CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E VOCACIONAL
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Rua Araguaia, 3 Freguesia – Jacarepaguá/RJ Cep.: 22745-270
E-mail: direcaofaculdade@signorelli.srv.br
www.faculdadesignorelli.com.br
katiarumbelsperger@ig.com.br
http://katiarumbelsperger.blogspot.com
(21) 7602.8266 kátia
(21)3312-3083
Curso
Título: Orientação Profissional Clinica e Institucional na abordagem Gestalt Terapia
Público Alvo:Graduação/Politécnico: Pedagogia / Psicologia/Educador Físico/Fonoaudiólogo/Administração ou alunos de cursos afins
Carga horária:
Carga horária Total (h/a): 60 horas
Capacidade Mínima: - Capacidades - Máxima: 40
Horário: A combinar
Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância do estudo da Gestalt – Terapia como fundamento teórico para a Orientação Profissional.
Ementa:
Estudos das etapas a serem cumpridas quando do processo seletivo em uma organização, enfatizando procedimentos de construção e avaliação dos instrumentos empregados. Análise, sob os diferentes aspectos, da orientação profissional, principalmente dos estudos referentes à informação profissional e seu desenvolvimento atual. Avaliação da situação dos processos de seleção e orientação profissional e das perspectivas de estudos e pesquisas visando ao desenvolvimento futuro de técnicas correlacionadas a essas atividades. O trabalho será desenvolvido em critério vivencial. Experenciando que se aprende.
Conteúdo programático:
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO A GESTALT
1.1 Explanações orais sobre o curso
1.2 Apresentações: Professora e Grupo
1.3 Leitura e discussão do Texto: Muitas Luas
UNIDADE 2
2.1 Continuações da apresentação dos trabalhos
2.2 Considerações finais sobre a técnica (identidade profissional)
2.3 Explanações, Leitura e discussão do texto sobre:
- Histórico da Orientação Profissional
- Principais Linhas Teóricas
- A Abordagem Gestaltica como modelo teórico para a problemática da escolha profissional
2.4 Apresentações da referencia bibliográfica e textos complementares
2.5 Dinâmicas vivenciais
UNIDADE 3
3.1 Continuações da apresentação dos trabalhos
3.2 Considerações finais sobre a técnica (identidade profissional)
3.3 Explanações orais sobre
-Histórico da Orientação Profissional
-Principais linhas teóricas
-A Abordagem Gestáltica como modelo teórico para a problemática da escolha profissional
UNIDADE 4
4.1 Enquadre do processo
4.2 Etapas da Orientação Profissional
4.3 Modelos de entrevistas
4.4 Introduções às técnicas
4.5 Aplicações da técnica: auto conceitos vocacionais
UNIDADE 5
5.1 Enquadre do processo
5.2 Etapas da Orientação profissional
5.3 Modelos de entrevistas
5.4 Introduções às técnicas
5.5 Técnicas de apresentação
5.6 Leituras dos artigos apresentado em sala
UNIDADE 6
6.1 Técnicas de Relacionamento Grupal
6.2 Aplicações das Técnicas:
-Exercício: Situações de Grupo: “Quem sou eu?”
-Técnica dos bombons
6.3 Técnicas de Autoconhecimento
6.4 Aplicações das técnicas:
- Exercício das frases incompletas
- Janela de Johari
6.5 Dever de casa
- ARGEVOC
- Continuação da Janela de Johari
UNIDADE 7
7.1 Aplicações do “ARGEVOC”
7.2 Análises da continuação da Janela de Johari
7.3 Aplicações da técnica Auto Avaliação de habilidades
7.4 Apostilas: Leitura e explicação da técnica complementar a Auto Avaliação de Habilidades (Ferramentas e quadro)
7.5 Aplicações do TDC (Técnica de Tomada de Decisão de Carreira
UNIDADE 8
8.1 Aplicações das vivencias
UNIDADE 9
9.1 Net Working // 1,2 e 3 passos do Plano de Carreira
Ancoras de Carreiras
UNIDADE 10
10.1 Auto-avaliação de habilidades + comentários das técnicas
10.2 Analise do Networking
10.2 Aplicações da técnica Humores no Vestibulando
UNIDADE 11
11.1 Términos da leitura da apostila
11.2 Aplicações da Técnica
11.3 Aplicações do questionário de avaliação
Referência bibliográfica: (Colocar a bibliografia de forma completa com base nas normas da ABNT – Ver exemplo abaixo) Colocar a bibliografia em ordem.
Afonso, L.(2000). Oficinas em dinâmicas de grupo: Um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social.
Ferreti, C.J.(1988). Trajetória ocupacional de trabalhadores de classes subalternas. Cadernos de Pesquisa 66,25-40.
Aguiar, F.Muller, H. Filho, J.M.: Fontes, L.: Vaz, S (1978). Orientação clínico-vocacional. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 30, 157-161.
Lourenço Filho, M.B. (1963). Problemas de Orientação Profissional. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 15, 9-23.
Melo-Silva, L. L. & Jacquemin, A. (2000). Contribuição para interpretação do BBT de Martin Achtnich: A história das cinco fotos preferidas. Psic, 1(3), 72-79.
Moura, C. B. & Silveira, J. M. (2002). Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: Avaliação de uma experiência. Estudos de Psicologia, 19(1), 5-14.
Neiva, K. M. C. (2000). EMEP: Escala de Maturidade para Escolha Profissional. Psic, 1(3), 28-33.
Noronha, A. P. P. & Ambiel, R. A. M. (2006). Orientação profissional e vocacional: Análise da produção científica. Psico-USF, 11(1), 75-84.
Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., Corlatti, C. T. & Jacquemin, A. (2003). A adaptação do BBT - Teste de Fotos e Profissões
Apostila. IGT CRPJ 05/0347 – Responsável técnico Marcelo Pinheiro da Silva CRP 05/16.499 e Magda Baetta 05/18787. Conteudo adaptado pela psicóloga Magda Baetta. Retirado da apostila do curso de orientação vocacional – ocupacional coordenada pela psicóloga Ingrid Robson Canedo - CRP 05/10904 – Artigos publicados na Revista ABOP V.1 N1 1977 e de slides confeccionados pela psicóloga Teresinha Mello da Silveira.
www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp
www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm
http://www.vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/
http://www.mundovestibular.com.br/categories/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Vocacional/
Rua Araguaia, 3 Freguesia – Jacarepaguá/RJ Cep.: 22745-270
E-mail: direcaofaculdade@signorelli.srv.br
www.faculdadesignorelli.com.br
katiarumbelsperger@ig.com.br
http://katiarumbelsperger.blogspot.com
(21) 7602.8266 kátia
(21)3312-3083
Curso
Título: Orientação Profissional Clinica e Institucional na abordagem Gestalt Terapia
Público Alvo:Graduação/Politécnico: Pedagogia / Psicologia/Educador Físico/Fonoaudiólogo/Administração ou alunos de cursos afins
Carga horária:
Carga horária Total (h/a): 60 horas
Capacidade Mínima: - Capacidades - Máxima: 40
Horário: A combinar
Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância do estudo da Gestalt – Terapia como fundamento teórico para a Orientação Profissional.
Ementa:
Estudos das etapas a serem cumpridas quando do processo seletivo em uma organização, enfatizando procedimentos de construção e avaliação dos instrumentos empregados. Análise, sob os diferentes aspectos, da orientação profissional, principalmente dos estudos referentes à informação profissional e seu desenvolvimento atual. Avaliação da situação dos processos de seleção e orientação profissional e das perspectivas de estudos e pesquisas visando ao desenvolvimento futuro de técnicas correlacionadas a essas atividades. O trabalho será desenvolvido em critério vivencial. Experenciando que se aprende.
