Parte 1 - CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING E DO CYBERBULLYING
Nos dias atuais são constantes as discussões que envolvem o tema bullying, isto porque trata-se de um tipo de violência que se perfaz de forma silenciosa e que atinge milhares de pessoas mundo afora.
O bullying pode ser praticado tanto na forma física, quanto psicológica e pode trazer sérias consequências às suas vítimas.
Outro tema bastante presente nas discussões atuais diz respeito ao cyberbullying que também é uma forma de violência, porém esta se manifesta pelos meios digitais.
Essa prática vem sendo cada vez mais constante em nossa sociedade pelo fato de vivermos na chamada “era digital”, onde se busca incluir o maior número de pessoas no denominado “mundo digital” e assim cada vez mais pessoas têm acesso às novas tecnologias e muitas destas acabam se utilizando dessas importantes ferramentas para praticar atos “maldosos” contra outros indivíduos.
Faz-se importante observar esse tema pela sua relevância na sociedade, pois é possível acompanhar pelos noticiários o aumento dos índices de violência, principalmente em ambientes escolares, onde essa prática é mais constante.
Diferente do que muitos pensam o bullying não é um tema recente que surgiu nos dias atuais, pois conforme Silva, o bullying é um fenômeno tão antigo quanto à própria instituição escola.
Porém, hoje se tem mais conhecimento sobre os casos de bullying graças às novas tecnologias que nos garantem de forma mais rápida e eficiente o acesso à informação.
O termo bullying é uma palavra de origem inglesa sem tradução para o português. Para Rolim, o bullying é uma expressão inglesa derivada do termo “bully” que quer dizer valentão ou brigão.
O mesmo não aconselha a tradução do termo, pois várias tentativas já foram feitas com esse objetivo, porém, todas sem sucesso, tendo em vista a perda ou reduções semânticas que descaracterizam o fenômeno.
Segundo Teixeira, o bullying é um comportamento agressivo entre os estudantes, que se caracteriza por atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica, sendo que ocorrem de modo repetitivo, em relação desigual de poder e sem motivação evidente.
Silva destaca ainda que:
A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas: Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todas realizadas de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra uns ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase ‘natural’, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, sempre produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimadosCom base nos autores mencionados pode-se perceber o consenso que existe sobre a origem e o significado do termo, bem como pela ênfase dada ao ambiente escolar, onde essa prática é mais constante, embora se saiba hoje, que esse fenômeno pode ocorrer em qualquer ambiente que reúna determinado número de pessoas.
É de grande importância observar as colocações de Fante sobre essa questão:
No Brasil, adotamos o termo que, de maneira geral, é empregado na maioria dos países: bullying. Bully, enquanto nome é traduzido como ‘valentão’, ‘tirano’, e como verbo, ‘brutalizar’, ‘tiranizar’, ‘amedrontar’. Dessa forma, a definição de bullying é compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, sendo caracterizado por sua natureza repetitiva e por desiquilíbrio de poder.
Esses critérios nem sempre são aceitos universalmente, mesmo sendo largamente empregado. Alguns pesquisadores consideram serem necessários no mínimo três ataques à mesma vítima durante o ano para a sua classificação como bullying. O desiquilíbrio de poder caracteriza-se pelo fato de que a vítima não consegue se defender com facilidade, devido a inúmeros fatores: por ser de menor estatura ou força física; por estar em minoria; por apresentar pouca habilidade de defesa; pela falta de assertividade e pouca flexibilidade psicológica perante o autor ou autores dos ataques.
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
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Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
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Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
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Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
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