CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA CRIANÇA DOS 10 AS 12 ANOS
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA CRIANÇA DOS 10 AS 12 ANOS
1.
Características psicológicas
![](http://2.bp.blogspot.com/-N6Z7NWo2N8Y/UZ2GXvxJF_I/AAAAAAAABag/vKyv45QVjBk/s320-rw/CEL+MAMIS+302.jpg)
1.2.
Às vezes manifesta ataques de ira, mas sempre encontra um modo de
desafogar a irritação – são momentos breves e superficiais.
1.3.
O equilíbrio que manifesta, encontra-se livre de tensões e
inclinado a uma fácil reciprocidade. Mostra-se independente e
direta.
1.4.
Possui grandes desejos de agradar aos outros.
1.5.
Compreendem muito bem o próprio comportamento.
1.6.
Observa-se, nesta fase, uma maior amplitude de gostos e interesses,
que manifestam em todo o seu âmbito pessoal, familiar e social.
1.7. Têm grande capacidade de proteção, projetada, especialmente em crianças mais pequenas, animais, etc.
1.7. Têm grande capacidade de proteção, projetada, especialmente em crianças mais pequenas, animais, etc.
2.
Âmbito escolar
2.1.
A criança de 10 anos possui um grande poder de assimilação, gosta
de memorizar, identificar ou reconhecer os factos, fazer
classificações, etc.; no entanto custa-lhe mais conceptualizar ou
generalizar.
2.2.
Tem períodos de atenção curtos e intermitentes, daí que goste
mais de falar, contemplar, ler e escutar, do que de trabalhar.
2.3.
Sente pouca inclinação para o trabalho. Pode propor-se muitas
tarefas, mas não persevera em nenhuma.
2.4.
Experimenta grande prazer na atividade física: correr, trepar,
saltar…
2.5.
Gosta que a professora faça a programação das suas atividades e
lhe recorde imediatamente se deixou algo fora do programa.
2.6.
Podem arranjar desculpas para não ir ao colégio, se algo lhes corre
mal, ou se receberam alguma reprimenda ou censura.
2.7.
Sentem carinho pelos professores.
2.8.
Manifestam períodos de concentração, alternando com outros de
jogos esgotantes.
11
ANOS
3.
Características psicológicas
3.1.
Mostra-nos aos 11 anos, um passo mais no seu desenvolvimento: que é
mais inquieta e charlatã.
3.2.
Mostra maior atividade e prefere a companhia de outros, recusando a
solidão.
3.3.
Gosta de discutir, mas não deixa que discutam com ela.
3.4.
Possui uma maneira de pensar mais concreta e específica. Parece
embarcada numa procura ativa do “eu” e encontra-o em conflito com
o dos outros.
3.5.
Tem um grande sentido de justiça e horror à fraude.
3.6.
Impulsiva, embora lhe falte perspectiva.
3.7.
Supercrítica, tanto em relação a si, como aos outros, mas não
sabe aceitar as críticas dos outros.
4.
Âmbito escolar
4.1.
Aos 11 anos gastam as energias procurando o modo de eludir as
tarefas.
4.2.
Agrada-lhes a possibilidade de escolha e, oferecendo-lhe várias
coisas para que seja ela mesma a escolher, leva a cabo diligentemente
o trabalho.
4.3.
O professor é o fator independente mais importante na vida escolar
de uma criança de 11 anos.
4.4.
No entanto prefere os professores exigentes e que tenham sentido de
humor.
4.5.
Um professor paciente, justo e simpático, não demasiado exigente,
compreensivo, capaz de “tornar interessantes as coisas”, e
inimigo de gritar, são qualidades que atraem uma criança nesta
idade
4.6.
Agradam-lhe muito os desportos e jogos ao ar livre.
4.7.
Os dados que melhor apreende, são os que se ensinam sob a forma de
contos, em que uma ação leva inevitavelmente a novas ações.
12
ANOS
5.
Características psicológicas:
5.1.
Denota maior equilíbrio, aceita os outros; vê-os, e também a si
próprio, com mais objectividade, mas flutua de atividades pueris a
outras mais maduras.
