternidade negligente, lar desfeito, pai delinquente, padrasto
ou pai delinquente;
XV.
Mães cujas escolhas irresponsáveis, pouco discernimento;
XVI.
Brinquedos como armas e violentos;
A psicopatia é classificada pelos
psiquiátricos como distúrbio de caráter ou de personalidade, a
psicopatia não implica em perda da razão, depressão, agitação ou ansiedade. Os psicopatas
são lúcidos e livres de angústia, dúvidas íntimas ou tormentos neuróticos.
Ex.: Quantas vezes ouvimos após uma
trágica ocorrência comentários como “Mas ele (a) era tão sossegado”
Os
psicopatas aparentam muita calma fora do comum.
Jonathan Kellerman escritor do livro
Filhos Selvagens: reflexões sobre crianças violentas, editora Rocco, 2002. As explicações incluem:
1. Sanitização e dessensibilização – depois
de repetida exposição – depois de repetida exposição à violência as crianças se
acostumam a presenciar crueldade e lesões corporais e se tornam menos
relutantes a empregá-las;
2. Identificação – as
crianças imitam tudo o que vêem na tela;
3. Incitação – as
crianças são estimuladas perniciosamente pela violência na mídia e a veem como
algo emocionante a ser experimentado, e
4. Reforço positivo – as
crianças aprendem pela televisão e pelo cinema que a violência é recompensada.
Você deseja acolher e se aproximar dos seus filhos (as)? Passe a caminhar com eles, jogar bola, brincar muito, conversar e
discriminar o verdadeiro sentido da masculinidade e feminilidade. Conciliar os
conflitos com amor e gentileza, assim evitar a violência e agressão física.
Cartilha informativa e educativa
Bebês e seu futuro nas mãos
dos educadores diretos ou indiretos.
De acordo com o médico pediatra Marcelo Reibscheid do Hospital
São Luiz, em São Paulo, os estímulos no primeiro ano de vida são fundamentais
para o seu bebê.
As atividades lúdicas auxiliam na coordenação motora para
construção das múltiplas inteligências que contribuem para o desenvolvimento
cognitivo.
A
Associação Americana de Pediatria não recomenda:
·
Programas televisivos são “hipnóticos”
·
O outra mídia qualquer para crianças com menos de 2 anos
de idade ou DVDs “educativo”.
·
Os brinquedos devem ser certificados pelo Inmetro para
idade certa do bebê.
Dica para estimular a criatividade e
imaginação do bebê:
·
Contar
história, mesmo que o bebê não compreenda na sua percepção.
·
Colocar
colchonete no chão para o bebê aprender melhor movimentar-se.
·
Ao
começar no berço, desde o primeiro dias, o bebê vai desenvolver a intimidade
com o mundo das letrinhas e educação.
·
O
bebê vai crescendo e desenvolvendo a necessidade de TER e SER com as palavras e
aprende ser bom ouvinte e praticante.
·
Evite
falar palavras como: “pepetinha” entre outras.
·
Evite
ser dependente “viciado” em chupeta, paninho etc. para acalmar o bebê, pois na
realidade o “vício” é seu para acalmar você. (não é uma norma).
Como
brincar com o bebê:
1º mês:
(fique sempre perto do bebê)
·
Balançar chocalhos ou objetos com
barulhos com movimentos calmos e acalentadores.
·
Ajudar o bebê colocar os pés e as
mãos na boca (não para vício, estimulando a coordenação motora espacial e
reconhecimento do seu corpinho).
·
Colocar objetos bem macios e
coloridos cerca de 20 cm da criança.
·
Movimentar os objetos quando seu
bebê estiver no colo ou deitado.
2º
mês (fique sempre perto do bebê)
·
Pendurar no berço objetos
coloridos que façam barulhos.
·
Cantar, conversar, brincar e movimentar
objetos para o bebê.
·
Colocar o bebê de bruços,
colocando brinquedos coloridos em ambos os lados.
3º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Utilizar mobílie
·
Colocar brinquedos ao alcance das
mãos.
·
Manter o bebê de barriga para
baixo, para ele brincar.
4º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Movimentar o bebê para frente e
para trás. Com muita delicadeza, enquanto ele estiver sentado.
·
Estimular o bebê a rolar em
superfícies planas e seguras.
·
Brincar de esconder o rosto com
uma fralda ou esconder brinquedos para observar se ele procura.
·
Oferecer o mordedor.
5º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Oferecer ao bebê diversas caixas
e cubos coloridos.
·
Estimular bater palmas, cantar e
conversar.
·
Segurar o bebê pelas axilas e
coloca-los de pé por períodos curtos, estimulando a psicomotricidade.
6º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Colocar o bebê na frente do
espelho e fazer brincadeiras de aparecer e desaparecer. (você pode utilizar
essas técnicas nos meses anteriores).
·
Brincar de esconder o brinquedo
fora do alcance da criança e estimular a procurar ou “alcançar” o brinquedo.
·
Sentar o bebe com leve apoio.
7º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
No momento da brincadeira, pedir
para ele dar um brinquedo a alguém.
·
Fazer caretas para o bebê imitar
·
Durante as refeições, deixar que
ele coma sozinho alguns alimentos com as mãos. (não se importe com a sujeira).
Depois você limpa o local. (somente no principio como brincadeira). Com passar
dos meses você ensina educação-higiene
8º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Incentivar se arrastar e colocar
o brinquedo perto dele. Tem relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a
emoção e funções da inteligência. Desenvolver a percepções sensoriais e do
corpo.
·
Oferecer brinquedos que façam
barulhos.
·
Brincar de imitar sons e
movimentos.
9º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Deixar o bebê no chão para que se
arraste e engatinhe (ou ande). Interação com o corpo e o meio. Reconhecimento
das possibilidades corporais.
·
Ajudar o bebê a colocar tampas em
potinhos.
·
Oferecer ao bebê objetos de
texturas diferentes.
10º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Estimular o bebê engatinhar por
toda casa.
·
Ensinar movimentos como tchau,
sim, não e vem.
·
Explicar o significado dos nomes
como cadeira, mesa, cama etc.
·
Perguntar por pessoas e objetos
para que ele aponte ou balbucie. (existem bebês que já fazem isso).
11º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Colocar o bebe junto aos sofás,
mesas baixas e camas para que ele se apoie e andar em volta.
·
Dar carrinho grande para que ele
ou ela empurre para o desenvolvimento psicomotor.
·
Dar potinhos ou caixinhas para
empilhar.
·
Na refeição oferecer colher.
12º
mês: (fique sempre perto do bebe)
·
Oferecer potes grandes com
brinquedos dentro e com tampa de rosca para tentar abrir.
·
Dar papel, jornal e revista.
·
Oferecer giz de cera para
rabisco.
·
Mostrar livros e sempre contanto
histórias. Lembre-se em todos os meses e anos de vida.
·
Não compre e não coloque seu bebê no andador.
·
Não compre e não
coloque seu filho no cercadinho, nem o bebê e seu animal foi feito para
viverem restritos. Cercadinho não desenvolve a coordenação motora e as
múltiplas inteligências.
·
Quem coloca sua
criança no cercadinho é para não perturbar a vida do próprio adulto. O ser
humano precisa de liberdade para ser criativo. Se cercado fosse educativo, os
delinquentes carcerários ao serem libertado seriam educados.
Papai ou mamãe, vocês sabiam que os educadores por muitas vezes
são os primeiro a perceber a dificuldade do aprendizado do seu filho, a
violência e a hiperatividade.
São os melhores informantes da dificuldade e do transtorno.
Podem fazer avaliações sistematicamente, ajudando para eficácia
do tratamento.
Fale com o Professor, peça orientação e encaminhamento para o
profissional psicopedagogo ou uma avaliação com equipe multidisciplinar. Assim
todos caminharam para construção do conhecimento
Kátia Barbosa Rumbelsperger
CRPA 07909/09-RJ
CNPJ – 14.032.217/0001-98
Telefones:
(21) 3248.51.30 (Livre Embratel)
(21)7198.9442 (Vivo)
(21) 688.8565 (Claro)
(21) 8502.5244 (Oi)
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
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