CONCEITO DE CARÁTER segundo alguns teóricos.
CONCEITO DE CARÁTER segundo alguns
teóricos.
Etimologicamente, caráter significa
“coisa agravada” (do grego charasso =
eu gravo). É, pois, a marca, o cunho próprio, o distintivo.
“A escolha
do termo foi muito feliz, lembra GEENEN:
assim como o cunho dá valor as
moedas, mais do que o metal de que são feitas, assim também do caráter depende
o valor do indivíduo Humano. Tal como o cunho faz conhecer a moeda, assim o
caráter é o retrato moral da pessoa. Como o relevo da moeda pode estar em maior
ou menor realce, assim há caracteres apagados e caráter bem pronunciados. Como
o uso gasta o cunho das moedas, pela fricção contínua, assim a convivência
social tende ao nivelamento dos caracteres”
Eis algumas das principais definições
de caráter:
1. “É a forma geral de reação do
indivíduo em face do meio”
2. “É o conjunto de dados, de elementos
que distinguem um indivíduo de todos os outros.”
3. “São as marcas próprias de um ser.”
4. LALANDE: “É o conjunto das maneiras
habituais de sentir e de reagir que distinguem um indivíduo de outro”
Síntese de resumo:
O Caráter
CONCEITO DE CARÁTER
ü É a forma geral de reação do
individuo
ü É o conjunto de todos os dados que
distinguem um indivíduo de outro.
DIFERENÇA ENTRE TEMPERAMENTO E CARÁTER:
ü O temperamento é inato, o caráter é
adquirido.
ü Aquele depende da constituição
orgânica do indivíduo; este depende das influencias do meio, da educação, etc.
CLASSIFICAÇÃO DE CARACTERES:
1) Classificação de TEOFRASTO
2) Idem de RIBOT
3) Idem de ADLER.
FORMACAO DO CARÁTER:
ü Idem da alimentação
ü Idem da saúde
ü Idem do meio social
ü Idem dos acontecimentos.
TEMPERAMENTO
E CARATE RACIAIS
ü Raça preta: é
sobretudo emocional e vive do presente;
ü Raça branca: é
sobretudo intelectual e vive do futuro;
ü Raça amarela:
é sobretudo volitiva e vive voltada para o passado;
APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS:
ü Educação do caráter: a família precisa se implicar e envolver-se
na educação dos filhos. A escola precisa ocupar-se da educação do caráter de
seus alunos.
ü Temperamento e educação: o mestre
precisa conhecer bem o aluno, para tratá-lo segundo sua natureza.
DIFERENÇA DAS
PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE CARÁTER:
Conforme acabamos de ver pelas definições dadas, é ainda
bastante oscilante o conceito de caráter,
e mais difícil ainda é a sua diferenciação do que seja temperamento.
Em termos gerais,
podemos dizer que “o temperamento é inato e o caráter é adquirido; o
temperamento depende da constituição
orgânica do indivíduo, o caráter depende das influencias do meio, da
educação, etc.”.
Em outras palavras: - caráter é forma de ação; temperamento é
a causa dessa ação , ou melhor, é um dos fatores que levam o indivíduo a agir
de determinada forma.
Diz DWELSHAYVERS: -
“O temperamento é o fundo biológico que serve de base á formação do caráter”.
Ao que se acrescenta a palavra de KRETSCHMER: - “Quando nos referimos a alegre, irritável, móvel, rígido, teimoso, pensamos no temperamento:
todos esses qualificativos exprimem propriedades elementares – colorido
psíquico, intervenção do sistema nervoso na vida psíquica, grau, ritmo. Ao
contrário, nos qualificativos fiéis,
gracejador, correto, intrigante, desconfiado, sem escrúpulos, vemos que tais
propriedades biológicas fundamentais, mas resultam da mistura de muitas
particularidades deste gênero, bem como de reações recíprocas entre elas e o
ambiente”.
Filósofo argentino
INGENIEROS:- “O
temperamento é o conjunto das tendências congênitas, anteriores à experiência
individual. É a predisposição inicial para sentir e reagir de uma maneira
determinada a influencia das inumeráveis causas físicas e sociais que atuam
sobre o indivíduo. O caráter é o resultado da variação do temperamento, mediante a experiência
pessoal em cada momento da sua evolução e que se manifesta pela conduta”.