5.2.
Possui um maior controlo de si própria.
5.3.
É capaz de inibir os seus temores, com novos rasgos de humor e
tendendo a mostrar-se extrovertida, exuberante e entusiasta.
5.4.
Encontra-se nas primeiras etapas da adolescência.
5.5.
Mostra-se menos insistente, mais razoável, mais companheira dos
seus, mais altruísta.
5.6.
Não gosta que o considerem uma criança, tem um grande desejo de
crescer.
5.7.
Denota um grande avanço no seu pensamento conceptual quanto à
preocupação pelo valor de termos como justiça, lei, vida,
lealdade, delito, etc.
5.8.
Possui um autêntico sentido do que é lógico.
5.9.
O seu rasgo dominante é o entusiasmo expansivo e a capacidade de
tomar a iniciativa.
5.10.
Sensível aos sentimentos dos demais a às atenções e interesses
das pessoas que a rodeiam.
5.11.
A sua nova visão das coisas inclui uma capacidade de amadurecimento.
6.
Âmbito escolar:
6.1.
Os 12 anos são de maior objectividade e amadurecimento, perspectivas
mais amplas para as coisas.
6.2.
É entusiasta e impaciente, embora às vezes se mostre um tanto
amorfa no pensamento e na ação.
6.3.
O seu maior e mais importante problema é o trabalho escolar.
6.4.
É comum a realização do diário íntimo e pessoal.
6.5.
Mostra-se mais reflexiva perante os diferentes problemas e procura
solucioná-los sozinha.
6.6.
É muito responsável na organização do seu tempo e no cuidado dos
seus próprios objetos.
7.
Atitudes das pessoas implicadas na sua educação:
7.1.
Convém despertar-lhe o interesse com um estímulo suficiente, já
que gosta de aprender.
7.2.
É a idade ótima para o uso de material gráfico, e meios
audiovisuais, o que é um meio eficaz para a sua educação e
formação.
7.3.
Convém dedicar tempo às atividades ao ar livre.
7.4.
Os pais hão de manter elasticidade nas suas exigências
(especialmente aos 10 anos); devem dar conta de que a criança
desempenha melhor o trabalho, quando o realiza junto a um adulto
compreensivo.
7.5.
As raparigas em geral, pelas suas características psicológicas,
refugiam-se no seu mundo interior e requerem maior perspicácia e
penetração por parte dos pais e educadores.
7.6.
As relações com os outros passam por diferentes etapas; daí que os
mais velhos não devam intervir, já que resolvem as situações por
si mesmas.
7.7.
Convém ter confiança nelas, para fomentar o sentido de
responsabilidade.
7.8.
Dar-lhes oportunidade para desenvolverem atividades em grupo, e maior
liberdade à medida que vão crescendo.
7.9.
Havemos de manter um clima de alegria, autoridade e respeito à sua
volta, fomentar a sua originalidade.
7.10.
Nestas idades são sensíveis à informação social, o que não pode
manter-nos alheados desta inquietação; devemos, sim, ajudá-los a
organizar o seu pensamento.
7.11.
Fomentar o exercício de aptidões que gozam de aprovação social
serve um duplo fim: fortalece o respeito e a confiança em si mesmo,
importante na adolescência, e a proteção ante possíveis
transtornos de tipo social (delinquência, etc.).
7.12.
Deve-se educar as crianças formando a sua personalidade para se
enfrentar com o futuro e de modo que cheguem a ser o que devem ser,
de forma consciente e madura.
- A melhor brincadeira de 10 a 12 anos
-
O
que o pré-adolescente curte: Esta
é uma fase de autonomia em que os jovens procuram outros da mesma
idade, esportes diversos, saídas em grupo.
O que os pais devem lembrar: É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.
Atividades ideais: Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também são sempre uma boa pedida.
Ponto de atenção: TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.
Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos"http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/brincadeiras-todas-idades-502871.shtml# http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/brincadeiras-todas-idades-502871.shtml# -
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.