Conteúdo programático:
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO A GESTALT
1.1 Explanações orais sobre o curso
1.2 Apresentações: Professora e Grupo
1.3 Leitura e discussão do Texto: Muitas Luas
UNIDADE 2
2.1 Continuações da apresentação dos trabalhos
2.2 Considerações finais sobre a técnica (identidade profissional)
2.3 Explanações, Leitura e discussão do texto sobre:
- Histórico da Orientação Profissional
- Principais Linhas Teóricas
- A Abordagem Gestaltica como modelo teórico para a problemática da escolha profissional
2.4 Apresentações da referencia bibliográfica e textos complementares
2.5 Dinâmicas vivenciais
UNIDADE 3
3.1 Continuações da apresentação dos trabalhos
3.2 Considerações finais sobre a técnica (identidade profissional)
3.3 Explanações orais sobre
-Histórico da Orientação Profissional
-Principais linhas teóricas
-A Abordagem Gestáltica como modelo teórico para a problemática da escolha profissional
UNIDADE 4
4.1 Enquadre do processo
4.2 Etapas da Orientação Profissional
4.3 Modelos de entrevistas
4.4 Introduções às técnicas
4.5 Aplicações da técnica: auto conceitos vocacionais
UNIDADE 5
5.1 Enquadre do processo
5.2 Etapas da Orientação profissional
5.3 Modelos de entrevistas
5.4 Introduções às técnicas
5.5 Técnicas de apresentação
5.6 Leituras dos artigos apresentado em sala
UNIDADE 6
6.1 Técnicas de Relacionamento Grupal
6.2 Aplicações das Técnicas:
-Exercício: Situações de Grupo: “Quem sou eu?”
-Técnica dos bombons
6.3 Técnicas de Autoconhecimento
6.4 Aplicações das técnicas:
- Exercício das frases incompletas
- Janela de Johari
6.5 Dever de casa
- ARGEVOC
- Continuação da Janela de Johari
UNIDADE 7
7.1 Aplicações do “ARGEVOC”
7.2 Análises da continuação da Janela de Johari
7.3 Aplicações da técnica Auto Avaliação de habilidades
7.4 Apostilas: Leitura e explicação da técnica complementar a Auto Avaliação de Habilidades (Ferramentas e quadro)
7.5 Aplicações do TDC (Técnica de Tomada de Decisão de Carreira
UNIDADE 8
8.1 Aplicações das vivencias
UNIDADE 9
9.1 Net Working // 1,2 e 3 passos do Plano de Carreira
Ancoras de Carreiras
UNIDADE 10
10.1 Auto-avaliação de habilidades + comentários das técnicas
10.2 Analise do Networking
10.2 Aplicações da técnica Humores no Vestibulando
UNIDADE 11
11.1 Términos da leitura da apostila
11.2 Aplicações da Técnica
11.3 Aplicações do questionário de avaliação
Referência bibliográfica: (Colocar a bibliografia de forma completa com base nas normas da ABNT – Ver exemplo abaixo) Colocar a bibliografia em ordem.
Afonso, L.(2000). Oficinas em dinâmicas de grupo: Um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social.
Ferreti, C.J.(1988). Trajetória ocupacional de trabalhadores de classes subalternas. Cadernos de Pesquisa 66,25-40.
Aguiar, F.Muller, H. Filho, J.M.: Fontes, L.: Vaz, S (1978). Orientação clínico-vocacional. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 30, 157-161.
Lourenço Filho, M.B. (1963). Problemas de Orientação Profissional. Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, 15, 9-23.
Melo-Silva, L. L. & Jacquemin, A. (2000). Contribuição para interpretação do BBT de Martin Achtnich: A história das cinco fotos preferidas. Psic, 1(3), 72-79.
Moura, C. B. & Silveira, J. M. (2002). Orientação profissional sob o enfoque da análise do comportamento: Avaliação de uma experiência. Estudos de Psicologia, 19(1), 5-14.
Neiva, K. M. C. (2000). EMEP: Escala de Maturidade para Escolha Profissional. Psic, 1(3), 28-33.
Noronha, A. P. P. & Ambiel, R. A. M. (2006). Orientação profissional e vocacional: Análise da produção científica. Psico-USF, 11(1), 75-84.
Okino, E. T. K., Noce, M. A., Assoni, R. F., Corlatti, C. T. & Jacquemin, A. (2003). A adaptação do BBT - Teste de Fotos e Profissões
Apostila. IGT CRPJ 05/0347 – Responsável técnico Marcelo Pinheiro da Silva CRP 05/16.499 e Magda Baetta 05/18787. Conteudo adaptado pela psicóloga Magda Baetta. Retirado da apostila do curso de orientação vocacional – ocupacional coordenada pela psicóloga Ingrid Robson Canedo - CRP 05/10904 – Artigos publicados na Revista ABOP V.1 N1 1977 e de slides confeccionados pela psicóloga Teresinha Mello da Silveira.
www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp
www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm
http://www.vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/
http://www.mundovestibular.com.br/categories/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Vocacional/
Comentários
Postar um comentário
Olá, querido(a) leitor(a),
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão por sua visita ao nosso blog. É um prazer tê-lo(a) aqui e esperamos que tenha encontrado conteúdo valioso e inspirador.
Seu apoio é essencial para nós! Cada compartilhamento e curtida ajuda a espalhar conhecimento e inspiração para mais pessoas. Acreditamos no poder da informação e da comunidade, e é graças a você que podemos continuar a crescer e melhorar.
Continue nos acompanhando para mais artigos, dicas e novidades. Sinta-se à vontade para deixar seus comentários e sugestões; adoramos ouvir sua opinião.
Muito obrigado por estar conosco!
Com carinho,
Kátia Barbosa Rumbelsperger, Psicoeducadora
Contato: (21)96885-8565
Minha trajetória profissional é marcada por uma profunda dedicação à educação, psicoterapia e ao desenvolvimento humano. Sou mãe, casada e avó.
Sou formada em Pedagogia, com especialização nas séries iniciais e fundamentais, além de possuir um vasto conhecimento em administração. Minha paixão pela educação e pelo apoio ao desenvolvimento integral das pessoas me levou a diversas formações e atuações no campo da psicologia, psicanálise e terapias holísticas.
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras. O IKR é uma referência em desenvolvimento humano e oferece uma variedade de programas e treinamentos focados em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
CNPJ: 14.032.217/0001-98
Minhas Formações
Pedagogia: Séries Iniciais, Fundamentos e Administração
Psicopedagogia: Clínica e Institucional
Psicanálise: Clínica
Constelação Sistêmica: Familiar e Organizacional
Psicoterapia: Holística e Sistêmica
Coaching: Treinador de Equipe
Terapia Familiar: Sistêmica e Holística
Bacharel em Educação Cristã
Analista Transacional
Especialista no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Formadora de Formadores no EJA
Orientadora Vocacional: Foco na Gestalt Terapia
Especialista em Dependência Química
Mentoria, Consultoria e Mediação de Conflitos
Especialista em Traumas Intrauterinos, Ansiedade, Medo, Angústias, Depressão e Mágoas
Cursos e Treinamentos que Ensino
Pedagogia Empresarial
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicanálise e Terapias Holísticas
Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional
Terapia Familiar Sistêmica e Holística
Coaching e Desenvolvimento de Equipes
Orientação Vocacional e Educação para Jovens e Adultos
Intervenções em Dependência Química e Co-dependência
Gestão de Ansiedade, Medos e Traumas Intrauterinos
Formação de Formadores no EJA
Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR)
No Instituto Katia Rumbelsperger 360 Graus (IKR), utilizamos o Método DNA (Desenvolvimento Natural do Autoconhecimento), que tem como objetivo promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento através de abordagens integradas e inovadoras.