TEMPERAMENTO E CARÁTER RACIAIS
Mas não somente os indivíduos que se distinguem entre si
pelos seus dotes de temperamento e caráter. Também as raças humanas, os povos e
os grupos regionais menores possuem caráter e temperamento próprios. Eis, a
respeito, os caracteres diferenciais apontados por GEENEN:
a)
RAÇA PRETA – Tem sua vida psíquica voltada par o
presente. Essa atividade psíquica é singularmente par o presente. Essa
atividade os psíquica é singularmente restrita. A vida moral e afetiva é móvel e superficial. As suas
emoções são vivas, porem de curta duração os fenômenos volitivos ou ativos da
raça negra se caracterizam pela
Abundancia
de reflexo e impulsos momentâneos, e sem que intervenha uma vontade forte. A
conduta do negro é explosiva e caótica.
b) RAÇA BRANCA – O
branco se preocupa continuadamente com o futuro. Sua ambição reclama gozos
futuros: desejam-se triunfos futuros. O sentimento paterno e materno suscita o
desejo de uma sorte melhor pra os filhos. A fé religiosa espera uma recompensa
no outro mundo. Os brancos utilizam a experiência do passado para melhorar o
povir. Há sempre a esperança de “melhores dias”. Estamos sempre a fazer planos
para amanha, para daqui a um ano, para quando tirarmos uma sorte grande na
loteria... Os brancos são, sobretudo
intelectuais: vivem mais da inteligência, do raciocínio, da ciência e da
técnica que as demais raças.
c) RAÇA AMARELA – Os
amarelos vivem no passado. Toda sua vida psíquica gira em redor do culto
antepassado. Suas tradições tem uma forca inabalável. Para eles, os espíritos
dos mortos continuam dirigir e tomar conta dos vivos. Esses apegos ao passado
lhes tia grande parte da atividade, porque não compreendem a necessidade de
“progredir” que tanto domina os brancos... Prudência, cautela, calma,
dissimulação de seus pensamentos – são outras tantas qualidade de caráter dos
amarelos, cuja vontade é, assim, mais desenvolvida que nas outras raças.
Muitos autores propõem, como teste para avaliação do caráter, provas de múltipla escolha, do
tipo seguinte: dá-se ao individuo a
frase abaixo e pede-se que ele escolha a resposta mais adequada, na sua
opinião.
TESTE DE CARÁTER:
Se você encontrasse uma
carteira cheia de dinheiro na rua, o que faria?
a)
Ficaria com ela
b)
Jogaria fora
c)
Entregaria à polícia
d)
Guardaria o dinheiro e jogaria a
carteira fora
e)
Procuraria descobrir o dono para
restituí-la
f)
Se não encontrasse o dono, compraria
coisas para mim
g)
Se não encontrasse o dono, daria todo
dinheiro aos pobres.
TÓPICOS PARA DEBATE:
1) Qual a diferença entre temperamento e
caráter?
2) Quais os o fatores que concorrem na formação
do caráter?
3) Mostre algumas diferenças de
temperamento e caráter entre as raças preta, branca e amarela?
4) Citar quatro características do
temperamento esquizotímico ou introvertido?
5) Citar quatro característicos do
temperamento ciclotímico ou extrovertido?
CLASSIFICAÇÃO DOS
CARACTERES:
Foi TEOFRASTO (371/264
A.C),
discípulo de ARISTÓTELES, o primeiro
filosofo a propor uma classificação dos caracteres, apresentando sua obra “Os
Caracteres”, no ano 319
A.C. TEOFRASTO enumera e descreve
numerosos caracteres, entre os quais: o irônico, o
lisonjeiro, o rústico, o falador, o oratório, o abjeto, o gozador, o boateiro,
o calorento, o egoísta, o bufão, o intempestivo, o apressado, o cacete, o
dispersivo, o nobre, o ostentador, etc.
CLASSIFICAÇÃO DE RIBOT. – THEODULE RIBOT (1839/1916),
sem dúvida nenhuma o maior vulto da Psicologia francesa em fins do século
passado e princípios deste, soube dar a esta ciência seu aspecto novo: pratico e experimental.
RIBOT preliminarmente exclui
da classificação o elemento inteligência,
pois como demonstra, as faculdades intelectuais nada têm a ver com o caráter.
Tanto assim que podem e, inversamente, pessoas de muito caráter com muita
inteligência ou sem inteligência nenhuma. A seguir, considera dois elementos
fundamentais como base de classificação dos caracteres: A unidade, isto é, a coerência das tendências, e a estabilidade, isto é, a continuidade, a
coerência das tendências no tempo.
RIBOT separa assim dois
grupos de caracteres: os que não têm unidade nem estabilidade (os anormais), e os que possuem aqueles
que dois elementos. Os anormais se subdividem em amorfos e instáveis.
Segundo
RIBOT separa os indivíduos instáveis
são:
Os que sucessivamente se mostram inertes e
explosivos; “são incertos e desproporcionados nas suas reações, agindo da mesma
maneira em circunstancias diferentes e diferentemente em circunstâncias
idênticas”.
Os
caracteres normais compreendem 3 grupos:
·
Os sensitivos
·
Os ativos
·
E os apáticos.
CARACTERES
SENSITIVOS.
– São aqueles que predominam o sentimento. São muitos impressionáveis e tem
mais vida interior que exterior. Compreendem os pessimistas,
os humildes, os tímidos, os contemplativos e os emotivos.
CARACTERES
ATIVOS.
- São aqueles em que predomina a ação. Tem mais vida exterior que interior. São
otimistas, alegres, empreendedores. Podem ser subdivididos em “muito ativos” e
“medianamente ativos”. Entre os “medianamente ativos” se obtém bons soldados, navegantes, esportistas, comerciantes, industriais. Entre os “muito
ativos” estão catalogados os líderes do povo, os
chefes, os grandes generais.
CARACTERES
APÁTICOS. –
São aqueles que manifestam pouco sentimento e pouca atividade. “Sob sua forma pura, o apático tem por cunho próprio a inércia, a indiferença.”
CARACTERES
MISTOS.
– É possível considerar ainda um quarto grupo de caráter, formado pela mistura
dos dois primeiros, caso em que teremos os “sensitivo-ativos”.
RIBOT classifica entre o
ativo CÉSAR, S. FRANCISCO DE ASSIS, ALEXANDRE, LUTERO, NAPOLEÃO. Entre os sensitivos
todos os grandes artistas, tais como MIGUEL
ANGELO OU CHOPIN. Entre os apáticos
estão colocados os estoicos, os mártires da religião.
CLASSIFICAÇÃO DE ADLER.
- O psicólogo ALFRED ADLER (nascido em 1870), companheiro de JUNG e, como este, discípulo de FREUD, formulou uma complexa
classificação dos caracteres, em seu livro “O Conhecimento do Homem” a qual
reproduzirei a seguir:
1.
Segundo o grau de sentimento de coletividade.
(A) tipos agressivos (falta de sentimento de coletividade)
a) o colérico
b) o vaidoso: aristocratas, dantis, críticos, espíritos
de contradição, amáveis e serviçais.
c) o ciumento
d) o invejoso
e) o recalcado: a solteirona, a geração antiga,
a sogra, o apostolo, etc. (são os “ressentidos”).
f) o avaro
g) o misantropo
h) o malcriado reações indômitas
i) o sujo
(B) Tipos disjuntivos (falta de sentimento de coletividade).
a) o tímido: orgulhosos, agressivos, irônicos,
humildes.
b) o tímido sexual (“complexo de Amil”)
(C) Tipos conjuntivos (presença do sentimento de coletividade)
a) os alegres
b) os compassivos
c) os generosos
2.
Segundo a qualidade da reação caracterológica:
(A) Tipos superiores
a)
Os dignos ( a vergonha)
b)
Os equânimes ( a serenidade)
c)
Os espíritos de mando ( o domínio)
(B) Tipos inferiores
a)
Os espíritos de submissão
b)
Os perturbadores da paz
c)
Os pedantes
d)
Os espíritos infantis
e)
Os maníacos
f)
Os agourentos.
Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
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