O que é anamnese?





“A anamnese, o procedimento mais sofisticado da
medicina , é uma técnica de investigação
extraordinária, pois em pouquíssimas outras formas
de pesquisa o objeto de estudo fala”.
! ! ! ! Alvan Feinstein (1926-2001)




Objetivos

1. Saber utilizar a anamnese como ferramenta médica principal na coleta de dados clínicos.
2. Entender como se processa uma anamnese
3. Saber os elementos envolvidos, os tipos de perguntas e a seqüência de perguntas na história
clínica.
4.Salientar como o médico se deve comportarquando coleta os dados clínicos.


O QUE SIGNIFICA ANAMNESE?!

Anamnese vem do grego ana, que significa trazer de novo ou trazer de volta e mnesis, que significa memória.

Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.

Entrevistar é uma habilidade adquirida.

Algumas pessoas conversam mais facilmente do que outras, mas uma entrevista médica não é só conversação e sim uma metódica conversação. 

A seguir vamos apresentar como este método funciona.


É VERDADE QUE A ANAMNESE É A ETAPA MAIS  IMPORTANTE DO EXAME CLÍNICO?

Nos últimos tempos observamos cada vez mais que os médicos  conversam cada vez menos com seus pacientes. No entanto, 60% dos diagnósticos são feitos pela anamnese, 30% pelo exame físico e 10% pelos exames complementares. 

Este paradoxo provavelmente ocorre porque de forma errônea, acha-se que os exames complementares resolverão os problemas de comunicação entre o médico e o paciente, mas este tipo de prática, além de ser pouco humanizada, desencadeia um desgaste muito grande do paciente, pois não é incomum que quanto mais exames um paciente realize, mais chances de resultados falsos positivos ocorram, aumentando as expectativas do paciente e não raramente provocando até mesmo doenças psíquicas ou orgânicas no mesmo. 

Portanto,valorize a anamnese, aqui se começa a construir a relação médico-paciente. 

A anamnese não é cara, mas laboriosa. Se bem feita, você ganhará tempo nas próximas etapas médicas.

O QUE DEVO FAZER PARA REALIZAR UMA BOA ANAMNESE?

Em primeiro lugar, seja observador e saiba que você também está sendo observado. A observação é parte valiosa de qualquer entre vista médica. Esta é feita ao longo de toda a entrevista. 

Dificuldades motoras ou dificuldades de marcha, por exemplo, podem traduzir sequelas de cirurgias, acidentes vasculares
encefálicos, doenças neurológicas degenerativas.

Já dificuldades na linguagem, memória e orientação podem traduzir demência. Por outro lado, se o paciente mostrar mal estar ou
incômodo, pode r á e s t a r passando um mensagem de dor, angústia ou ansiedade. Ou seja, mesmo que ainda não se tenha dado início à entrevista, ou esta já esteja acontecendo, pistas diagnósticas podem surgir pelo simples fato de observar o paciente , isto facilitará a interpretação dos dados coletados e provavelmente encurtará o caminho para o diagnóstico.

A observação, no entanto é recíproca. O paciente também o estará observando, portanto tenha uma postura apropriada frente ao paciente, isto também é conhecido como comunicação não verbal.



Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas